segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MAIS DE 185 MIL CATÓLICOS ESTIVERAM NA PROCISSÃO DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A imagem de Nossa Senhora da Conceição iniciou sua peregrinação neste Círio de número 93, após a missa dos cordeiros realizada na Praça São Sebastião. A padroeira dos santarenos percorreu aproximadamente 7 km até a igreja da Matriz.

Durante a procissão a imagem da santa recebeu diversas homenagens. Por cada lugar que passava Nossa Senhora era saudada. Entre as homenagens de mais destaque está a realizada pelo sindicato dos estivadores, que proporcionou aos fiéis a tradicional queima de fogos.

Milhares de pessoas compareceram ao Círio com o objetivo de pedir bênçãos e fazer agradecimentos. Muitos fiéis caminhavam com objetos sob a cabeça, como: tijolos, maquetes de casa, livros, que simbolizavam agradecimentos pelas graças recebidas. Outra forma de pagar promessas foi a caracterização das crianças como anja.

Segundo o corpo de bombeiros, a procissão contou com a participação de mais de 185 mil caminhantes. Em média foram registradas 30 ocorrências. O tenente Contes explica que a movimentação foi tranquila. "Trinta ocorrências em relação a cento e oitenta e cinco mil pessoas, nem aparece nas estatísticas. Foram só desmaios, pequenos sustos, coisas corriqueiras".


O bispo da Diocese de Santarém avaliou o círio 2011 de maneira positiva. "Desde o começo sentindo esta vivência esta manifestação de fé do povo, já se pode dizer que o Ciro ele tem uma função em si mesmo que é a função de nos fazer experimentar que a fé é algo contagiante, são milhares e milhares de pessoas caminhando com essa presença do Deus vivo no coração".


No momento em que a imagem chegou a Matriz os cordeiros em sinal de fé, levantaram a corda gritando 'Viva a Nossa Senhora'. Em seguida, a corda foi cortada e dividida entre os caminhantes.
 
O encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição será no dia 8 de dezembro, com a Missa da Festa 2011. A caminhada de Fé com Maria que percorre 37 km de Mojuí dos Campos à Santarém está marcada para o dia 3 de dezembro.

Notapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário