sábado, 28 de abril de 2012

SERVIÇO DE COLETA DE LIXO EM SANTARÉM RECEBE INVESTIMENTO

Nesta semana, a empresa Clean – Gestão Ambiental, contratada pela Prefeitura de Santarém para executar serviços de limpeza pública no município, apresentou à Prefeita Maria do Carmo e ao Secretário de Infraestrutura, Inácio Corra, os novos carros utilizados na operação. São quatro novos caminhões que dão mais qualidade e eficiência ao serviço de coleta de lixo. A empresa também conta com novo trator de esteira e retroescavadeira que auxiliam a operação do aterro de Perema.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, ressalta a importância dos novos equipamentos. “A empresa foi contratada para que a coleta de lixo em Santarém seja eficiente e com novos caminhões e equipamentos há menos riscos de haver falhas”, declarou o Secretário.

A coleta regular de lixo doméstico em Santarém é executada por seis caminhões que atuam dia e noite. As rotas atendem 100% da zona urbana, algumas diariamente e as demais em dias alternados. Determinadas comunidades fora da zona urbana também são contempladas, como Alter do Chão e comunidades do eixo forte, às margens da Rodovia Everaldo Martins (Cucurunã, São Brás, São Pedro, Caranazal, Vila Nova, Ponta de Pedras e outras); Mojuí dos Campos e demais comunidades ao longo da BR 163 (Cipoal, São José, Tabocal, Boa Fé e outras) e comunidades às margens da Rodovia Santarém Curuá-Una (Tipizal, Jacamim, Mararu, Perema e outras).

A partir do dia 1º de Maio, a empresa Clean dará início a uma nova rota que irá beneficiar os moradores de Boa Esperança, região de planalto. A mesma rota irá também atender os comunitários de Curupira e Secretaria.

A empresa também é responsável pela coleta de lixo hospitalar e por fazer varrição de rua, executada por duas equipes diárias. Neste tipo de ação também é incluída capina das laterais e pintura de meio-fio. Há ainda grupos menores de agentes de limpezas que atuam regularmente no centro da cidade, próximo a mercados e feiras e também nas principais avenidas.

De acordo com o Núcleo de Engenharia Ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), em 2011 foram coletados e descarregados pela empresa contratada 41.260,80 toneladas de lixo domiciliar e 377,23 toneladas de resíduos de serviço de saúde, no Aterro Municipal de Perema.

De 2005 a 2011, o total recolhido foi de 286.226,34 toneladas de resíduo domiciliar e 2.348,85 toneladas de resíduo de serviço de saúde. No ano passado também foram descarregados no Aterro Municipal, por empresas particulares, 801 carradas de resíduos sólidos. Relacionado ao serviço de limpeza, em 2011 foram varridos 15.369 quilômetros de rua.

Mesmo com os avanços ainda são perceptíveis problemas decorrentes, principalmente, da falta de atenção de algumas pessoas. “Muita gente coloca o lixo doméstico em horários inadequados. O resultado é que animais como cachorros e urubus espalham o resíduo pela via, antes da coleta”, esclareceu Inácio Corrêa.

O lixo em via pública prejudica, principalmente, o sistema de drenagem e é um dos principais motivos de entupimentos de bueiros e consequente alagamento de diversas áreas. A SEMINF orienta a população a observar os horários e dias de coleta. É importante também não depositar entulhos em caçadas e vias públicas.

Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário