terça-feira, 29 de maio de 2012

PROFESSOR DENUNCIA SECRETARIA DE TURISMO EM SANTARÉM

A Secretaria de Turismo de Santarém tem como missão “Promover a atividade turística e integração regional, viabilizando o desenvolvimento sustentável com inclusão social”, segundo consta no site da Prefeitura. 

Porém, não conseguimos observar sequer uma atividade turística na cidade. 

No mesmo site, são mostrados alguns projetos capengas e sem relevância, como o de recepção dos navios estrangeiros que chegam aqui de outubro a março. Seria interessante que houvesse algo realmente informativo, com instruções e guias turísticos para apresentar a cidade. Porém, em uma foto já ultrapassada, o que podemos ver é apenas um grupo dançando carimbó ou outra dança regional. Só. 

Outro projeto é o de Sinalização e Orientação Turística, que deveria ter sido colocado em prática há muito tempo. Mais absurdo ainda são as fotos do site, que mostram, como exemplo do projeto, placas de ruas que não têm nada de informação turística. São as placas azuis que contém apenas o nome da rua, bairro e CEP. E para piorar, nem mesmo essas placas estão presentes em todas as ruas. Mesmo que o turista entenda alguma coisa do nosso idioma, vai continuar perdido. 

Esta semana, li em uma página da SEMTUR no Facebook sobre o lançamento de um CD com músicas regionais. Questionei se não seria melhor usar o dinheiro gasto nisso para melhorar a aparência da cidade e causar melhor impressão aos turistas. Assim como tratei da cobrança na coleta de lixo, que está afastando visitantes. 

Recebi a resposta grossa: “coleta de lixo não é meu problema!”. Além de uma série de informações que não são compatíveis com a realidade. 

Gostaria de deixar uma informação ao secretário de turismo: Santarém é uma cidade turística! Era nesta área onde deveriam ser feitos os maiores investimentos, ou ao menos com maiores objetivos para atrair turistas. Nossa cidade está destruída. Não adianta apenas ser dono do Caribe Brasileiro ou de todas as belezas naturais que existem aqui. Como secretaria, este órgão deveria trabalhar e cobrar da prefeitura estes investimentos. 

A cidade não cresce economicamente por falta de turismo. Se o secretário que aí está não tem condições intelectuais ou vontade de fazer, não aceita o trabalho. 

Já cansei de ouvir turistas reclamando da imundice que é a frente da cidade. E eles têm razão! Estamos vivendo em uma cidade que não recebe o cuidado devido. E isso incomoda muito quem vive aqui. 

É de grande importância que a SEMTUR nos justifique tudo o que está acontecendo. Ou não está.

Elielson Rezende, professor em Santarém

3 comentários:

  1. Isto não é uma denuncia, e um desabafo de alguem que com certeza não teve seus pedidos atendidos. Isto está bem claro com um comportamento como este. Professor aonde há problemas há oportunidades, quem sabe o senhor não encontra uma.

    ResponderExcluir
  2. Caro Profº. A cidade de cidade de Santarém, tem crescido SIM, não só no turismo,mas sobretudo economicamente. Ou o senhor não mora aqui? Ou está precisando de óculos?. Tenha cuidado com suas palavras injuriosas, pois quem está demonstrando não ter condições intelectuais parece-me ser o senhor. Tem vontade de fazer alguma coisa pela cidade, agrega então. Sabemos bem, que sua atitude trata-se de politicagem. O senhor não conhece o trabalho que está sendo feito, o milagre com o pouco orçamento que a SEMTUR tem. Desafiamos o senhor a comparecer a secretária e conhecer pessoalmente das ações realizadas por está. Ou o senhor acha que toda essa exposição na mídia nacional não foi articulada pela secretária de turismo. Isso SIM trouxe e trás turista a Santarém. O que era Santarém há 8 anos atrás e o que é hoje. Com um pouco de raciocínio tem-se essa conclusão.

    ResponderExcluir
  3. Já encontrei... depois de muita luta. Mas ainda incomoda lembrar o que passei para chegar onde estou agora. Se fosse como a Sra. Ardilene diz, tudo seria mais fácil, não só para mim, mas para toda a cidade de Santarém.

    ResponderExcluir