terça-feira, 29 de maio de 2012

VICE-GOVERNADOR PARTICIPA DO I SIMPÓSIO DE SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS

Na manhã desta segunda-feira (28), o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, participou no município de Oriximiná, no oeste paraense, da abertura do I Simpósio de Segurança nas Fronteiras, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Simultaneamente ao simpósio, estão sendo realizados o IV Encontro Técnico dos Interlocutores da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras e o III Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Comunicação Integrada e Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras.

Os eventos são uma realização da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O objetivo principal é promover discussões sobre segurança pública na faixa de fronteira, com a participação de representantes da comunidade local, autoridades estaduais, municipais e federais e dos interlocutores do Programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), nos Estados fronteiriços.

Luiz Fernandes Rocha, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, abordou as ações que o governo vem desenvolvendo na área. “Segurança pública sempre foi prioridade para o governador Simão Jatene. Tanto que os nossos índices de criminalidade estão reduzindo cada vez mais”, afirmou.

De acordo com Helenilson Pontes, o Governo do Pará está investindo cada vez mais na infraestrutura da segurança pública. “Na Agenda mínima do governo temos ações efetivas na área de segurança pública. Nos próximos dias, buscaremos mais recursos, via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para investir em mais unidades de atendimento, equipamentos, entre outras melhorias”, disse ele.

Realidade - Sobre o evento, o vice-governador enfatizou que “trazer um evento como este para a região é mostrar a realidade, para todos os representantes do governo federal, que estão inclusos neste assunto. Felizmente, é uma realidade que está sendo transformada através de ações do Estado, mas que pode ser acelerada com o apoio do governo federal”, concluiu.

A cerimônia contou com a presença da assessora do ministro da Justiça, Fernanda Amorim; do gerente do Programa Enafron, Alex Neves; do general de Exército, Carlos Peixoto; do delegado geral de Polícia Civil, Nilton Atayde; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Hilberto Sousa; do prefeito de Oriximiná, Luiz Gonzaga Viana, e do presidente da Câmara de Vereadores do município, Neto Andrade.

Em breve pronunciamento, a assessora Fernanda Amorim reforçou a importância da realização do evento. “O Enafron provoca o fortalecimento dos municípios. O Ministério da Justiça visa, através de eventos como este, integrar a comunicação dos municípios e Estados com o governo federal”, afirmou.

A programação foi encerrada com visitas técnicas às unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil. Nesta terça-feira (29) e na quarta (30), a programação do evento será destinada exclusivamente ao II Encontro do GT de Comunicação Integrada e Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira.

Assessoria de Comunicação
Vice-Governadoria do Estado do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário