quinta-feira, 28 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

SANTARENOS LANÇAM LIVROS E VÍDEO

Obras literárias dos escritores santarenos Milton Corrêa, Éden Cohen e Antônio Oliveira foram lançadas como apoio do governo municipal na noite de ontem (26) durante um evento promovido pela Secretaria de Cultura (SMC). Na oportunidade, um vídeo sobre “O Melhor de Santarém”, de Emanuel Júlio Leite, também foi apresentado ao público - formado por universitários, jornalistas, empresários, demais representantes da sociedade civil e poder público municipal - que foi prestigiar os lançamentos.

O livro “Momentos Históricos da Vila de Boim e seu Distrito /1960-2011”, de Éden Cohen, é uma obra que reúne pesquisas e vivências de diversos costumes da vida interiorana e que servirá para pesquisas de estudantes e comunidade em geral sobre dados importantes da nossa cultura.

“Um Jornalista no Contexto do Texto”, de autoria de Milton Corrêa, é um livro que faz um apanhado dos 32 anos de carreira do jornalista. É uma coletânea de fatos e momentos marcantes na vida de um profissional que com amor e dedicação contribuiu para a historia da noticia.

Através da obra “Conhecer a Vida é Viver a Vida”, o escritor Antônio Oliveira tenta passar a ideia de que é preciso saber valorizar a própria vida e a vida de seus semelhantes. Relata todo o processo e grandes personalidades que contribuíram na luta pela Resex e traz um rico vocabulário local e alguns anexos que contextualizam a história ao longo desses anos de Tapajós Arapiuns.

Já no vídeo “O Melhor de Santarém”, Emanuel Júlio Leite mostra ao telespectador um guia sobre o que existe de melhor em Santarém. “O vídeo não esgota o assunto, mas dá dicas importantes. Santarém é muito mais do que Alter do Chão e a orla, que mostra a beleza do encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós. O atrativo por aqui pode estar na culinária, numa praia deserta, numa comunidade tradicional de beira de rio, num passeio de barco, num contato com pessoas em seu cotidiano”, resumiu Emanuel.

Ao final dos pronunciamentos das autoridades, entre eles o da Prefeita de Santarém Maria do Carmo e o da Secretária de Cultura, Bianca Gomes, os autores atenderam ao público autografando suas respectivas obras.

O evento fez parte das comemorações pelos 351 anos da cidade.

MAESTRO ISOCA SERÁ HOMENAGEADO NA CASA DE CULTURA

A partir das 20 horas desta quarta-feira, 27 de junho, a Casa de Cultura, que passou por reformas, será reaberta ao público. Para marcar a entrega do novo espaço, a Assessoria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Santarém fará a apresentação do show denomina Encontro das Artes, que há quatro anos é realizado durante a programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade.

O show de hoje explorará por meio de música, dança, poesia e teatro, o tema: “Maestro Isoca: Uma Melodia Tapajônica”, em homenagem ao maestro Wison Fonseca (in memoriam), um dos filhos mais ilustres de nossa terra. O espetáculo também contará com apresentações musicais de Agostinho Fonseca Neto, Paulo Marcelo Pedroso, Diana Fonseca, Kennedy Gama, Lilian Ticía Sousa, Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca e Filarmônica Municipal Professor José Agostinho.

O IV Encontro das Artes visa valorizar, em forma de espetáculo, a expressão artística e histórica de Santarém, ampliando as possibilidades e diversificação dos conteúdos de lazer.

OBRA DE RECAPEAMENTO AVANÇA COM SINALIZAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Desde o início desta semana, os trabalhos de recapeamento da Avenida Mendonça Furtado se concentram na recuperação das calçadas. O passeio público é padronizado para garantir acessibilidade sobretudo a cadeirantes. A via terá ainda sinalização tátil. O projeto segue as Normas Brasileiras de Acessibilidade e possibilitará autonomia e segurança a deficientes visuais. A sinalização tátil é constituída de piso com textura destacada. Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

A função do piso tátil direcional é orientar o trajeto. Em locais onde não há ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia. Já o piso tátil de alerta é conhecido popularmente como “piso de bolinha”. Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; próximo a postes; orelhões; rampas de acesso à calçada e qualquer outro objeto que ofereça risco. Em caso de obstáculo o piso de alerta possibilita que a pessoa faça o desvio necessário e siga o caminho em segurança.

As pistas da Mendonça Furtado já foram recapeadas até o cruzamento com a Barjonas de Miranda e a regularização asfáltica (primeira camada de asfalto colocada para nivelamento) já foi executada até o cruzamento com a Travessa Professor José Agostinho. Além do novo asfalto e calçadas a Mendonça Furtado terá ainda o meio-fio recuperado.

A Nova Mendonça Furtado é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através de um convênio com o Ministério das Cidades. No total, serão recapeados 4.100 metros de via entre a Rua Almirante Barroso, bairro Liberdade e a Avenida Dom Frederico Costa. Mas os trabalhos iniciaram no cruzamento com a Avenida Cuiabá, por este ser o trecho de maior movimento e que estava mais danificado.

MORADORES DO URUARÁ RECEBEM ATENDIMENTOS EM SAÚDE

Na próxima sexta-feira (30), a Prefeitura de Santarém realizará no bairro Uruará, na área conhecida como Porto dos Milagres, mais um Projeto Gente que Cuida de Gente, ação coordenada pela Divisão de Unidades de Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O objetivo é facilitar aos moradores da área e adjacências, a atendimentos em serviços disponibilizados pelo SUS no município de Santarém.

Os atendimentos serão realizados na Unidade de Saúde da Família Fluvial / ABARÉ I. Serão disponibilizados serviços de consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, emissão de Cartão SUS, teste rápido para HIV/AIDS, vacinação, PCCU, aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia e Farmácia Básica.

A atividade contará com a participação de 45 profissionais de saúde e servidores da SEMSA.

SEMINF TRABALHA NA RECUPERAÇÃO DE VIAS

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com os trabalhos de recuperação da trafegabilidade em diversos bairros de Santarém. Através de terraplenagem, melhorias são realizadas na Rua Vitória Régia, bairro do Santarenzinho. Outros maquinários executam trabalhos na Rua Irurá, bairro Aparecida.

A equipe de asfalto também segue atuando nas vias da cidade. Na terça-feira (26/06) foi realizada operação tapa-buracos na Travessa Antonio Justa e nos trechos da Avenida Tapajós prejudicados com a enchente do rio.

A Avenida Tapajós também passa por regularização asfáltica. Inicialmente os serviços beneficiam o trecho entre a Avenida Cuiabá e a Travessa 2 de junho, próximo a Capitania dos Portos, porém, a ideia do governo municipal é que na medida do possível, o serviço se estenda por toda a via. Com a regularização asfáltica os buracos não são tapados de maneira isolada e é utilizada uma camada de asfalto em toda a extensão da rua.

COMISSÃO PRÓ-SELO UNICEF REALIZA FÓRUM COMUNITÁRIO

Será no dia 6 de julho a realização, em Santarém, do II Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef Município Aprovado. O encontro vai reunir representantes de diversos segmentos da sociedade civil nas dependências do hotel Amazônia Boulevard, das 8h às 14h. O Fórum faz parte das ações de implementação do Selo UNICEF Município Aprovado, um reconhecimento internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.

O Primeiro Fórum aconteceu em Santarém em 2010. Foi uma etapa fundamental do Eixo de Participação Social. O 2º Fórum será o momento para representantes de diferentes segmentos da comunidade se reunirem para analisarem as melhorias alcançadas pelo município em relação ao diagnóstico inicial.

A coordenação do processo é de responsabilidade da Comissão Pró-Selo Unicef, formada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA), de Assistência Social (SEMTRAS) e de Educação (SEMED).

EQUIPE DE TRABALHO DA COLÔNIA DE FÉRIAS É CAPACITADA

Inicia amanhã, 28/06, na UEPA, a formação da equipe de trabalho da VII Colônia de Férias, que será promovida pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A formação começa às 7h30, com o credenciamento dos participantes. Às 9h será a abertura oficial, e logo após a palestra “Colônia de Férias como Projeto Social”, com Pedro Peloso. Na programação da tarde, serão realizadas oficinas de jogos e brincadeiras, dança, música, artesanato, lutas e teatro. A formação continua no dia 29 de junho, na UEPA, e encerra no sábado (30/06), com a organização dos pólos.

Mais de 300 profissionais e voluntários participarão da formação que visa preparar as equipes em relação às funções que serão desempenhadas na Colônia de Féria da Prefeitura de Santarém.

Este ano, a Colônia de Férias será realizada no período de 02 a 13 de julho com o tema “Santarém, eu amo, cuido e preservo”. As atividades acontecerão nas dependências das escolas municipais Brigadeiro Eduardo Gomes, Maria de Lourdes, São Francisco de Assis, Maria Amália, e Irmã Leodgard, além do pólo de visitação, na UEPA.

INFORMES:

SEMANA DA PÁTRIA - Hoje, 27/06, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) realizou a primeira reunião para discutir sobre os preparativos da Semana da Pátria 2012. Estiveram presentes ao encontro, representantes do 3º BPM, da Secretaria Municipal de Trânsito, da 5ª URE, do Instituto Maestro Wilson Fonseca, da Capitania Fluvial e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A próxima reunião será no dia 03 de agosto com os gestores da rede municipal e da rede estadual para definir a ordem dos desfiles.

CASAMENTO COMUNITÁRIO - Na 11ª edição do Casamento Comunitário realizado Na noite de segunda-feira (25/06) pela Prefeitura de Santarém em parceira com o Poder Judiciário e Cartório do 3º Ofício desta Comarca, 107 casais foram beneficiados. Os nubentes não pagaram nada e tiveram direito a marcha nupcial, pajens e damas de honra, bolo, brinde com champagne, valsa nupcial, fotografia oficial e certidão de casamento. Desde sua implantação em 2005, o Casamento Comunitário Cidade da Gente já promoveu a regularização da união de 807 casais.

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário