sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

PREFEITURA ENTREGA TÍTULOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O Projeto de Regularização Fundiária da Prefeitura, denominado “Morar Bem em Santarém”, já beneficiou diretamente moradores dos bairros São Francisco, Nova República, Floresta, Santo André, Vitória Régia, Interventoria, Diamantino, Jutaí, Urumari e São José Operário. O objetivo da ação é possibilitar à população de baixa renda, a regularização dos assentamentos espontâneos na cidade sem nenhum custo.

Na manhã desta quinta-feira (28) no Palácio Jarbas Passarinho, a Prefeita Maria do Carmo e o Secretário Municipal de Habitação, Humberto Frazão, entregaram tílulos de terra, já com o registro de imóveis, a famílias dos bairros São Francisco, Vitória Régia e Interventoria.

Uma das contempladas foi a Senhora Maria da Conceição dos Santos. “Sou moradora da Interventoria há mais de 30 anos e não acreditava que fosse participar de um momento como este. Agora posso dizer que minha casa me pertence. O documento está no meu nome”, afirmou.

Para o Senhor Edilson Lima Silva, do bairro Vitória Régia, o governo cumpriu seu papel social. “Eu jamais teria condições financeiras de legalizar o documento da casa que moro há mais de 20 anos. Estou muito feliz e agradecido ao governo da Prefeita Maria do Carmo”, enfatizou.

Desde sua implantação em 2005, o projeto “Morar Bem em Santarém” já entregou 2.347 títulos de regularização fundiária.

GOVERNO DESCENTRALIZA ATENDIMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

Nesta sexta-feira, 29 de junho, coordenadores do Programa Bolsa Família (PBF), de Santarém prestarão atendimento específico aos ribeirinhos em um novo espaço, localizado no Mercadão 2000 (anexo ao Restaurante Popular).

A medida visa facilitar às famílias ribeirinhas o acesso ao Programa, levando em consideração as dificuldades que as mesmas enfrentam a começar pela distância. “Elas passam horas viajando de barco para chegar à cidade e levam mais tempo ainda para se deslocarem à SEMTRAS. Às vezes, não são atendidas no mesmo dia por vários fatores, entre eles, por não pegarem senha ou pelo sistema de internet estar lento ou sem conexão alguma. Descentralizando o local de atendimento aos ribeirinhos, nosso trabalho será muito mais rápido e prático”, explicou Ivana Viana Soares, responsável pelo Setor de Cadastramento Único do Programa Bolsa Família.

A nova Unidade do PBF instalada no Mercadão 2000 será permanente e funcionará a partir de amanhã no horário de 8h às 14h. “Teremos três terminais de atendimento exclusivo aos ribeirinhos de segunda à sexta-feira”, complementou Edimilson Santos, Secretário Interino da SEMTRAS.

O Bolsa Família, executado no município pela Prefeitura, é um Programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza.

Contato para entrevista: Edimilson Santos Filho (Secretário Interino da SEMTRAS) - 9122-7007.

RECUPERAÇÃO DA AVENIDA TAPAJÓS ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com a execução de regularização asfáltica na Avenida Tapajós. O serviço é uma manutenção mais elaborada, semelhante a um recapeamento, onde a via recebe uma camada de asfalto em toda sua extensão. O trabalho visa melhorar a trafegabilidade da avenida.

Inicialmente os serviços beneficiam o trecho entre a Avenida Cuiabá até a Travessa Professor Carvalho, próximo ao Mercadão 2000, porém, a ideia do governo municipal é que na medida do possível, o serviço se estenda por toda a via. Além da manutenção, a Avenida Tapajós recebe limpeza.

A SEMINF também intensifica os trabalhos de manutenção através de terraplenagem. Nesta quinta-feira uma equipe atua na Rua Alvorada, bairro São José Operário. Também continua o serviço de melhoria na Rua Irurá, bairro Aparecida. Já a limpeza executada pela Clean, empresa prestadora de serviços para a Prefeitura de Santarém, beneficia a Travessa Moraes Sarmento.

ESTUDANTES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE COMBATE ÀS DROGAS

Para lembrar o Dia Mundial de Combate às Drogas (26 de junho), o Programa Saúde na Escola (PSE), criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, e coordenado no município de Santarém pelas Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA) e de Educação e Desporto (SEMED), com participação da SESPA e SEDUC, desenvolve, desde o início de junho, em escolas das redes municipal e estadual, ações voltadas à conscientização e bem estar dos alunos. O tema trabalhado na Campanha é “Tabaco, álcool, craque e outras drogas no cotidiano da escola”.

Esta semana, alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, na Avenida Sérgio Henn, bairro Diamantino, participam de uma série de atividades, entre elas, palestras sobre tabaco, álcool e outras drogas, educação em Saúde, vacinação, Implantação da Caderneta do Adolescente, verificação de Pressão Arterial, avaliação antropométrica (peso e medida) e índice massa corporal (IMC). Mais de 200 profissionais capacitados pelo município estão envolvidos nas ações.

Atualmente, 31 escolas participam do Programa Saúde na Escola em Santarém, sendo 21 municipais e 10 estaduais.

As intervenções se estendem às demais escolas públicas participantes do PSE. Na Escola Municipal Professora Raimunda de Lira Maia, no bairro Elcione Barbalho, grande área do Maracanã, foram realizadas palestras sobre os danos provocados pelo abuso das drogas, com parceria dos acadêmicos do curso de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), professores e servidores municipais da Estratégia de Saúde da Família - ESF Maracanã. Na comunidade de Alter do Chão, alunos da Escola Municipal Antonio de Sousa Pedroso receberam nesta quinta-feira, 28, avaliação de saúde bucal por odontólogos e técnicos em saúde bucal. Os mesmos procedimentos também foram realizados nas demais escolas e os alunos que apresentarem algum problema de saúde na boca, visual ou auditiva serão avaliados por profissionais da área, no mês de agosto.

INFORME:

ENCONTRO DAS ARTES - Apresentado ontem à noite na Casa da Cultura, o espetáculo Encontro das Artes, idealizado pela Prefeitura através Assessoria de Esporte e Lazer emocionou o público presente ao mostrar por meio de música, dança, poesia e teatro, a história musical de um dos mais ilustres filhos de nossa terra: o maestro Wilson Fonseca (Maestro Isoca), que dedicou parte de suas obras à Pérola do Tapajós. A Prefeita Maria do Carmo prestigiou o espetáculo cujo tema foi: “Maestro Isoca: Uma Melodia Tapajônica”.

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário