quarta-feira, 25 de julho de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

CAMPANHA VAI INCENTIVAR ALEITAMENTO MATERNO EM SANTARÉM

Com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2012 também será marcada em Santarém por uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) através do Centro de Referência de Saúde da Criança/ Banco de Leite Humano do Hospital Municipal.

A Semana compreenderá ao período de 6 a 10 de agosto. Diversas atividades prometem mobilizar a população para a importância da amamentação, entre elas, a arrecadação de vidros para armazenagem de leite, cadastramento de doadoras de leite e também capacitação dos profissionais para implementação da Rede Amamenta e Alimenta Brasil nas Unidades. Durante cinco dias, haverá mobilização em todos os Centros de Saúde com atividades educativas e recreativas voltadas aos usuários.

As ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Santarém serão desenvolvidas pela SEMSA, através do Centro da Criança, sob coordenação da enfermeira Carmélia Almeida e a médica do Centro, Dra. Fátima Azevedo; Divisão de Unidades de Atendimento (DUA), pela enfermeira Alba Leal; Divisão Técnica, com enfermeira Heloisa Helena e PACS e ESF, pela enfermeira Graça Almeida. 

PROGRAMAÇÃO:

06 de agosto (segunda-feira)

08:30 - Abertura no Centro de Referência de Saúde da Criança/ Banco de leite

- Apresentações de peça teatral, paródias com os Agentes Comunitários de Saúde, depoimentos de mães doadoras e arrecadação de vidros para armazenar leite;

07 de agosto (terça-feira)

08:30 – Atividades nos Centros de Saúde do Diamantino e Mararu;

08 de agosto (quarta-feira)

As 08:30 – Atividades na Maternidade do Hospital Municipal de Santarém, visita na maternidade;

09 de agosto (quinta-feira)

08:00 – Capacitação dos profissionais da Atenção Básica para Implementação da Rede Amamenta Brasil, no auditório da SEMSA;

10 de agosto (sexta-feira)

17:00 – Encerramento na Praça do Parque da Cidade

Em 2012, a SMAM completa 20 anos de atividade e o tema escolhido foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e UNICEF, com o objetivo de aprimorar as práticas alimentares, melhorando o impacto na sobrevivência, no crescimento e desenvolvimento das crianças como um todo.

Celebrada em 170 países, inclusive no Brasil, a SMAM tem o intuito de aumentar os índices de aleitamento materno. A OMS recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. A partir daí, as crianças devem receber alimentação complementar, como sopas e papas. Mas a amamentação deve ser mantida ate os dois anos de idade. Bem distante das recomendações da OMS, a realidade, segundo dados da própria organização, aponta que em todo o mundo, menos de 40% das crianças menores de seis meses são alimentadas exclusivamente com leite materno. A ampliação desse número é importante, pois a amamentação é uma estratégia eficaz na redução da mortalidade infantil entre crianças menores de cinco anos, podendo reduzir substancialmente os óbitos nesta faixa etária.

Mais informações e entrevista: Enfermeira Carmélia Almeida (9197-6790).

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário