domingo, 28 de outubro de 2012

ANJOS DOS ANIMAIS DE SANTARÉM: COMBATENDO A VIOLÊNCIA PARA O BEM-ESTAR ANIMAL

Ver um cachorro ou gato na rua é comum, mas saber o que ele passou até chegar ali é praticamente impossível. Talvez possamos até imaginar, porém logo desviamos nossas atenções para coisas mais “importantes”. 

Estes animais abandonados, na maioria das vezes, foram recebidos com alegria quando filhotes, tratados com carinho e todos os cuidados necessários. Quando cresceram, protegeram as casas dos seus donos com coragem. 

Como qualquer criatura viva, ficaram velhos e não puderam mais ajudar na segurança da casa. Muitas vezes precisaram de um cuidado maior, atendimento veterinário e até mesmo um pouco de carinho. Mas sua aparência não é mais tão “agradável”. Como passaram a não ter utilidade na casa, foram jogados na rua para tentar a própria sorte. 

É esta a realidade de grande parte dos animais. Abandonados, sem comida, sem água ou cuidados com suas doenças e feridas, acabam morrendo sentindo dores que qualquer humano classificaria como “insuportável”. 

Não podemos limitar a questão de maus tratos apenas em cães e gatos. A cultura de utilizar animais de grande porte, como cavalos e bois, para puxar carroças insiste em nos mostrar cenas horríveis de violência contra estes animais. 

Chicoteados o tempo inteiro e carregando cargas extremamente pesadas, sempre nos horários em que o sol transforma o asfalto em uma grande frigideira quente, não recebem sequer água. A comida, em muitos casos, é o lixo que encontram pela rua. Isso tudo por ser o principal instrumento de trabalho do seu dono... 

Sim, é revoltante. Estamos em pleno Século 21 e esta prática covarde centenária ainda suja nossos olhos durante o dia. 

Mas estes não são os únicos problemas. Por falta de informação, muitas pessoas deixam de dar os cuidados necessários aos seus animais e acabam trazendo doenças gravíssimas para dentro de casa. O exemplo que podemos dar é sobre calazar, sem tratamento para cães e mortal aos homens. 

Em Santarém, aproximadamente 70% dos cachorros estão contaminados com esta doença, que é transportada da rua para as casas no momento em que a pessoa, passeando com sua família, pisa nas fezes contaminadas. 

O CCZ, Centro de Controle de Zoonoses, recebe diariamente cães e gatos abandonados, já doentes. Outros, sadios, são tratados e doados. Porém a situação é maior. 

Foi observando o problema que um grupo de pessoas preocupadas com a questão animal resolveu se reunir para acabar com todo este sofrimento. 

São os “Anjos dos Animais”, uma ONG voltada para o bem-estar animal, onde participam profissionais de diversas áreas, dedicando parte do seu dia para cuidar e dar carinho aos animais que sofrem maus tratos dos seus donos ou nas ruas. 

Com ações intensas nos dois últimos meses, o grupo conseguiu tirar das ruas de Santarém vários animais de todos os tamanhos, com cavalos, bois, cães e gatos de diversas raças. A ONG ainda recebe o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, assim como do Ministério Público, IBAMA, CCZ e da própria Associação dos Carroceiros de Santarém, que tenta de diversas formas adequar seus serviços e agora tem esta ajuda importante para conseguir.

Com a presença dos Anjos dos Animais em Santarém, a sociedade passou a dar mais atenção aos casos de maus tratos, fazendo denúncias que chegam a mais de 20 por dia. 

Como a estrutura da ONG ainda não permite que todos os chamados sejam atendidos, pois os recursos utilizados são oferecidos pelos próprios membros e poucos doadores, o grupo corre contra o tempo para que mais pessoas fiquem sensibilizadas com esta questão que já é mundialmente debatida, principalmente nos países mais desenvolvidos. 

Qualquer pessoa pode ajudar nesta luta contra a violência. Basta entrar em contado com a ONG pelo telefone (93) 9186-6606 para receber informações de como fazer parte deste grupo que salva vidas e presta um serviço muito valioso para a sociedade santarena.

Anjos dos animais de Santarém

Um comentário:

  1. Por favor JK, envie para os Anjos dos animais.

    Peço encarecidamente que verifiquem esta situaçao no bairro do Maracanã. O cachorro passa o dia preso até tarde da noite, só é solto para vigiar a casa qdo dormem. É um Fila.
    Ela late e chora muito, dá pena. Final do ano viajaram e acho q deixaram alguem para o mesmo ser alimentado, mas ficou mais de 15 dias preso. Ele chorava uivando de doer.

    Rua Maracanã 621
    Rua sentido praia, mesma rua da cavalaria.
    Esta casa fica duas quadras depois da Cavalaria da policia, não tem o que errar.

    Não se iludam porque o cachorro come, pois fica amarrado pelo pescoço por mais de 16 horas dia. Alguns finais de semana viajam e fazem isso com o cachorro.
    A vizinhança diz que qdo viajo não é todos dias que alguém vem dar comida.

    Se chegarem na casa e o cachorro tiver solto, não se iludam, isso é raro.
    É triste o quanto late e chora, chora muito.
    Venham logo.

    ResponderExcluir