quarta-feira, 28 de novembro de 2012

INTERNET EM SANTARÉM: COMERCIANTES E LOJISTAS SE REÚNEM COM MPE E PEDEM PROVIDÊNCIAS URGENTES

Representantes do Ministério Público Estadual, lojistas e comerciantes de Santarém se reuniram no início da tarde desta quarta-feira (28) na sala de audiência do programa ‘O Ministério Público e a Comunidade’ para discutir os problemas que a falta de internet provoca em Santarém.

O Ministério Público foi representado pelos promotores Sandro Chermont e Samuel Furtado. Eles comunicaram aos presentes sobre a necessidade de um estudo técnico e econômico que possa subsidiar uma ação do MP em relação a essa questão.

Os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), de um supermercado da cidade e um especialista em informática expuseram os prejuízos nos serviços prestados, principalmente no comércio, com as constantes oscilações de internet.

Para Olavo Neves, as operadoras de celular e internet vão jogar a responsabilidade para a fibra ótica e, o pessoal da fibra ótica culpa os provedores enquanto o problema persiste sem solução.

Segundo Grazziano Guarany, consultor de tecnologia da Aces, os provedores entregam em torno de 20% da banda contratada pelos clientes.

O Ministério Público pediu que o estudo esteja pronto até o dia 7 de dezembro para que subsidie um inquérito civil para a resolução do problema.

Às 19 horas desta quarta-feira haverá uma reunião sem a presença do Ministério Público no auditório da Aces para discutir sobre as maneiras de se realizar o estudo técnico e econômico.

Entenda

A internet é a rede mundial interligada por computadores que conecta pessoas de diferentes partes do mundo, como se fosse uma aldeia global. Nos dias atuais, a internet é indispensável para estudantes e profissionais. Além disso, muitas pessoas a utilizam para acessar as redes sociais, a fim de se relacionar com outras pessoas. Há serviços para os quais a internet é indispensável, cujo sistema é composto por banco de dados.

Em Santarém, a internet é recebida de duas formas: via satélite (pela Embratel) e por meio de fibra ótica (pela Eletronorte). Nos últimos meses, a queda no sinal ficou cada vez mais frequente, provocando grandes transtornos, principalmente para quem precisa desta para trabalhar.

Últimos casos

A cidade ficou sem o serviço duas vezes nas duas últimas semanas. Um incêndio no último dia 14, na Rodovia Santarém/Cuiabá (BR-163), no bairro Cambuquira atingiu a rede de transmissão da fibra ótica. Devido o tempo seco, o fogo se espalhou rapidamente. A cidade passou a tarde e a madrugada sem internet. A conexão via cabo voltou a funcionar somente na manhã do dia 15.

Mais recentemente, Santarém ficou sem internet e rede telefônica convencional desde a noite de quarta-feira (21), quando um cabo de alta tensão rompeu, por volta das 23 horas, e caiu em cima da fibra ótica. O incêndio aconteceu na Avenida Cuiabá, bairro da Nova República, rompendo a fibra em três lugares. Os santarenos ficaram sem internet e sem telefonia fixa. Os serviços emergenciais foram afetados. O Centro Integrado de Operações (Ciop), acionado pelo número 190, ficou sem comunicação com a população. Serviço só foi restabelecido às 20 horas de quinta-feira (22).

Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário