sábado, 30 de junho de 2012

PMDB LANÇA CHAPA PURO SANGUE RUMO A PREFEITURA DE SANTARÉM

José Maria Tapajós, candidato a prefeito, e José Antônio Rocha, vice: chapa puro sangue do PMBD

O vereador Zé Maria Tapajós e o atual vice-prefeito José Antônio Rocha são os candidatos oficializados pelo PMDB à Prefeitura de Santarém na convenção que se realiza neste momento no plenário da Câmara de Vereadores.

Os dois candidatos, ambos do PMDB, ainda terão apoio dos nanicos PSL (dirigido por Pedro Paulo Siqueira) e PHS (sob o comando de Dailson Saraiva).

Na eleição proporcional (vereadores), o PMDB disputará as 21 vagas em jogo sozinho, com uma chapa de 22 candidatos. Integram a lista o ex-prefeito Ruy Corrêa, o ex-vereador Erlon Rocha e ainda José Maria Tapajós Jr.

PSL e PHS vão encarar juntos a proporcional.

Fonte: Blog do Jeso

JÁ FUI PRESO, ALGEMADO ME HUMILHARAM E DESTRUÍRAM A MINHA FAMÍLIA, DIZ OSMANDO FIGUEIREDO

Fui estudar direito, porque durante toda a minha vida, sempre acreditei que poderia existir sim a ‘justiça plena’. Plena nos anseios da sociedade, plena na sua magnitude que emana do povo e principalmente plena, na sede de justiça dos injustiçados.

Caminhei por muitas ruas largas, me deparei com diversos atoleiros e venci muitos obstáculos, a minha vida nunca foi fácil, todos sabem que comecei vendendo rede, pois sou um brasileiro comum que acorda antes do sol raiar para enfrentar a vida.

Trilhando minhas convicções, me atirei na política e foi na política que me realizei em alguns momentos, mas também sofri horrores, difamações e injúrias, na política você nunca sabe quem são os seus inimigos, às vezes até dormem com você.

Neste mundo do dinheiro e da ostentação, o sucesso incomoda pessoas que você jamais imagina, que pelo simples fato das coisas triunfantes estarem acontecendo na sua vida, outros estão envenenando seu ambiente e armando arapucas para a tua desgraça.

Já fui preso, algemado, me humilharam e destruíram a minha família. Chorei lágrimas de fel, minha vida foi destroçada, esquartejaram o que existia de mais sagrado na minha vida, meus filhos e minha companheira... cheguei a beira da loucura...

As vezes me levantava na madrugada e o silêncio orvalhado da noite me castigava como se tivesse cometido o maior crime desta terra, e eles me queriam monstro, inescrupuloso, eles me queriam covarde e infeliz, e por vez morto.

Olhava nos rostos de meus filhos e seus olhos refletiam angustia e dor, um sofrimento descomunal que penetrava na minha alma, então questionava a Deus, por que Pai eterno? Por que padecem meus inocentes, quem está fazendo isso com eles?

Aos poucos percebi que estavam saindo de mim, me deixando, não era um abandono, mas era uma maneira de aliviar a dor da perseguição, minha filha deixou Santarém por não suportar os ataques covardes e quando ela partiu, chorei escondido e o mundo quase acabou naquele momento para mim. 

Então foi que na incerteza da derrota me levantei para a vitória, quando vi que já eram tão poucos, os que me acenavam com alguma esperança, me coloquei de pé, passei água no rosto para lavar as lágrimas encardidas e acreditei que não me restava mais nada, apenas a plenitude da justiça.

Assim após sete anos no purgatório, saindo por entre pessoas, as vezes sorrindo por fora e cozinhando de infelicidade por dentro, fui inocentado pela Justiça Federal. Nesse dia acordei cedo, angustiado, minha filinha me sorriu pela manhã, sai para o trabalho e então percebi que o sol havia raiado diferente dos outros dias, e raiou.

Quando recebi a notícia da decisão da justiça em me inocentar e com a mão pesada da lei, esclarecer aos que quase me mataram que ‘nada foi provado contra minha pessoa, e que sou inocente’, confesso que já não havia mais quase nada de lágrimas e nem rancor no meu interior, apenas uma paz tomou conta de mim.

Fiquei cinco minutos olhando para o horizonte e pensei, vivi no inferno sete anos, hoje eu quero ir para minha casa e olhar para minha família como não olhava há muito tempo, quero abraçar e beijar meus filhos e alegrar minha alma ao lado do meu bem.

Me desculpem por esse desabafo, mas precisava fazer isso, pois hoje sei e compreendo melhor a dor de quem passa por uma injustiça, hoje posso dizer sem medo, que sou um homem mais experiente e quero mostrar que serei capaz de perdoar e de muitas realizaçãoes.

Tenho acordado e olhando pela minha janela e vejo as flores de casa, que antes nunca percebi que estavam ali, hoje tenho certeza, que as pessoas acreditam que sou apenas um brasileiro, um cidadão, um pai de família e não o que alguns diziam que eu era.

Quero nesse momento pedir a você que me conhece, e que sabe pelo o que passei, que me dê seu voto de confiança, estou buscando uma nova empreitada na minha vida e quero contar com o apoio de todos para um recomeço que você sabe que eu mereço.

Sou José Osmando Figueiredo, um lutador, um guerreiro e seu amigo – Muito Obrigado!

ALEXANDRE VON É CANDIDATO A PREFEITO PELO PSDB

Alexandre Von falando como candidato a prefeito de santarém pelo PSDB

Tendo como vice Maria José Maia (irmão do ex-prefeito e deputado federal Lira Maia), a candidatura a prefeito de Santarém do tucano Alexandre Von terá a sustentação política de uma coalizão formada por 9 partidos.

A saber: PSDB, PPS, PSDC, PMN, PV, PSB, PPS, PPL (Partido da Pátria Livre) e DEM.

Na eleição proporcional (vereador), essa aliança política assim se subdividiu:

1) PSDB-PSD;
2) PPS-PSDC-PMN-PV-PSB-PPL;
3) DEM.

Fonte: Blog do Jeso

PDT LANÇA OSMANDO FIGUEIREDO CANDIDATO A PREFEITO EM SANTARÉM

Batido o martelo no PDT. Osmando Figueiredo é candidato a prefeito de Santarém, podendo formar uma chapa puro sangue, tudo isso por que ficou em aberto a escolha do vice-prefeito até o dia 05 (prazo final). Mais o preferido pelo PDT para ser vice é o advogado José Ronaldo Dias Campos, que ainda está analisando o convite. Mais de 300 filiados estiveram presentes hoje na sede do PDT para confirmar o nome de Osmando rumo a prefeitura de Santarém. O PDT vai lançar 31 candidatos para concorrer ao cargo de vereador, tendo hoje a melhor chapa de vereadores de Santarém, podendo até conquistar 4 cadeiras na Câmara Municipal. 

Veja as fotos da convenção do PDT:

Odair Corrêa dando apoio candidatura de 
Osmando Figueiredo

Osmando no seu discurso como candidato a prefeito

 Chegada de candidatos e filiados do PDT

 Vereadora Marcela no seu discurso de apoio a Osmando Figueiredo

 Eliseu Ramos também deu seu apoio a 
Osmando Figueiredo

 Delegado Jardel também foi dar apoio a
 Osmando Figueiredo

Deputado Nélio Aguiar foi desejar boa sorte a candidatura de Osmando Figueiredo

JK

sexta-feira, 29 de junho de 2012

SONDAGEM TAPAJÔNICA MOSTRA O RANKING DA CORRIDA RUMO A PREFEITURA DE SANTARÉM

SONDAGEM NÃO É PESQUISA, É UM INSTRUMENTO DE COMPARAÇÃO DOS CANDIDATOS NO MEIO DO POVÃO

ALEXANDRE VON PSDB Na sondagem feita por um grupo de empresários santarenos, mostra que o candidato do Governador Simão Jatene, está descendo no conceito popular, na sondagem anterior Alexandre Von estava bem melhor, mas agora aproximando as convenções e as definições das coligações e das candidaturas, o candidato tucano está descendo no meio do povo, mas isso é visto como algo natural em uma disputa eleitoral. 

INÁCIO CORRÊA PT É o pré candidato que mais cresceu no meio do povo, na sondagem anterior Inácio aparecia em baixa total, mas agora disparou e vem crescendo no conceito popular. Inácio é o candidato para suceder a atual Prefeita Maria do Carmo PT, para os entendidos na política, a sua candidatura tomou fôlego mesmo, após a indefinição e a dificuldade do candidato rival, Alexandre Von PSDB em fechar as alianças e conquistar adesões para sua caminhada rumo a Prefeitura de Santarém.

OSMANDO FIGUEIREDO PDT Osmando Figueiredo vem surpreendendo - injustiçado, apedrejado pela mídia da extorsão, tratado como bandido por inescrupulosos, parece que isso tem despertado no povo, uma sede de justiça. Osmando que é um político muito experiente e atendendo ordens do PDT, seu partido, teve que sair candidato a prefeito e está em plena ascendência. O povão começa a acenar para o pedetista que está em uma fase muito boa de crescimento, hoje sua candidatura começa a ganhar musculatura e pode ser de fato a terceira via, tão discutida no meio político de Santarém, mas nunca vista nas disputas eleitorais tapajônicas.

JOSÉ MARIA TAPAJÓS PMDB José Maria Tapajós foi escalado pelo senador Jader Barbalho, para substituir o deputado Antônio Rocha PMDB, candidato natural do partido em Santarém. Zé Maria até gora só observa o jogo, ainda não entrou na disputa para valer, talvez por isso na sondagem ele aparece em baixa com o eleitorado. O que se espera é que após as convenções de sábado (30), José Maria Tapajós, entre na briga e certamente deve crescer muito na disputa e na preferência do eleitor rumo a prefeitura de Santarém... vamos aguardar!

●Esta é a sondagem mais recente, feita por empresários santarenos que acompanham o jogo político e tem seus interesses particulares, em saber como estão os nomes na pré disputa eleitoral que vai eleger o futuro prefeito de Santarém.

VEJA COMO FOI A SEMANA DO VEREADOR VALDIR MATIAS NA CÂMARA MUNICIPAL

CÂMARA REDUZ CARGA TRIBUTÁRIA MUNICIPAL

O Código Tributário instituído pela Lei Complementar n° 004/2011, apresenta situações que não refletem a realidade de Santarém. Este assunto foi abordado pelo vereador Valdir Matias Jr (PV) e demais parlamentares na sessão desta segunda (25).

Matias Jr. informou que a casa recebeu uma proposta da prefeitura com alterações ao Art. 68, da refereida Lei, adequando-o às necessidades dos instrumentos normativos à realidade e anseios da sociedade santarena, facilitando o pagamento dos encargos tributários de alguns seguimentos. "No documento da Lei Municipal estavam destacados alguns itens na área de construção cívil, especialmente na parte de execução por administração, empreitada, subempreitada, eletrônica, inclusive sondagem, escavação de poços, uma séria de serviços de reparação e conservação", disse Valdir Matias Jr. 

De acordo com o parlamentar houve uma distorção na reforma do Código Tributário, em que a base de cálc ulo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), para a construção civil que era de 5% passou para 2%, fica corrigida a situação e o setor automaticamente será beneficiado, um incentivo importante para a construção civil, que gera emprego e renda, e dá impulso na economia do município e região.

O Código estabelece normas gerais sobre legislação tributária, bases de cálculo, etc. O processo de elaboração iniciou no começo do ano na Secretaria Municipal de Finanças, através de várias reuniões com representantes das classes que atuam na construção civil.

Estavam na sessão alguns membros e o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais e Vendedores Autonômos de Santarém e Oeste do Pará, para acompanhar a votação das alterações propostas pela classe e vibraram com a aprovação, que entrará em vigor a partir da data de sua publicação. 

Santarém é um município com grandes diversidades e vem crescendo nos setores cultural e artísitico, não podendo a construção civil, o comércio e o setor turístico do município ficarem sem incentivo.

PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DEVE ESTAR PRONTO ATÉ AGOSTO DE 2012

Na sessão desta segunda feira (25), o vereador Valdir Matias Jr (PV) falou na tribuna sobre o prazo final para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

A Lei Federal nº 12.305 de agosto de 2010, da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) impôs ao setor público e privado uma nova maneira de lidar com a produção de produtos, serviços e a destinação final dos resíduos sólidos. 

De acordo com Matias Jr o Plano Municipal de Resíduos Sólidos deverá ser concluído até o mês de agosto desse ano, adequado com a Lei Federal. "Os municípios tem que fazer um plano municipal para tratar dos resíduos sólidos, coleta seletiva, destinação do lixo, reciclagem, gestão dos aterros sanitários, da implementação dos aterros sanitarários nos municípios que ainda não tem, e nós estamos alertando o executivo municipal da necessida de se adequar e elaborar esse plano", disse o parlamentar.

LEI DE OCUPAÇÃO DO SOLO SERÁ VOTADA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012

Na sessão desta quarta-feira (27), o vereador Valdir Matias Jr (PV) falou na Tribuna, sobre a votação da Lei de Ocupação do Solo Urbano.

De acordo com Matias Jr a ideia era encerrar o semestre votando a Lei que é importante para o ordenamento dos investimentos que estão sendo feitos na cidade. Devido alguns contratempo, não foi possível realizar a votação, contudo poderá acontecer uma convocação extraordinária, para que a Câmara possa votar a Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, no início do mês de julho ou logo no início do segundo semestre, disse o parlamentar. 

Matias Júnior esclarece que a Lei vai identificar áreas de preservação, de proteção ao patrimônio histórico, orla da cidade, destinação de indústrias, áreas comerciais, residênciais, a lei organiza como a cidade deve ser ocupada.

CONVENÇÃO DO PV SERÁ SABADO DIA 30

Na última sessão, deste semestre, realizada na Câmara Municipal de Santarém (CMS) nesta quarta feira (27), o vereador Valdir Matias Jr. (PV) destacou a realização da convenção do Partido Verde e as possiveis coligações para a eleição 2012.

"Hoje, estão lançados seis candidatos à prefeito de Santarém e estamos conversando com alguns mostrando a necessidade dos mesmos incluírem no plano de governo as questões ligadas ao meio ambiente como tratamento do lixo, saneamento, drenagem, arborização da cidade e outras questões de cunho ambiental", disse Matias Jr.

A convenção do PV a será realizada neste sábado (30), na sede do partido, conforme estabelecido no EDITAL DE CONVOCAÇÃO – CONVENÇÃO MUNICIPAL. Para Matias Jr é preciso discutir e apresentar soluções priorizando o meio ambiente, uma decisão importante para a definição da coligação do Partido Verde para as eleições 2012.

Confira o edital no blog do vereador:

MOÇÃO DE PESAR

Ao falecimento de Edmar Paiva do Carmo, ocorrido nesta segunda feira 25.06.2012. Edmar foi goleiro de dois clubes esportivos de Santarém: São Francisco e Fluminense;

Ao falecimento de Osvaldo Araújo, carinhosamente conhecido por Vavá, ocorrido nesta cidade. Vavá atuou como jogador e treinador de futebol de todas as agremiações futebolísticas de Santarém.

CORPO DE JOVEM É ENCONTRADO NO LAGO DO MAICÁ EM SANTARÉM

O Corpo de Bombeiros encontrou, na tarde desta quinta-feira, 28, o corpo de Jefferson da Silva Pereira, de 20 anos, desaparecido desde a última quarta-feira, 27, no Lago do Maicá.

O rapaz saiu com três amigos para pescar, em uma rabeta, na comunidade de São Raimundo da Palestina. O mau tempo na área teria feito a embarcação virar com os quatro amigos. Três deles conseguiram escapar, mas apenas Jefferson não emergiu.

O corpo foi encontrado no fundo do lago, a poucos metros de onde a rabeta estava. O irmão da vítima garantiu que o rapaz sabia nadar. O corpo foi levado para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Notapajós

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

PREFEITURA ENTREGA TÍTULOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O Projeto de Regularização Fundiária da Prefeitura, denominado “Morar Bem em Santarém”, já beneficiou diretamente moradores dos bairros São Francisco, Nova República, Floresta, Santo André, Vitória Régia, Interventoria, Diamantino, Jutaí, Urumari e São José Operário. O objetivo da ação é possibilitar à população de baixa renda, a regularização dos assentamentos espontâneos na cidade sem nenhum custo.

Na manhã desta quinta-feira (28) no Palácio Jarbas Passarinho, a Prefeita Maria do Carmo e o Secretário Municipal de Habitação, Humberto Frazão, entregaram tílulos de terra, já com o registro de imóveis, a famílias dos bairros São Francisco, Vitória Régia e Interventoria.

Uma das contempladas foi a Senhora Maria da Conceição dos Santos. “Sou moradora da Interventoria há mais de 30 anos e não acreditava que fosse participar de um momento como este. Agora posso dizer que minha casa me pertence. O documento está no meu nome”, afirmou.

Para o Senhor Edilson Lima Silva, do bairro Vitória Régia, o governo cumpriu seu papel social. “Eu jamais teria condições financeiras de legalizar o documento da casa que moro há mais de 20 anos. Estou muito feliz e agradecido ao governo da Prefeita Maria do Carmo”, enfatizou.

Desde sua implantação em 2005, o projeto “Morar Bem em Santarém” já entregou 2.347 títulos de regularização fundiária.

GOVERNO DESCENTRALIZA ATENDIMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

Nesta sexta-feira, 29 de junho, coordenadores do Programa Bolsa Família (PBF), de Santarém prestarão atendimento específico aos ribeirinhos em um novo espaço, localizado no Mercadão 2000 (anexo ao Restaurante Popular).

A medida visa facilitar às famílias ribeirinhas o acesso ao Programa, levando em consideração as dificuldades que as mesmas enfrentam a começar pela distância. “Elas passam horas viajando de barco para chegar à cidade e levam mais tempo ainda para se deslocarem à SEMTRAS. Às vezes, não são atendidas no mesmo dia por vários fatores, entre eles, por não pegarem senha ou pelo sistema de internet estar lento ou sem conexão alguma. Descentralizando o local de atendimento aos ribeirinhos, nosso trabalho será muito mais rápido e prático”, explicou Ivana Viana Soares, responsável pelo Setor de Cadastramento Único do Programa Bolsa Família.

A nova Unidade do PBF instalada no Mercadão 2000 será permanente e funcionará a partir de amanhã no horário de 8h às 14h. “Teremos três terminais de atendimento exclusivo aos ribeirinhos de segunda à sexta-feira”, complementou Edimilson Santos, Secretário Interino da SEMTRAS.

O Bolsa Família, executado no município pela Prefeitura, é um Programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza.

Contato para entrevista: Edimilson Santos Filho (Secretário Interino da SEMTRAS) - 9122-7007.

RECUPERAÇÃO DA AVENIDA TAPAJÓS ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com a execução de regularização asfáltica na Avenida Tapajós. O serviço é uma manutenção mais elaborada, semelhante a um recapeamento, onde a via recebe uma camada de asfalto em toda sua extensão. O trabalho visa melhorar a trafegabilidade da avenida.

Inicialmente os serviços beneficiam o trecho entre a Avenida Cuiabá até a Travessa Professor Carvalho, próximo ao Mercadão 2000, porém, a ideia do governo municipal é que na medida do possível, o serviço se estenda por toda a via. Além da manutenção, a Avenida Tapajós recebe limpeza.

A SEMINF também intensifica os trabalhos de manutenção através de terraplenagem. Nesta quinta-feira uma equipe atua na Rua Alvorada, bairro São José Operário. Também continua o serviço de melhoria na Rua Irurá, bairro Aparecida. Já a limpeza executada pela Clean, empresa prestadora de serviços para a Prefeitura de Santarém, beneficia a Travessa Moraes Sarmento.

ESTUDANTES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE COMBATE ÀS DROGAS

Para lembrar o Dia Mundial de Combate às Drogas (26 de junho), o Programa Saúde na Escola (PSE), criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, e coordenado no município de Santarém pelas Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA) e de Educação e Desporto (SEMED), com participação da SESPA e SEDUC, desenvolve, desde o início de junho, em escolas das redes municipal e estadual, ações voltadas à conscientização e bem estar dos alunos. O tema trabalhado na Campanha é “Tabaco, álcool, craque e outras drogas no cotidiano da escola”.

Esta semana, alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, na Avenida Sérgio Henn, bairro Diamantino, participam de uma série de atividades, entre elas, palestras sobre tabaco, álcool e outras drogas, educação em Saúde, vacinação, Implantação da Caderneta do Adolescente, verificação de Pressão Arterial, avaliação antropométrica (peso e medida) e índice massa corporal (IMC). Mais de 200 profissionais capacitados pelo município estão envolvidos nas ações.

Atualmente, 31 escolas participam do Programa Saúde na Escola em Santarém, sendo 21 municipais e 10 estaduais.

As intervenções se estendem às demais escolas públicas participantes do PSE. Na Escola Municipal Professora Raimunda de Lira Maia, no bairro Elcione Barbalho, grande área do Maracanã, foram realizadas palestras sobre os danos provocados pelo abuso das drogas, com parceria dos acadêmicos do curso de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), professores e servidores municipais da Estratégia de Saúde da Família - ESF Maracanã. Na comunidade de Alter do Chão, alunos da Escola Municipal Antonio de Sousa Pedroso receberam nesta quinta-feira, 28, avaliação de saúde bucal por odontólogos e técnicos em saúde bucal. Os mesmos procedimentos também foram realizados nas demais escolas e os alunos que apresentarem algum problema de saúde na boca, visual ou auditiva serão avaliados por profissionais da área, no mês de agosto.

INFORME:

ENCONTRO DAS ARTES - Apresentado ontem à noite na Casa da Cultura, o espetáculo Encontro das Artes, idealizado pela Prefeitura através Assessoria de Esporte e Lazer emocionou o público presente ao mostrar por meio de música, dança, poesia e teatro, a história musical de um dos mais ilustres filhos de nossa terra: o maestro Wilson Fonseca (Maestro Isoca), que dedicou parte de suas obras à Pérola do Tapajós. A Prefeita Maria do Carmo prestigiou o espetáculo cujo tema foi: “Maestro Isoca: Uma Melodia Tapajônica”.

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

HUMORISTA MUÇÃO CONTINUA PRESO NA SEDE DA POLÍCIA FEDERAL EM FORTALEZA

O radialista Rodrigo Vieira Emereciano, 35 anos, mais conhecido como Mução, continua preso na Polícia Federal de Fortaleza. Na tarde desta quinta-feira (28), o humorista chegou a deixar o prédio da PF para fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) de Fortaleza, mas retornou à prisão. Mução foi ouvido pelos investigadores cearenses. Ele está acompanhado de uma advogada, dos produtores do seu programa e de familiares.

Mução foi detido esta manhã na casa onde mora, na cidade de Meireles, em Fortaleza e encaminhado para Superintendência da Polícia Federal daquele estado. 

Sob custódia da PF, ele pode ser recambiado para o Recife a fim de prestar depoimento sobre o caso.

De acordo com investigações realizadas pela PF, o radialista faria parte de um círculo fechado de 160 pessoas, 97 estrangeiras e 63 brasileiras, que trocavam conteúdo ilegal com imagens de adolescentes e crianças em situações pornográficas. 

Além do mandado de prisão temporária contra Mução, os policiais federais também cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis do radialista no bairro da Imbiribeira, no Recife, em Fortaleza e em Natal e ainda na emissora de rádio onde ele atua, no bairro de São José, no Recife. Nos locais foram apreendidos materiais como computadores, Cds e DVDs.

Ainda de acordo com a PF, caso os agentes encontrem entre o material recolhido conteúdo de pornografia infantil, será decretada a prisão preventiva, diante das provas de materialidade do crime.

Com informações do repórter Glynner Brandão

MAURICIO CORRÊA, REGINALDO CAMPOS E ROGÉRIO ESTÃO LIBERADOS PARA SEREM CANDIDATOS EM SANTARÉM

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta quinta-feira (28), por quatro votos a três, pedido de 14 partidos para anular sentença da própria Corte que havia barrado das urnas os políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, os chamados contas-sujas poderão concorrer às eleições municipais de outubro.

Por maioria, o TSE determinou que a desaprovação das contas “não é impedimento para obter a quitação eleitoral”.

Com essa decisão os santarenos Mauricio Corrêa (PSD) Reginaldo Campos (PSB) e Rogério da Nova Republica (PSB), podem concorrer as eleições de Outubro.

UMA PERGUNTA PARA UM MÉDICO DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTARÉM

Dr. Luis Rodolfo Dinelli Carneiro Filho, o BLOG DO JK como defensor do povo, quer saber se o senhor tem residência médica e titulo de especialista em neurocirurgia? Pois o blog ficou sabendo que o senhor também não tem essa especialidade, porém sua empresa de neurocirurgia em sociedade com o Diretor Técnico do Hospital Regional o Dr. Erick Jennings, conforme consta na ação que o senhor moveu contra o meu blog, e na ação civil publica do Ministério Publico solicitando a nomeação dos concursados, tem contrato na especialidade de neurocirugia com o Hospital Regional.

Se o senhor não tiver a especialidade, quem eram os neurocirurgiões desde o inicio do contrato? Acaso a senhor estava atendendo como neurocirurgião no HRBA, caso não tenha essa especialidade?

São perguntas doutor e não afirmação, mas se o senhor não responder vamos acreditar no que foi informado a esse blog de que sua especialidade não é neurocirurgia, mas até o presente momento o senhor esta atendendo como neurocirurgião.

O BLOG DO JK está a disposição para a sua resposta 

MENINA SAI DO COMA EM MANAUS APÓS OUVIR MÚSICA DO GRUPO RESTART

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

ANIMAL NÃO IDENTIFICADO É ENCONTRADO EM MOJUÍ DOS CAMPOS

Um animal estranho, ainda não identificado, apareceu em uma fazenda no município de Mojuí dos Campos, reforçando ainda mais a teoria da Terra Oca. O agricultor Manoel, que encontrou o animal e o apelidou carinhosamente de Sarney, disse que viu o bicho sair de um buraco bastante profundo, situado no centro de sua fazenda. 

Um pesquisador esteve no local, fez algumas analises e chegou a conclusão que o animal não identificado veio do centro da terra. "Ele se adaptou a claridade da superfície da terra e subiu", disse o cientista Adolfo Aldo, pesquisador de criaturas estranhas. 

Ainda não se sabe se o animal é perigoso, mas durante a sua aparição, duas crianças e três cortadores de cana de açúcar, de fazendas próximas, desapareceram.

G17

HUMORISTA MUÇÃO QUE FOI PRESO HOJE ESTÁ TORCENDO PARA QUE TUDO SEJA UMA PEGADINHA DA POLÍCIA FEDERAL

Só deu tempo de tomar o café da manhã para ir direto pra cadeia, ao invés dos estúdios de rádio gravar as famosas pegadinhas. O radialista cearense, Mução, foi preso na manhã quinta-feira (28), pela Polícia Federal, na operação Internet Suja. 

A prisão de Mução deixou a população do Nordeste mais tranquila, pois ninguém mais será vítima dos trotes telefônicos para virar gozação no rádio. Mas o radialista está torcendo, com as mãos pra cima, para que tudo não passe de uma pegadinha da Polícia Federal. 

No Nordeste, a prisão do radialista que adora pregar trote nas pessoas, por telefone, causou espanto. "Estamos agora na torcida para que aconteça uma nova operação da PF com o nome de Limpeza Política", disse um cearense – terra do Mução.

MONSTRO QUE ESTUPROU MENINA DE 15 ANOS COM DOENÇA MENTAL EM SANTARÉM JÁ ESTÁ NA CADEIA

A Polícia Militar prendeu Jaime Miranda Mota, acusado de estuprar uma menina de 15 anos, na noite desta quarta-feira, 27. De acordo com a família, a menina é doente mental.

O fato teria acontecido durante uma comemoração na casa da família da vítima, sendo que a tia flagrou o acusado sem roupas dentro do quarto da menina.

“Eu quero providências, pois isso não é papel de homem. Ele não é namorado dela porque ela só têm 15 anos”, alega a mãe da vítima, Roselita Almeida.

O acusado se defende, ao afirmar que já tinha um caso com a garota e que teve permissão para entrar no quarto. “A senhora e a menina da casa consentiram que eu ficasse lá com ela [a vítima]. Eu não fiz nada forçado. A gente só era ficante”, alega o acusado.

Ao se depararem com a situação, populares agrediram o acusado que foi levado para a delegacia Seccional de Polícia Civil. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher e está sendo apurado.

“Estamos esperando que sejam feitos os procedimentos na Polícia Civil para que possamos fazer uma perícia no local e isso será comprovado ou não através dos laudos”, explicou o 3º sargento Carlson, da Polícia Militar.

Com informações de Márcia Andrade

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

SANTARENOS LANÇAM LIVROS E VÍDEO

Obras literárias dos escritores santarenos Milton Corrêa, Éden Cohen e Antônio Oliveira foram lançadas como apoio do governo municipal na noite de ontem (26) durante um evento promovido pela Secretaria de Cultura (SMC). Na oportunidade, um vídeo sobre “O Melhor de Santarém”, de Emanuel Júlio Leite, também foi apresentado ao público - formado por universitários, jornalistas, empresários, demais representantes da sociedade civil e poder público municipal - que foi prestigiar os lançamentos.

O livro “Momentos Históricos da Vila de Boim e seu Distrito /1960-2011”, de Éden Cohen, é uma obra que reúne pesquisas e vivências de diversos costumes da vida interiorana e que servirá para pesquisas de estudantes e comunidade em geral sobre dados importantes da nossa cultura.

“Um Jornalista no Contexto do Texto”, de autoria de Milton Corrêa, é um livro que faz um apanhado dos 32 anos de carreira do jornalista. É uma coletânea de fatos e momentos marcantes na vida de um profissional que com amor e dedicação contribuiu para a historia da noticia.

Através da obra “Conhecer a Vida é Viver a Vida”, o escritor Antônio Oliveira tenta passar a ideia de que é preciso saber valorizar a própria vida e a vida de seus semelhantes. Relata todo o processo e grandes personalidades que contribuíram na luta pela Resex e traz um rico vocabulário local e alguns anexos que contextualizam a história ao longo desses anos de Tapajós Arapiuns.

Já no vídeo “O Melhor de Santarém”, Emanuel Júlio Leite mostra ao telespectador um guia sobre o que existe de melhor em Santarém. “O vídeo não esgota o assunto, mas dá dicas importantes. Santarém é muito mais do que Alter do Chão e a orla, que mostra a beleza do encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós. O atrativo por aqui pode estar na culinária, numa praia deserta, numa comunidade tradicional de beira de rio, num passeio de barco, num contato com pessoas em seu cotidiano”, resumiu Emanuel.

Ao final dos pronunciamentos das autoridades, entre eles o da Prefeita de Santarém Maria do Carmo e o da Secretária de Cultura, Bianca Gomes, os autores atenderam ao público autografando suas respectivas obras.

O evento fez parte das comemorações pelos 351 anos da cidade.

MAESTRO ISOCA SERÁ HOMENAGEADO NA CASA DE CULTURA

A partir das 20 horas desta quarta-feira, 27 de junho, a Casa de Cultura, que passou por reformas, será reaberta ao público. Para marcar a entrega do novo espaço, a Assessoria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Santarém fará a apresentação do show denomina Encontro das Artes, que há quatro anos é realizado durante a programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade.

O show de hoje explorará por meio de música, dança, poesia e teatro, o tema: “Maestro Isoca: Uma Melodia Tapajônica”, em homenagem ao maestro Wison Fonseca (in memoriam), um dos filhos mais ilustres de nossa terra. O espetáculo também contará com apresentações musicais de Agostinho Fonseca Neto, Paulo Marcelo Pedroso, Diana Fonseca, Kennedy Gama, Lilian Ticía Sousa, Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca e Filarmônica Municipal Professor José Agostinho.

O IV Encontro das Artes visa valorizar, em forma de espetáculo, a expressão artística e histórica de Santarém, ampliando as possibilidades e diversificação dos conteúdos de lazer.

OBRA DE RECAPEAMENTO AVANÇA COM SINALIZAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Desde o início desta semana, os trabalhos de recapeamento da Avenida Mendonça Furtado se concentram na recuperação das calçadas. O passeio público é padronizado para garantir acessibilidade sobretudo a cadeirantes. A via terá ainda sinalização tátil. O projeto segue as Normas Brasileiras de Acessibilidade e possibilitará autonomia e segurança a deficientes visuais. A sinalização tátil é constituída de piso com textura destacada. Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

A função do piso tátil direcional é orientar o trajeto. Em locais onde não há ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia. Já o piso tátil de alerta é conhecido popularmente como “piso de bolinha”. Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; próximo a postes; orelhões; rampas de acesso à calçada e qualquer outro objeto que ofereça risco. Em caso de obstáculo o piso de alerta possibilita que a pessoa faça o desvio necessário e siga o caminho em segurança.

As pistas da Mendonça Furtado já foram recapeadas até o cruzamento com a Barjonas de Miranda e a regularização asfáltica (primeira camada de asfalto colocada para nivelamento) já foi executada até o cruzamento com a Travessa Professor José Agostinho. Além do novo asfalto e calçadas a Mendonça Furtado terá ainda o meio-fio recuperado.

A Nova Mendonça Furtado é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através de um convênio com o Ministério das Cidades. No total, serão recapeados 4.100 metros de via entre a Rua Almirante Barroso, bairro Liberdade e a Avenida Dom Frederico Costa. Mas os trabalhos iniciaram no cruzamento com a Avenida Cuiabá, por este ser o trecho de maior movimento e que estava mais danificado.

MORADORES DO URUARÁ RECEBEM ATENDIMENTOS EM SAÚDE

Na próxima sexta-feira (30), a Prefeitura de Santarém realizará no bairro Uruará, na área conhecida como Porto dos Milagres, mais um Projeto Gente que Cuida de Gente, ação coordenada pela Divisão de Unidades de Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O objetivo é facilitar aos moradores da área e adjacências, a atendimentos em serviços disponibilizados pelo SUS no município de Santarém.

Os atendimentos serão realizados na Unidade de Saúde da Família Fluvial / ABARÉ I. Serão disponibilizados serviços de consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, emissão de Cartão SUS, teste rápido para HIV/AIDS, vacinação, PCCU, aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia e Farmácia Básica.

A atividade contará com a participação de 45 profissionais de saúde e servidores da SEMSA.

SEMINF TRABALHA NA RECUPERAÇÃO DE VIAS

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com os trabalhos de recuperação da trafegabilidade em diversos bairros de Santarém. Através de terraplenagem, melhorias são realizadas na Rua Vitória Régia, bairro do Santarenzinho. Outros maquinários executam trabalhos na Rua Irurá, bairro Aparecida.

A equipe de asfalto também segue atuando nas vias da cidade. Na terça-feira (26/06) foi realizada operação tapa-buracos na Travessa Antonio Justa e nos trechos da Avenida Tapajós prejudicados com a enchente do rio.

A Avenida Tapajós também passa por regularização asfáltica. Inicialmente os serviços beneficiam o trecho entre a Avenida Cuiabá e a Travessa 2 de junho, próximo a Capitania dos Portos, porém, a ideia do governo municipal é que na medida do possível, o serviço se estenda por toda a via. Com a regularização asfáltica os buracos não são tapados de maneira isolada e é utilizada uma camada de asfalto em toda a extensão da rua.

COMISSÃO PRÓ-SELO UNICEF REALIZA FÓRUM COMUNITÁRIO

Será no dia 6 de julho a realização, em Santarém, do II Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef Município Aprovado. O encontro vai reunir representantes de diversos segmentos da sociedade civil nas dependências do hotel Amazônia Boulevard, das 8h às 14h. O Fórum faz parte das ações de implementação do Selo UNICEF Município Aprovado, um reconhecimento internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.

O Primeiro Fórum aconteceu em Santarém em 2010. Foi uma etapa fundamental do Eixo de Participação Social. O 2º Fórum será o momento para representantes de diferentes segmentos da comunidade se reunirem para analisarem as melhorias alcançadas pelo município em relação ao diagnóstico inicial.

A coordenação do processo é de responsabilidade da Comissão Pró-Selo Unicef, formada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA), de Assistência Social (SEMTRAS) e de Educação (SEMED).

EQUIPE DE TRABALHO DA COLÔNIA DE FÉRIAS É CAPACITADA

Inicia amanhã, 28/06, na UEPA, a formação da equipe de trabalho da VII Colônia de Férias, que será promovida pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A formação começa às 7h30, com o credenciamento dos participantes. Às 9h será a abertura oficial, e logo após a palestra “Colônia de Férias como Projeto Social”, com Pedro Peloso. Na programação da tarde, serão realizadas oficinas de jogos e brincadeiras, dança, música, artesanato, lutas e teatro. A formação continua no dia 29 de junho, na UEPA, e encerra no sábado (30/06), com a organização dos pólos.

Mais de 300 profissionais e voluntários participarão da formação que visa preparar as equipes em relação às funções que serão desempenhadas na Colônia de Féria da Prefeitura de Santarém.

Este ano, a Colônia de Férias será realizada no período de 02 a 13 de julho com o tema “Santarém, eu amo, cuido e preservo”. As atividades acontecerão nas dependências das escolas municipais Brigadeiro Eduardo Gomes, Maria de Lourdes, São Francisco de Assis, Maria Amália, e Irmã Leodgard, além do pólo de visitação, na UEPA.

INFORMES:

SEMANA DA PÁTRIA - Hoje, 27/06, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) realizou a primeira reunião para discutir sobre os preparativos da Semana da Pátria 2012. Estiveram presentes ao encontro, representantes do 3º BPM, da Secretaria Municipal de Trânsito, da 5ª URE, do Instituto Maestro Wilson Fonseca, da Capitania Fluvial e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A próxima reunião será no dia 03 de agosto com os gestores da rede municipal e da rede estadual para definir a ordem dos desfiles.

CASAMENTO COMUNITÁRIO - Na 11ª edição do Casamento Comunitário realizado Na noite de segunda-feira (25/06) pela Prefeitura de Santarém em parceira com o Poder Judiciário e Cartório do 3º Ofício desta Comarca, 107 casais foram beneficiados. Os nubentes não pagaram nada e tiveram direito a marcha nupcial, pajens e damas de honra, bolo, brinde com champagne, valsa nupcial, fotografia oficial e certidão de casamento. Desde sua implantação em 2005, o Casamento Comunitário Cidade da Gente já promoveu a regularização da união de 807 casais.

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

quarta-feira, 27 de junho de 2012

EVALDO VIANA: A DESINTEGRAÇÃO PLANEJADA DO GOVERNO JATENE

Após as eleições estaduais de 2010 e um pouco antes da posse do governador Simão Jatene, os senhores Lira Maia, Helenilson Pontes, Nelio Aguiar e Alexandre Von encaminharam ao governador eleito uma lista das principais e mais importantes reivindicações de obras e projetos considerados prioritários ao desenvolvimento e crescimento econômico e social das regiões Tapajós, Xingu e Baixo Amazonas. 

Dentre as reivindicações, na visão dos signatários do documento e de todos que conhecem a importância da obra como fundamental para o desenvolvimento econômico da região, uma reivindicação ao governador se destacava: a pavimentação da PA-370, chamada de Trans-Uruará, também conhecida como Estrada dos Madeireiros, que nasce nas proximidades do município de Uruará e finda em Santarém, com uma extensão de aproximadamente 180 km dos quais 70 encontram-se pavimentadas. 

A justificativa para o asfaltamento desta rodovia estadual, apresentada pelos senhores acima, era a de que “A conclusão do citado trecho da PA-370 e sua completa pavimentação viabilizará um novo acesso para Santarém, beneficiando os produtores da região da Transamazônica, que encontrarão em Santarém uma nova opção para o escoamento de sua produção, e a população daquela região que terá fácil acesso à ampla rede de serviços públicos (saúde, educação, etc) existente em Santarém”. 

Tal argumento apresentado à época pelos políticos santarenos citados, hoje ocupando cargos de relevo na esfera pública, pois o primeiro é deputado federal, o segundo vice-governador e os dois últimos deputados estaduais, parece-me corretíssima, muito embora não se revista de todos os aspectos e elementos que esta indispensável obra comporta. 

Como candidato ao governo do Estado, Simão Jatene também ouviu de importantes líderes empresariais e de outros segmentos da sociedade o quanto a pavimentação da Trans-Uruará é importante para a economia regional. 

Ao longo de 2011, primeiro ano de mandato de Jatene, a Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento -SEPOF, cumprindo a Constituição Estadual, realizou audiências públicas para a confecção do Plano Plurianual de 2012/2015 e também ouviu do povo tapajônico que a pavimentação desta rodovia é indispensável ao incremento da produção e melhoria da qualidade de vida dos que residem ao longo da transamazônica, de Santarém e demais municípios da região. 

O governador Simão Jatene, em campanha e após a sua posse, também ouviu do povo de nossa região que a pavimentação da Trans-Uruará, terá imediata repercussão na economia de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Placas, visto que a produção agrícola desses municípios será mais facilmente escoada via porto de Santarém, diminuindo custos e, conseqüentemente, aumentando a produtividade do setor agrícola com importantes reflexos no conjunto da economia. 

O governo do estado, é certo, não ignora que a existência de uma malha viária intermunicipal é de crucial importância para o desenvolvimento regional e estadual, tanto que no diagnóstico que fez no PPA da infra-estrutura precária e deficiente de nossa região assim se pronunciou: 

“A existência de serviços de infraestrutura contribui para o crescimento setorial e social de um determinado território na medida em que eleva a produtividade das economias locais. A existência de estradas em boas condições de tráfego e o acesso aos meios de comunicação, como telefone e energia elétrica, contribui para elevar a produtividade dos setores econômicos e para a melhoria da qualidade de vida das populações. A Infraestrutura contribui, portanto, para o crescimento social”. 

A pergunta a fazer em relação à Trans-Uruará é: pretende o governo Simão Jatene pavimenta-la até o final de seu mandato? A pavimentação desta importante obra está incluída na Lei orçamentária deste ano ou mesmo no Plano plurianual para execução até 2015? 

Não! Simão Jatene não pretende pavimenta-la, muito embora afirme que irá investir pelo menos R$ 6,00 bilhões de reais ao longo dos quatro anos de seu mandato (até agora sequer investiu um bilhão), dos quais a nossa região tem direito pelo critério populacional a pelo menos R$ 1,1 bilhão, o governo Jatene prevê ao longo do seu mandato a pavimentação de apenas e tão somente um mísero quilômetro de rodovia estadual. 

Que Simão Jatene tem dado visíveis sinais de desprezo e indiferença à nossa região, isso não cabe a menor dúvida, pois se vê que o governo do Estado até agora tem apenas inaugurado pintura de muro de escola e distribuído óculos made in China. 

Agora cabe aos nossos deputados estaduais e principalmente ao vice-governador, Sr. Helenilson pontes, honrar os compromissos conosco assumidos e cobrar energicamente do Sr. Simão Jatene os investimentos que nos são de direito como, por exemplo, a pavimentação da PA-370.

Evaldo Viana, Funcionário publico federal

ALEPA APROVA 25 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DOS CENTROS DE CONVENÇÕES EM SANTARÉM E MARABÁ

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, na sessão ordinária desta quarta-feira (27/06/2012), aprovou o Projeto de Lei, de autoria do Governo do Estado do Pará, que autoriza operação de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção dos Centros de Convenções e Eventos de Santarém e Marabá e para a modernização do Hospital Estadual Abelardo Santos, localizado em Icoaraci. Pela proposta aprovada, ficam garantidos recursos da ordem de 25 (vinte e cinco) milhões de reais a serem financiados pelo BNDES, além do aporte de recursos próprios do Governo do Estado do Pará, para a construção do Centro de Convenções e Eventos no Município de Santarém.

A sessão ordinária contou com a presença dos deputados Alexandre Von (PSDB/PA) e Nélio Aguiar (PMN/PA), que defenderam veementemente a aprovação, na íntegra, do projeto e mostraram a importância do investimento para o desenvolvimento do turismo de eventos na Região Oeste do Pará.

Site do Deputado Alexandre Von

OAB SUBSECÇÃO DE SANTARÉM DENUNCIA AO CONSELHO FEDERAL AS CONDIÇÕES DA DELEGACIA DE POLÍCIA DE MONTE ALEGRE

A Subsecção de Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/STM) denunciou ao Conselho Federal da OAB, as lamentáveis condições estruturais da Delegacia de Polícia Civil do Município de Monte Alegre, praticamente em ruina, que foi interditada pelo Poder Judiciário daquela Comarca atendendo representação da Defensoria Pública, não tem como manter nenhum preso nas suas dependências. Em vista disso os presos de Justiça foram todos recambiados para as unidades carcerárias de Santarém, de Altamira e de Itaituba. As audiências são feitas em regime de mutirão. Os Advogados de Monte Alegre têm que se deslocar para esses municípios para atenderem seus clientes. Em vista disso, atendendo solicitação dos advogados da futura Subsecção de Monte Alegre, por meio do Dr. Afonso Brasil, o Conselheiro Ubirajara Bentes Filho manteve contato com o Presidente da OAB, Dr. Ophir Cavalcante, no sentido do Conselho Federal fazer gestões perante a Secretaria de Segurança Pública do Pará para resolver essa grave situação que afeta sobremaneira a sociedade Montealegrense, atravanca a Justiça e, em especial, dificulta o trabalho dos Advogados domiciliados naquela Comarca.

Ubirajara Bentes, advogado e professor

PRESO USAVA FACEBOOK PARA MANDAR RECADOS A AMIGOS E PARENTES

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) em Mato Grosso do Sul determinou, nesta quarta-feira (27), o isolamento em cela disciplinar do detento Alexander Pereira Fresneda, 28 anos, que está no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. A penalidade foi imposta depois que descobriu-se que Fresneda usava um celular dentro do estabelecimento penal e atualizava uma conta no Facebook. A rede social servia para manter contato com parentes e amigos e para postagem de fotos dele na prisão.

Fresneda está no presídio de Segurança Máxima desde 2009, quando foi recapturado por tráfico de 19,7 quilos de maconha e posse ilegal de arma. Antes, esteve foragido durante cerca de dois meses, quando quebrou o regime semiaberto que cumpria desde dezembro de 2008.

(Foto: Reprodução/Facebook)

No Facebook, o detento mantinha uma conta desde 2011 como Alex Pereira e já tinha 79 amigos. Entre as mensagens, consta uma felicitação publicada em dezembro do ano passado. “Desejo a todos um feliz Ano Novo”.

Em outra ocasião, Fresneda lamentou a morte de um primo. “Luto. Hoje minha família chora por termos perdido um primo muito querido e humilde, mas onde você estiver pode ter certeza de que sempre lembrarei de você. Fica em paz. A Justiça vai ser feita. Ela tarda, mas não falha”, dizia a postagem do dia 29 de janeiro de 2012.

Nesse mesmo ano, no dia 21 de março, ele publicou uma mensagem para uma parente e pede a ela que entre em contato com ele. “E aí prima, tudo bem com você? Qualquer coisa me liga e manda um beijo para a avó. Se cuida”, escreveu.

G1

SECRETÁRIO DE SAÚDE É PRESO

O Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, e a Polícia Militar deflagraram a Operação Assepsia na manhã desta quarta-feira (27). Foram cumpridos nove mandados de buscas e apreensões, que foram expedidos pelo Juiz de Direito da 7ª Vara Criminal de Natal.

Objetivo da operação é investigar a contratação de supostas Organizações Sociais, feitas pelo Município de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São investigadas a contratação do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), que foi a primeira empresa que administrou a UPA de Pajuçara, Instituto de Tecnologia, Capacitação Social e Integração Social (ITCI), responsável pela campanha Natal Contra Dengue, e Associação Marca, atual gestora das AMEs e UPA de Pajuçara. 

Segundo as investigações, as empresas contratadas eram escolhidas pelo ex-secretário de saúde, Thiago Trindade, e o Procurador do Município, Alexandre Magno Alves de Sousa. Eles teriam manipulado os processos de qualificação e de seleção das entidades. Além disso, foi constatada a existência de despesas fictícias de contas apresentadas pela SMS para desviar os recursos públicos.

As buscas foram realizadas em Natal e também no Rio de Janeiro, onde fica a sede da Associação Marca. Em Natal, o ex-secretário de saúde do município, Thiago Trindade, o atual secretário municipal de planejamento, Antônio Luna, o Coordenador Administrativo e Financeiro da SMS, Francisco de Assis Viana, e o ex-Coordenador Administrativo e Financeiro da SMS, Carlos Fernando Pimentel Bacelar Viana forma presos. Também foi expedida a prisão do Procurador do Município, Alexandre Magno Alves de Sousa, contudo, não foi encontrado.

Os envolvidos da operação se encontram na sede do Ministério Público, que fica no bairro de Candelária. 

Na capital fluminense, a polícia cumpre mandados de busca e apreensão do empresário Tufi Soares Meres, Gustavo de Carvalho Meres, Rosimar Gomes Bravo e Oliveira e Antônio Carlos de Oliveira Júnior (conhecido como ‘Maninho’). Porém, só foram encontrados Tufi Soares, Rosimar Oliveira e ‘Maninho’.

Além dessas medidas, a Justiça pediu o afastamento da Secretária de Saúde de Natal, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, do secretário do Planejamento, Antônio Luna, do Coordenador Administrativo e Financeiro da SMS, Francisco de Assis Rocha Viana, e do assessor jurídico da SMS, Thobias Bruno Gurgel Tavares. Eles também estão proibidos de acessar a Secretaria do Planejamento do Natal (Sempla). 

Em Natal, as prisões foram feitas nas sedes da SMS e Sempla e em prédios de luxo da cidade. No Rio de Janeiro, foram feitas na sede da empresa de Tufi Soares.


NOTA DO JK: Aqui em Santarém não é diferente. é só fiscalizar e prender os ESPERTOS.