sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

EMPRESÁRIO DENUNCIA MÁFIA DE MÉDICOS DO SUS EM SANTARÉM

Raimundo Almeida

"Raimundo Almeida denuncia cobrança de médicos em consultas e cirurgias pelo SUS"

Partiu de familiares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a denúncia de que existem médicos cobrando determinados valores para fazer consultas que deveriam ser gratuitas à população. Os preços das consultas, segundo os pacientes, variam entre R$ 65,00 e R$ 120,00, conforme a renda mensal de cada pessoa.

Inconformado com a situação e cobrando providências por parte do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-PA), o empresário do ramo de turismo, Raimundo Almeida, afirma que além das cobranças indevidas das consultas, outros problemas ainda devem surgir, durante as investigações que estão sendo realizadas pela Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPE).

“A gente vem acompanhando isso que já faz muito tempo. Existe uma organização de médicos que utilizam, inclusive, técnicas em enfermagem, para ser a porta-voz, ou seja, para pegar dinheiro dos pacientes e depois passar pra eles”, denuncia.

No ano de 2010, Raimundo Almeida assegura que tentou arranjar uma vaga para fazer uma cirurgia no Hospital Regional, quando ouviu de um funcionário que um determinado médico se consolidava como o “manda-chuva”. “Ouvi que a pior pedra dentro do Hospital Regional era um determinado médico, que vou citar o nome dele no decorrer das investigações”, avisa.

Raimundo diz, ainda, que a ordem durante o governo Ana Júlia era de ter cinco leitos tanto no Hospital Regional quanto no Municipal, para ficarem à disposição de um Deputado Estadual, que ele promete citar o nome durante as investigações da Polícia Civil e do MPE.

“A sociedade deve denunciar esses casos com prudência, com determinação e com provas, para que essas coisas não retornem às pessoas que fazem a denúncia. A saúde pública, segundo a Constituição Federal, é um dever do Estado e um direito do cidadão”, aponta.

PROBLEMÁTICA: Raimundo Almeida diz que a cobrança de dinheiro por parte de médicos para fazer consultas pelo SUS é vergonha nacional. “Acho um absurdo a cobrança de dinheiro para fazerem consultas pelos SUS. O Ministério Público, a Polícia Civil e outros órgãos em defesa do trabalhador devem fazer o necessário para solucionar esses problemas na saúde pública”, ressalta.

De acordo com Raimundo Almeida, a população não pode ficar calada diante de situações vergonhosas como essas que estão acontecendo na saúde pública em Santarém. “É preciso que dêem um basta nessa vergonha cometida por pessoas que não têm necessidade e que juraram servir à sociedade de forma correta. Espero que esses casos sejam apurados e, que os culpados por essa irresponsabilidade sejam indiciados”, diz Raimundo, sugerindo que as administrações dos hospitais públicos devem ser mais atentas e, que devem colocar pessoas de responsabilidade nos logradouros públicos.

“Não pessoas indicadas por políticos, porque esse pessoal é quem faz esse tipo de coisa. Os funcionários nomeados são apadrinhados. Esses apadrinhados existem em todos os lugares, o que já é uma doença, porque essas pessoas fazem coisas erradas sem que sejam condenadas por isso”, declarou o empresário.

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário