sexta-feira, 11 de abril de 2014

MAIOR PRODUTOR DE GOIABA É DE SANTARÉM

Jaime Caliman

É no município de Santarém que fica o maior produtor de goiaba do Oeste do Pará. O técnico Jaime Caliman produz em média 200 quilos de goiaba por árvore, anualmente. A plantação fica em sua própria residência.

A titulação se dá considerando a colheita por planta durante o ano. “Algumas pessoas já devem estar fazendo o plantio de goiabas grandes, mas por enquanto, eu ainda continuo cultivando goiabas em grande quantidade”, confirmou Caliman.

Há treze anos, a lavoura de Jaime está localizada na zona urbana de Santarém, no bairro Área Verde, em um local com aproximadamente dois hectares, dividida entre a plantação de acerolas e goiabas.“Vivo dentro da propriedade e todo dia observo as plantas. Hoje em dia quando a pessoa tem a prática na agricultura, se ela observar o fruto e a folha, tem como saber do que a planta precisa. Temos que fazer as correções de nutrientes. Constantemente a cada 20 dias é feita uma adubação tanto no folhear quanto na cobertura”, explicou o produtor sobre os cuidados que mantém.

Caliman arrecada 90 toneladas de goiaba por ano. Na produção de acerola ele consegue 210 quilos pé/ano. Atualmente, em sua propriedade existem 510 pés de acerola e 390 de goiaba. O produtor fornece os frutos para os mercados de Santarém. A iniciativa mantém 10 trabalhadores, com despesa mensal de 24 mil reais, uma renda bruta mensal de 56 mil e 650 mil reais por ano.

DOL com informações de Aritana Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário