terça-feira, 29 de julho de 2014

QUEM CHEGOU A TOMAR BANHO NA FAMOSA "LAGOA AZUL" PODEM SOFRER ALERGIAS, VÔMITO E DIARREIA

Lagoa Azul

As pessoas que tomaram banho nas águas da ‘Lagoa Azul’, em Santarém, poderão sofrer várias reações no corpo devido a constatação de produtos químicos e coliformes fecais identificado por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Entre as reações estão: alergias na pele e respiratória, e problemas intestinais que podem causar vômito e diarreia. A informação é do coordenador do laboratório de biologia da Ufopa, Reinaldo Peleja.

O resultado da análise da água da lagoa apontou a presença de produtos químicos como cromo, níquel e cobre, e no aspecto bacteriológico foram identificados coliformes fecais. O biólogo ressalta que as reações são imediatas e até o momento nenhum banhista relatou problemas na saúde após exposição com a água. “Se tivesse de ocorrer reações, seriam imediatas. O cobre, níquel e cromo estão muito relacionados alergia com sistema respiratório e um pouco de reações intestinais com vômito. Quem não desenvolveu isso e não ficar se expondo continuamente não terá problemas. Já no aspecto bacteriológico pode ter diarreia, vomito”, enfatiza Peleja.

A pesquisa microbiológica foi solicitada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e feita pela Ufopa a partir da coleta da água no dia 21 de julho. De acordo com o biólogo da Ufopa, era previsível que a água estaria contaminada. “Pelo fato de ser uma água estagnada. O local é limitado, pequeno, tem profundidade irregular. Tanto por causa da água chuva e do contato de banhistas, era esperado identificar problemas no [exame] bacteriológico”, explicou.

A secretaria ainda vai investigar se o proprietário tem licença para a extração de minérios no terreno. Caso seja concluído que a área não teve licença ambiental ou que foi pedido e não liberado pelo órgão ambiental e, mesmo assim, o proprietário resolveu explorar sem a licença de operação, serão abertos procedimentos administrativos.

Peleja recomenda a quem tomou banho na lagoa que se observe. Caso identifique algum desses sintomas, principalmente relacionados ao intestino, deve procurar um médico.

Lençol freático

O biólogo alertou que a expectativa é que no período da estiagem (novembro), a lagoa seque, mas se isso não ocorrer é um indício de que o proprietário atingiu o lençol freático. “O que é um problema grave porque ele não recuperou a área, deixou um problema lá e não tem controle. Se ele atingiu o lençol freático, não vai secar nunca. Mesmo tendo lençol a água continua parada. É um crime porque na exploração você não pode atingir o lençol. A Semma está complacente. Já era para estar de pronta resposta, quanto a licença".

Entenda

O lugar foi descoberto no início do mês de julho e passou a receber muitos visitantes depois de divulgações de fotos na internet. A tonalidade azul esverdeada da água atraiu muitos curiosos que passaram a utilizar o espaço para lazer e alternativa para se refrescar em dias de calor. Foi então que começaram a surgir questionamentos sobre a proveniência da água, e se o lugar era adequado para banho. Nas redes sociais, muitas pessoas compartilharam informações de que a água estava contaminada e poderia até dar câncer de pele.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário