segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CORPO DE BOMBEIROS INTERDITA TERMINAL FLUVIAL TURÍSTICO DE SANTARÉM

Rampa de acesso e parte da estrutura de 
madeira foram interditadas

A balsa do Terminal Fluvial Turístico (TFT) de Santarém, oeste do Pará, foi interditada na tarde desta segunda-feira (25), após solicitação feita pelo Corpo de Bombeiros. As Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Turismo (Semtur) e a Defesa Civil bloquearam a rampa de acesso à balsa e parte da estrutura de madeira do TFT com tapumes de compensado.

No dia 14 de agosto, dois mergulhadores dos bombeiros verificaram a estrutura dos pilares de metal que sustentam a balsa e constataram que são necessários reparos a fim de evitar acidentes no local. A vistoria foi solicitada pela Defesa Civil Municipal. “É um perigo grande para população ficar aqui com os pilares comprometidos. A qualquer momento pode sair do lugar e o risco é grande. As pessoas que costumeiramente vem à tarde para frente da cidade devem obedecer”, explicou o responsável pelo setor de divisão de planejamento da Defesa Civil, Harlesson Melo.

De acordo com o subcomandante dos bombeiros, Major Paulo Costa, os cinco pilares de metal que sustentam a balsa estão enferrujados. Dois precisam de manutenção, um tem um buraco e o outro quebrou recentemente fazendo a balsa baixar parcialmente. “A orientação é que a principio só a balsa seja interditada, mas seria interessante também que interditassem a outra parte (de madeira), mas isso fica a critério do setor responsável”, enfatizou.

No laudo técnico, os bombeiros também solicitaram o parecer de um engenheiro especialista.

O secretário de infraestrutura, Edilson Pimentel, está em compromisso em Belém, e assim que chegar à cidade deve analisar o laudo dos bombeiros e avaliar que medidas serão adotadas em relação aos reparos.

Pôr do sol

O TFT foi inaugurado em 2006 e passou por uma revitalização em 2012, na qual estava incluída a troca da madeira da balsa. O local conta com um espaço fixo para exposição de objetos artesanais e uma pizzaria. Passou a ser um dos principais pontos de lazer de Santarém, principalmente nos fins de tarde, quando é possível contemplar o pôr do sol.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário