segunda-feira, 18 de agosto de 2014

GOVERNO INSPECIONA OBRAS DO HOSPITAL REGIONAL E TERMINAL HIDROVIÁRIO DE ITAITUBA

Obras do Hospital Regional do Tapajós 
em Itaituba a todo vapor

As obras do Hospital Regional do Tapajós, no município de Itaituba, no oeste paraense, já chegaram à etapa da terceira laje, completando quase um terço do total do projeto. O hospital foi um dos espaços inspecionados nesta segunda-feira (18) por uma equipe do Governo do Estado, tendo à frente os secretários especiais Adnan Demachki, de Gestão, e Alex Fiúza de Melo, de Promoção Social.

No município, a comitiva e a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, começaram a agenda de trabalho inspecionando os serviços de pavimentação em ruas da sede municipal. Já foram concluídos 11 quilômetros, dos 33 contratados, principalmente no centro da cidade.

Outra obra visitada pela equipe foi a do novo Terminal Hidroviário de Itaituba, que já começa a entrar em fase de conclusão. O espaço vai abrigar terminal de carga e de passageiros, passarela, sala de embarque e espaços para outros serviços, melhorando a infraestrutura oferecida aos usuários da região.

O Terminal contará ainda com postos do Juizado da Infância e Juventude, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) e do Centro de Apoio ao Turista, além de guichês para venda de passagens, guarda volume, lanchonete e banheiros.

Saúde - O terceiro compromisso de trabalho da equipe foi no canteiro de obras do Hospital Regional do Tapajós, erguido em frente ao atual Hospital Municipal e próximo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Orçada em R$120 milhões, a obra terá quase 13 mil metros quadrados de área construída, com seis andares.

O hospital contará com 160 leitos, sendo 120 leitos operacionais, 10 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica e 10 para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), além de 22 máquinas para hemodiálise e seis salas de cirurgia.

No novo hospital serão oferecidos diversos serviços e especialidades em alta complexidade, como clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e traumato-ortopedia, além de abrigar um completo centro de diagnóstico por imagem, com aparelhos de raio-x, ultrassom e outros.

“O Hospital de Itaituba integra uma política de regionalização do atendimento em saúde, que vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado com os hospitais regionais. Além de estarmos avançando em algumas obras deste porte, temos iniciado outras e reforçado outros hospitais regionais, como o de Santarém e de Marabá”, destacou o secretário Adnan Demachki.

Para a prefeita Eliene Nunes, o hospital agilizará o atendimento em saúde no município, diminuindo a demanda para Santarém. “Vai desafogar toda a nossa região, porque hoje alguns casos mais graves são encaminhados para Santarém, o que aumenta a demanda lá. Quando o Regional estiver funcionando aqui, as pessoas não vão mais precisar se deslocar, e moradores de municípios próximos poderão ser atendidos com mais agilidade”, afirmou a prefeita.

Cheque Moradia - Depois das vistorias técnicas nas três obras, a comitiva seguiu para a sede do Projeto Bom Menino, realizado pela Polícia Militar, localizada na Rodovia BR-230 (Transamazônica), que corta a cidade. No local foi realizada a cerimônia de entrega de Cheque Moradia para 200 famílias cadastradas e habilitadas a receber o benefício.

O secretário Adnan Demachki ressaltou que já foram entregues pelo Governo do Estado 40 mil cheques, beneficiando diretamente 200 mil pessoas, em todas as regiões do Pará. Os recursos são destinados a construir, reformar ou ampliar a moradia, melhorando a qualidade de vida dos beneficiados.

O Programa Cheque Moradia foi instituído em 2003 e, na condição de política pública, já chegou aos 144 municípios paraenses. A maioria dos cheques é emitida por meio de convênio com as prefeituras, beneficiando inclusive pessoas com deficiência.

Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário