segunda-feira, 15 de setembro de 2014

BOTO COR DE ROSA É CAMPEÃO DO SAIRÉ 2014

Boto Cor de Rosa foi o campeão deste ano

O Cor de Rosa venceu o Festival dos Botos realizado durante o Sairé e aumentou a vantagem sobre o rival Tucuxi este ano. Com a vitória, a agremiação passou a ter nove títulos, enquanto o Tucuxi, campeão do ano passado, tem sete. A apuração foi realizada na tarde desta segunda-feira (15), no Sairódromo, em Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Pará. O último título do Rosa havia sido conquistado em 2012. 

O tema do Cor de Rosa este ano foi "Puxirum na Amazônia". O grupo venceu com 446 pontos, enquanto o rival ficou com 443,5 pontos. "A vitória é dedicada a todos que trabalharam. Os artistas responsáveis pelo enredo. O resultado desse trabalho é isso: o Cor de Rosa campeão 2014. Os jurados fizeram um trabalho justo", comemorou o presidente da Associação Folclórica do Boto Cor de Rosa, Nivaldo Coelho.

Os representantes do Boto Tucuxi ficaram revoltados e reclamaram das notas dadas pelos jurados, e anunciaram que não vão competir ano que vem. "Nossa apresentação este ano foi um espetáculo, todo mundo percebeu. O turista que veio saiu encantado. Houve falta de coordenação na comissão de jurados, que mudou o júri um dia antes. Tudo estava sendo manipulado para que o [Boto] Cor de Rosa ganhasse este ano. Eu afirmo oficialmente que não haverá mais competição de botos, a partir de hoje no Sairé", enfatiza o presidente da Associação Folclórica Boto Tucuxi, Edilberto Ferreira.

O motivo da reclamação foi porque, segundo o presidente da comissão apuradora, José Maria Lima, um dos jurados deu as notas por subitem, e não por item, sendo necessário que a mesa fizesse o cálculo da média. "Um deu votação por item, e os outros julgadores por subitem. Como no regulamento não prevê a votação por subitem, tiramos a média e concluímos e arrendondamos sempre para o maior. Nesse sentido, tanto para o Boto Cor de Rosa, quanto para o Tucuxi foi aplicada a mesma fórmula de cálculo, não havendo prejuízo para nenhum".

Os três jurados avaliaram 15 itens, atribuindo notas de 7 a 10 a cada um. Os itens são:

- Apresentador
- Cantador
- Rainha do Sairé
- Cabocla Borari
- Curandeiro
- Rainha do Artesanato
- Boto Homem Encantador
- Boto Animal Evolução
- Rainha do Lago Verde
- Carimbó
- Organização do conjunto folclórico
- Alegorias
- Letra e Música
- Ritual
- Torcida

O Boto Cor de Rosa entrou no Sairódromo por volta de 0h30, abrindo a apresentação com muito colorido e alegoria em forma de pipa, representando lembranças de infância. O grupo apostou em músicas empolgantes, fez uma pequena homenagem a Mestre Verequete, mostrou a importância dos catraieiros - que trabalham com transportes em pequena embarcação artesanal - para a região e sobre a fartura de peixes e materiais regionais usados no artesanato local. A apresentação do Boto Cor de Rosa durou 1 hora e 46 minutos.

A apresentação das duas agremiações ocorreu no sábado (13), no Sairódromo, em Alter do Chão.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário