quinta-feira, 16 de outubro de 2014

HELDER BARBALHO ENROLA E NÃO RESPONDE PERGUNTA SE É CONTRA OU A FAVOR DA DIVISÃO DO PARÁ

Helder não responde pergunta

Semelhante ao que ocorreu no primeiro turno das eleições, o candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Helder Barbalho, ao ser entrevistado no Jornal Liberal 2ª Edição, na TV Liberal, mais uma vez não respondeu se é a favor ou contra a divisão do Estado do Pará. O candidato a vice-governador na chapa de Helder é Joaquim Lira Maia, um dos líderes da campanha pelo separatismo no oeste do Estado. Na entrevista de ontem, Helder Barbalho não assumiu posição sobre a proposta, que voltou a tramitar no Congresso Nacional, desta vez excluindo da consulta a população das regiões que perderiam território.

O apresentador do telejornal, jornalista João Jadson, afirmou que Helder Barbalho ganhou em municípios onde ainda é presente a discussão sobre a proposta de divisão do Estado, e perguntou ao candidato a posição dele sobre esse assunto. Helder respondeu que ganhou em 84 municípios, em diferentes regiões. O candidato passou a dizer que o atual Governo não atende aos anseios das regiões do Estado. O apresentador do telejornal insistiu em uma posição do candidato. Mas Helder Barbalho declarou: “Eu sou a favor de trabalhar por todas as regiões, governar para todo o Pará”. Ante nova insistência do entrevistador, o candidato continuou sem responder, afirmando que, se eleito, fará um “governo para todo o Pará, um governo de união”. Após a pergunta ser repetida mais uma vez, Helder Barbalho disse que agora é hora de se discutir qual a melhor forma de governar o Pará. “Não dá para neste momento segregar região”, assinalou.

No primeiro turno, Helder Barbalho foi derrotado no município de Ananindeua, que governou como prefeito por otio anos. Perguntado se esse resultado corresponde à rejeição de sua administração no segundo maior colégio eleitoral do Estado, o candidato declarou que é grato a Ananindeua, destacando ter sido eleito vereador, deputado estadual e prefeito reeeleito “graças à solidariedade do povo de Ananindeua”, e atribuiu a derrota à “tentativa dos nossos adversários de iludir a população com o cadastramento do Cheque Moradia”, com promessas de troca de dinheiro por voto no concorrente dele e que se vencesse a eleição o programa seria encerrado. Helder afirmou que não pretende terminar com o Cheque Moradia, mas aperfeiçoá-lo. Como outro fator da derrota em Ananindeua, o candidato disse que houve pregação de que as obras do governo dele estão inacabadas, com o que não concorda. Helder afirmou que as obras estão com dinheiro na conta e com atualização na Caixa, mas não são tocadas por seu sucessor.

João Jadson citou a condenação do senador Jader Barbalho, pai do candidato, pela Justiça Federal do Tocantins, por apropriação ilícita de verbas e devolução e recursos, e, na semana passada, a aceitação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de nova denúncia contra Jader por formação de quadrilha e fraudes contra o sistema financeiro, e questionou se seriam motivos para que ele não utilize o sobrenome do pai na campanha. O candidato disse que quem tem dúvida de quem ele é filho, não conhece o Pará. Helder disse que, se eleito, pedirá o apoio do pai, do senador eleito Paulo Rocha (PT) e até do senador tucano Fernando Flexa Ribeiro (PSDB).

Fonte: ORMNews

Um comentário:

  1. Se ele é contra ou a favor, isso não importa por que um governador não tem o poder de dividir o estado. Quem tem esse poder é a população através de plebiscitos.

    ResponderExcluir