segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MARINHA DESMENTE EBOLA EM NAVIO GRANELEIRO

Marinha do Brasil

Em nota à imprensa, a Capitania dos Portos do Amapá reitera a inexistência de qualquer caso de ebola entre os tripulantes do navio graneleiro Stoja, que passou em Guiné, na África, e que atracaria em Santarém para um embarque de grãos no porto da Cargill.

“A tripulação do navio relatou ao inspetor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que o navio não realizou atracação, bem como não houve embarque e desembarque de tripulantes no Porto de Conakry, em Guiné/África, ficando o mesmo apenas fundeado em águas daquele país”, explica a nota.

Abaixo, a íntegra da nota.

NOTA À IMPRENSA
Santana-AP, 18 de outubro de 2014.

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) informa que no dia 16 de outubro o Navio Graneleiro “STOJA”, de bandeira das Bahamas, procedente do Porto de Conakry, em Guiné/África, fundeou na baía de Macapá-AP, por volta das 21h30, a fim de ser inspecionado e liberado, pelos Órgãos competentes, para prosseguir viagem com destino à cidade de Santarém-PA.

No dia 17 de outubro, já fundeado na localidade de Fazendinha, em Macapá-AP, o STOJA foi inspecionado pela Polícia Federal e por técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo constatado que o estado higiênico e sanitário do navio e de sua tripulação estava em perfeitas condições para prosseguir viagem, uma vez que não foram detectados quaisquer problemas que impedissem sua saída para o porto de destino.

A tripulação do navio em questão relatou ao inspetor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que o navio não realizou atracação, bem como não houve embarque e desembarque de tripulantes no Porto de Conakry, em Guiné/África, ficando o mesmo apenas fundeado em águas daquele país.

De acordo com informação da Agência que gerencia o navio, o mesmo não seguirá viagem para Santarém-PA, estando sendo redirecionado para outro porto a ser definido por sua empresa.

Ressalta-se que as inspeções em navios que trafegam nos portos brasileiros são realizadas por diversos Órgãos, cada um com suas competências e atribuições específicas.

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Amapá, tem a atribuição de contribuir para a Segurança do Tráfego Aquaviário, Salvaguarda da vida humana no mar e rios, e prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações, sempre empenhando meios, homens e recursos para o cumprimento de suas atribuições e competências constitucionais.

JK com informações do Blog do Jeso Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário