terça-feira, 25 de novembro de 2014

ALGUNS SERVIDORES DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTARÉM PODEM ESTAR ENVOLVIDOS COM QUADRILHA DO MATO GROSSO QUE COBRAVA PROPINA DE PACIENTES ATRAVÉS DE TELEFONEMAS PARA FAZER EXAMES

Hospital Regional de Santarém

Denúncias de que acompanhantes de pacientes do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) estão recebendo ligações com cobrança de propina para a realização de exames levou a diretoria do órgão de saúde a registrar um Boletim de Ocorrência na 16ª Seccional da Polícia Civil, no dia 21 deste mês, em Santarém.

Após abrir procedimentos administrativos para apurar as denúncias dos pacientes, a direção do HRBA procurou os órgãos competentes, com o intuito de que seja feita uma investigação aprofundada sobre as ligações oriundas do DDD 66, do Estado do Mato Grosso, aos familiares das pessoas que estão passando por tratamento médico.

A quadrilha estaria cobrando dinheiro referente a exames e cirurgias do Hospital Regional. Os golpistas tiveram acesso aos dados dos pacientes referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para agir em Santarém. Há suspeita de que servidores do próprio HRBA, de unidades de saúde ou da central de regulação do SUS estejam envolvidos no esquema. Parentes de pacientes também registraram Boletim de Ocorrência, na Seccional.

Em uma ligação realizada na semana passada, um integrante da quadrilha se identificou como funcionário do HRBA e exigiu a quantia de R$ 1.000 mil pela realização de um exame. Para agir com retaliação à família do paciente, os bandidos entram em contato e, em forma de pressão dizem que se caso não for feito o pagamento, a pessoa que está em tratamento poderá morrer sem receber o atendimento.

Além do Inquérito da Polícia Civil, as denúncias de cobrança de propina estão sendo acompanhadas, também, pelo Ministério Público Estadual (MPE). Os promotores querem saber como a quadrilha teve acesso aos números dos telefones móveis que constam no cadastro dos pacientes. Alguns pacientes são oriundos de outras cidades da região Oeste do Pará, porém, são encaminhados para realizar tratamento no HRBA, em Santarém.

NOTA DO HOSPITAL REGIONAL: Em relação às atuais cobranças de propina, a direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas comunicou em nota que usuários e a população em geral receberam informação de acompanhantes de pacientes referente a ligações de pessoas, se intitulado membros da diretoria do HRBA, que estariam cobrando valores referentes a exames e procedimentos neste hospital. As ligações foram oriundas de telefones celulares com prefixo (66), originário do Estado do Mato Grosso. Informamos que este tipo de procedimento criminoso trata-se de um golpe, que vem sendo aplicado de forma corriqueira em outras cidades do país.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é um hospital público, com todos os seus serviços prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente gratuito, e sem gerar custos ao usuário. Orientamos a população que em caso de situações similares, onde aconteçam cobrança de valores por qualquer serviço de saúde pública, seja registrado um boletim de ocorrência em uma delegacia de Polícia Civil. O HRBA também está à disposição para orientar os usuários vítimas do golpe através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que funciona em uma sala ao lado da recepção principal do HRBA. A direção do HRBA repudia e não compactua com qualquer tipo de cobrança irregular. Todas as denúncias serão encaminhadas aos órgãos competentes para que sejam tomadas medidas legais.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário:

  1. Antonio Vieira dos Santos.27 de novembro de 2014 às 00:31

    Esse SAU não funciona de forma alguma, fiz uma denúncia contra um funcionário por nome de Leonardo do HRBA, devido ele fazer esquema com outras cidades pegando propina das cidades vizinhas como a de Prainha e Itaituba sendo que na cidade de Itaituba ele tem um esquema com um enfermeiro chamado de RAIMISON que é diretor do hospital municipal de Itaituba e não deu em nada ! Conclusão . . . Ele trabalha no SAU sendo ele o responsável pelo setor. Agora eu pergunto: " e agora minha gente ? Com quem a gente pode contar? Se nesse elefante branco no meio da máfia os responsáveis pelos setores são os próprios pilantras " é por isso que o Brasil não vai pra frente. Fora LEONARDO seu mercenário e corruptor do hospital regional.

    ResponderExcluir