quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CARTA ABERTA DE AGRADECIMENTO AO JUIZ FEDERAL AIRTON PORTELA

Airton Portela, Juiz Federal

Excelentíssimo Senhor Juiz Federal Airton Portela.

Parabéns pela coragem, você sim nos representa. Quero expor minha indignação, tristeza e vergonha em relação a esses falsos índios, que há tempos veem articulando e tirando proveito de varias situações como, por exemplo, as bolsas que a UFOPA oferece, enfim... Estamos há muito tempo diante de acontecimentos inexplicáveis, esses ribeirinhos que do dia pra noite viram índios, criam aldeias, essa língua “nheengatu” que nem eles sabem pronunciar e a pobre da educação que culpo sim os governantes que antes de implantar deveriam fazer uma avaliação do ambiente e não implantar de qualquer jeito, pois os investimentos são altos e a educação indígena aqui no Arapiuns e Tapajós o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende.
 
Quero ver quando o Governador Jatene vai abrir o olho quanto a esse povo que de índio não tem nada, e as pessoas começarem a observar e ver que essa região do Tapajós e Arapiuns é representada sempre por dois irmãos e mais dois amigos. Os outros não são bestas, sabiam que um dia essa mansão ia cair.

Deprimo-me em escrever esse desabafo por que no Arapiuns e Tapajós tem famílias que não merecem ser expostos pelo desvio de conduta deles. Porém não tem outro jeito à verdade tem que ser dita, doe a quem doer. Assim vamos vivendo por sorte do caso a anos sem governo algum ter moral com eles.

Assinada: Leitora do blog que pediu para não ser identificada

3 comentários:

  1. http://www.jesocarneiro.com.br/artigos/sobre-boraris-e-arapiuns.html

    vejam também

    ResponderExcluir
  2. Placplacplacplac aplauso s pra VC. Tem inclusive uma falsa índia que vive desfilando nos blogs da cidade, o engraçado que na familia dela nem os pais e muito menos os irmãos são ou se dizem índios, deve ser porque tem vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  3. Muito feio isso! Provas cabais do preconceito e ignorância que a população tem diante dos remanescentes dos povos tradicionais. Na região Tapajós-Arapiuns tem famílias remanescentes indígenas sim! Qual de vcs é antropólogo? Por meio de qual estudo o ilustríssimo juiz chegou a essa conclusão? As feições e tradições das pessoas que moram nestas comunidades são claramente características de remanescentes indígenas. O artesanato, as crenças, o modo de vida, isso prova que são sim povos indígenas. Leiam um pouco da história da nossa cidade, tenho certeza de que encontraram muito sobre os indígenas.

    ResponderExcluir