quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"DESCASO COM A POPULAÇÃO SANTARENA"

Carro em cima da calçada na 
avenida Mendonça Furtado

No final de 1920, a cidade de Santarém possuía um único veiculo, velho e enferrujado; um caminhão Ford. Com o passar das décadas, a cidade tomou outras características, outras formas. O “progresso”, que muitos dizem que por aqui chegou, causou mudanças irreversíveis, modificando e muito a paisagem da pacata Santarém dos anos 20 e 30.

Quase cem anos depois, o número de automóveis chega a dezenas de milhares. Atualmente, esse número já superou os 70 mil veículos. Mas não é para falar de dados e de nostalgia que me atrevo a escrever algumas linhas nessa quinta-feira (12).

Carro em cima da calçada

É lamentando muito que escrevo para falar da consciência de muitos mocorongos, legítimos e adotados, que utilizam seus automóveis para as mais diversificadas atividades. Durante três dias dessa semana, que antecipa o carnaval, andei por inúmeras ruas da cidade (vias principais ou não) registrando (através de fotografias) o caos que estamos vivenciando em nossa Pérola. Ao juntar todos os registros posso afirmar: a estupidez e a falta de preocupação dos santarenos com os outros, tem ultrapassado, e muito, dos limites toleráveis pelos calmos mocorongos. Digo estupidez para não falar falta de consciência.

Carro em cima da calçada

Se o problema fosse só esse, poderíamos até ficar mais confiantes, pois um trabalho de conscientização e fiscalização (numa parceria entre população e prefeitura) poderia em muito contribuir para a resolução do problema. O que piora a situação é a forma como o projeto político do atual governo vem operando, beneficiando os interesses econômicos (aquela vela tática da direita quando está no poder) em detrimento do bem-estar da população. Assim, a beleza da Pérola do Tapajós vem sendo, de maneira implacável e desumana, subtraída a cada dia.

Lixeira em cima da calçada

Mas, vamos ao problema! Vamos ao que tem sido prática tão comum (não deveria ser) pelas calçadas da cidade, por onde a população santarena deveria se mobilizar, locomover, transitar. Vamos a mais um caos!

O artigo 91 do Código de Postura do município de Santarém, assinala que: “No interesse da preservação da segurança, saúde e higiene dos logradouros e vias públicas é proibido: I - impedir a passagem de pedestres nas calçadas, com construção de tapumes ou depósito de materiais de construção ou demolição, tabuleiros, veículos ou qualquer outro corpo que sirva de obstáculo para o trânsito livre dos mesmos.” Tem mais. Já o artigo 112 afirma: “É proibido parar ou estacionar veículos sobre jardins, entre pistas, ilhas, rótulas e passeios públicos, sob pena de remoção, além da aplicação de outras penalidades previstas.”

Carro em cima da calçada

De acordo com o que vi e com o que registrei, nesses três dias, asseguro que temos um cenário totalmente averso do que está registrado na lei. Nem os motoristas a consideram

e tampouco os responsáveis por fiscalizar tais absurdos. Em outras palavras, faz-se vistas grossas a essa ou aquela outra Hilux estacionada (pegando toda a calçada) em cima da calçada. Em alguns casos fotografados, a estupidez é tanta que o carro fica atrapalhando tanto a calçada quando a própria via. Todos nós sabemos que as calçadas de Santarém, além de não serem niveladas (ou seja, não oferecem condições algumas para trafegabilidade de cadeirantes), de serem sujas, de muitas estarem quebradas e com enormes buracos, de muitas (para não arriscar dizer todas) serem acompanhadas pelo inaceitável esgoto a céu aberto, além de tudo isso e mais o que esqueço de registrar, alem disso, ainda são consideradas de estacionamento, quando na verdade, deveriam facilitar a vida dos pedestres, da população. Nem todos os mocorongos possuem carro, mas todos são pedestres. Assim, quando ignoramos tais absurdos, estamos, também, prejudicando toda a população.

Os registros foram feitos em vários locais, em diferentes horários do dia, em diferentes dias da semana: na frente dos dois CR's da Mendonça Furtado; na frente do Cr da Turiano Meira; na frente da Extra Farma da Mendonça; na frente de inúmeras residências (que por colocarem uma placa GARAGEM na frente de suas casas, pensam adquiriram o poder de estacionar em cima da calçada); na frente de várias instituições públicas; na frente de lojas revendedoras de carro; Que a nossa prefeitura está prostrada (ajoelhado e de cabeça baixa) diante do poder econômico, disso eu não tenho dúvida. Agora o que é intolerável e inaceitável é que a administração pública não tenha o mínimo de preocupação com com o bem-estar da população. Com isso, não quero eximir a culpa da própria população.

Arnaldo Silva de Oliveira
Graduando em História-UFOPA

5 comentários:

  1. Volta a fumar a maconha ou vai grevar vai, ou melhor tenha um carro, duvido que não vai mais fazer comentário besta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara não tem nem coragem de falar o próprio nome tamanha a estupidez do comentário. Jonathan rego

      Excluir
  2. Ótima matéria Arnaldo Silva. Meus Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. pelo menos esse maconheiro escreve (os problemas da própria cidade) e mostra a cara. diferente de um troglodita anônimo. haha

    ResponderExcluir
  4. Uma solução viável a essa situação: MULTA.
    A Prefeitura teria arrecadação e solucionaria um outro problema da nossa cidade apontado pelo autor do texto, meu amigo Arnaldo: https://www.facebook.com/arnaldo.silva.1069/posts/543520825751598

    ResponderExcluir