sexta-feira, 6 de março de 2015

AS MELHORES E PIORES GRANDES CIDADES DO BRASIL PARA CRIAR SEUS FILHOS. SANTARÉM É A PIOR CIDADE DO BRASIL, SEGUNDO A REVISTA EXAME

Santarém (foto: Médico Erik Jennings)

Elevadas taxas de violência, custo de vida nas alturas e baixo índice de qualidade de vida. Parte das grandes cidades brasileiras exibe uma porção de características que conspiram contra a possibilidade de educar filhos de uma maneira tranquila.

Mas as cidades que encabeçam a lista que você vê a seguir fogem desta sina. Florianópolis, primeira do ranking elaborado pela Delta Economics & Finance com exclusividade para EXAME.com, é uma prova disso.


Com quase meio milhão de habitantes, a cidade tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do Brasil, que mensura a renda, longevidade e educação de uma dada população. No extremo oposto está o munícipio de Santarém, no Pará. Com um IDHM considerado médio, a cidade teve as piores pontuações nos oito critérios analisados.

Para chegar ao ranking, foram consideradas 48 variáveis que medem as condições que cada cidade oferece para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente como infraestrutura de saúde, taxas de longevidade, educação e segurança pública (veja quadro abaixo e a metodologia completa).

No entanto, das 100 cidades com mais de 260 mil habitantes analisadas, nenhuma conseguiu conquistar, no mínimo, 80% dos pontos possíveis. Para se ter uma ideia, a nota final de Florianópolis foi 36,52 – apenas 76% do total de pontos possíveis.

O problema para alguns municípios analisados foi a falta de políticas públicas voltadas para mulheres ou a elaboração da Agenda 21 local – fato que rendeu zero no quesito governança para nove municípios.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário