terça-feira, 24 de março de 2015

PARABÉNS A SECRETÁRIA DA SEMTRAS ZUILA VON. PREFEITURA ENTREGA AS NOVAS INSTALAÇÕES DO CRAS NOVA REPÚBLICA‏

Secretária Zuila Von e autoridades

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), entregou à comunidade as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social do bairro da Nova República (CRAS Nova República). O prédio onde funciona a unidade foi totalmente reformado e reequipado, garantindo acessibilidade e mais conforto aos usuários. O CRAS Nova República abrange oito bairros – Nova República, Vitória-Régia, Santo André, São Francisco, Ipanema, Cambuquira, Floresta e Matinha – e têm cadastradas e referenciadas 6.611 famílias.

A unidade conta com diversos serviços, como: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes, adultos e idosos; Serviço de Atendimento Integral à Família; acompanhamento familiar (realizado por técnicos: psicólogos, pedagogos e assistente social); visitas domiciliares; orientações e apoio para o fortalecimento de vínculos familiares; encaminhamentos às demais políticas públicas, oficinas geradoras de renda (como corte e costura), inclusão de crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência nos serviços; ações de fortalecimento do vínculo comunitário, CADÚNICO e inscrição no Pronatec.


A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, informou que foram investidos R$ 101 mil na reforma do prédio e destacou que o Município vem trabalhando, cada vez mais, para melhorar a estrutura física e dos recursos humanos da rede de proteção social básica oferecendo aos usuários mais conforto e um ambiente agradável. A secretária ressaltou que o espaço contempla, sobretudo, a acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais.


O CRAS conta com uma equipe volante para prestar os serviços de proteção básica, atendendo famílias que vivem em locais de difícil acesso e também em comunidades do Planalto Santareno, como: Quilombo Tiningú, Ipaupixuna, Igarapé-Açu, Murumuru, Sumaúma, Aldeia Açaizal, Amparador, Secretaria, São Raimundo da Palestina, Santa Cruz, João Pereira, Cipoal II, Tabocal e Quilombo Bom Jardim. No total são 995 famílias cadastradas e que recebem atendimentos da equipe volante.


Para o presidente da Associação de Moradores do bairro da Nova República, Joel Ferreira, a reforma do CRAS atende aos anseios de uma população que realmente necessita dos serviços do Poder Público.


“O CRAS é uma entidade de fundamental importância porque realmente ajuda aquelas pessoas que tem algum tipo de necessidade, seja ela física ou não. A gente só tem que parabenizar o Poder Público por essa ação e pedir à comunidade que zele com carinho por este espaço”, disse o presidente.


A vice-prefeita, Maria José Maia, destacou as ações do Município, entregando obras nas mais diversas áreas, sobretudo, na assistência social. “Estamos executando algo previsto em nosso planejamento, depois de ouvir as reivindicações da comunidade. Aquele era o momento de plantar e este, o momento de colher”, disse Maria José.

O prefeito Alexandre Von ressaltou a função do CRAS Nova República, dentro da rede de proteção social básica. “Tivemos a oportunidade de reformá-lo e reequipá-lo, servindo de estratégia de base para as ações da política de assistência social, não apenas no bairro da Nova República, mas nos bairros que compõem a grande área. Há dois anos, Santarém tinha, apenas, quatro CRAS, hoje são oito. E nós estamos um a um reestruturando para que tenham condições, sobretudo em equipe de recursos humanos, para garantir às famílias que fazem partes desses bairros que todas tenham acesso aos serviços da assistência social, prestados em parceria entre o Município de Santarém, o Governo do Estado do Pará e o Governo Federal”, destacou Alexandre Von.

Participaram da solenidade os vereadores Rogélio Cebulisk (Gaúcho) e Silvio Amorim, que na ocasião representaram a Câmara Municipal de Santarém.

CCOM/PMS

2 comentários:

  1. PARA BENS A SECRETARIA QUE VEM DESENVOLVENDO UM GRANDE TRABALHO NA PASTA SOCIAL, IMPLANTANDO VÁRIOS MECANISMO DE COMBATE AS DESIGUALDES SÓCIAS, OS DEMAIS SECRETÁRIOS DESTE GOVERNO DEVERIAM COPIAR A METODOLOGIA DE TRABALHO DA SECRETARIA, AFINAL COPIAR O BOM, NÃO É RUIM....

    ResponderExcluir
  2. VÁRIOS MECANISMOS DE COMBATE SOCIAL...ESSA FOI BOA...

    ResponderExcluir