terça-feira, 21 de abril de 2015

ÇAIRÉ 2015 SERÁ REALIZADO DE 17 A 21 DE SETEMBRO

Çairé 2015 vai de 17 a 21 de Setembro

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), iniciou esta semana a divulgação da data do Festival do Çairé edição 2015, evento que ocorre na Vila de Alter do Chão, comunidade distante cerca de 37 quilômetros de Santarém, no oeste do Pará. O titular da Pasta, Valdir Matias Jr., explicou que a SEMDETUR terá papel importante na divulgação do evento, durante os meses que antecedem a festa, que este ano será realizado no período de 17 a 21 de setembro.

“A data foi definida em comum acordo com a comunidade e esta semana, a Prefeitura começou a divulgar a data para que os comerciantes, donos de hotéis, pousadas, restaurantes e todos aqueles que vivem do turismo na Vila possam se preparar com antecedência, comercializando seus pacotes turísticos e se organizando para receber os turistas em setembro. A data foi escolhida para não coincidir com a Semana da Pátria”, explicou o secretário.

Segundo ele, o grupo de coordenação da festa envolve representantes de vários órgãos municipais e a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo estará com sua equipe de desenvolvimento e marketing trabalhando na divulgação da festa.

A festa

O Çairé é uma manifestação que mistura elementos religiosos e profanos. A festa tem início com o hasteamento de dois mastros enfeitados com frutas regionais, no qual homens e mulheres o disputam separadamente, seguido de ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores do balneário. No último dia, na segunda-feira, ocorrem importantes eventos que evidenciam a tradição da festa: a “varrição”, a derrubada dos mastros e a “cecuiara” (almoço de confraternização), entre outros eventos. A programação termina à noite, com a festa dos “barraqueiros”.

Botos

A lenda de sedução do boto ganhou destaque no Çairé e hoje é uma das principais atrações do festival com a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, que promovem um belo espetáculo de cores, coreografia e muita sensualidade. 

CCOM/PMS - com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário