terça-feira, 7 de abril de 2015

CULTURA SANTARENA SERÁ IMPULSIONADA COM A ENTREGA DE DOIS PRÉDIOS HISTÓRICOS REVITALIZADOS‏

Prefeito Alexandre Von visitando as 
obras do Museu João Fona

A cultura de Santarém será impulsionada com a entrega de dois prédios históricos, totalmente revitalizados: o Centro Cultural João Fona, na Rua Adriano Pimentel, e o antigo Cristo Rei, na Avenida Barão do Rio Branco, que se prepara para abrigar o Centro de Artesanato do Tapajós. O primeiro passa por uma profunda restauração, o segundo foi totalmente reformado, sem perder os aspectos originais, para abrigar um projeto que vai impulsionar o turismo, a cultura e a geração de renda no Município de Santarém. Os dois equipamentos serão entregues à população no mês de junho, durante a programação de aniversário de 354 anos de Santarém.

As obras no Centro Cultural João Fona prosseguem a todo vapor. As 12 salas já passaram pelo processo de revestimento de reboco nas paredes, com aplicação de selador acrílico e massa corrida. O telhado foi totalmente recuperado (as calhas foram revestidas com manta asfáltica); o forro do teto está sendo revitalizado. O piso será revestido em madeira de lei, dentro das características do original. A acessibilidade também foi concebida através da construção de uma rampa, além dos serviços de revisão da instalação elétrica.

O acervo do Centro Cultural está devidamente preservado e será transferido para seus locais habituais, após o término da restauração.

Prefeito Alexandre Von visitando as obras do 
Centro de Artesanato

As obras no Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós estão na fase final. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., neste momento, estão sendo feitos os conceitos de definição das lojas, da composição do mobiliário, o paisagismo e a colocação de placas indicativas, já que as obras físicas estão praticamente concluídas. O objetivo principal do espaço é incentivar a cadeia produtiva do artesanato, melhorando a renda de quem produz e vende, e ampliando a oportunidade de novos negócios.

Já foi feito o levantamento das associações, por espaço geográfico do Município. Aritapera, Lago Grande, Eixo Forte, comunidades da Flona do Tapajós e RESEX Tapajós/Arapiuns são regiões pré-selecionadas com garantia de utilização do novo equipamento, nos 13 espaços disponibilizados.

Estão cadastrados mais de 670 produtores que vão comercializar produtos a partir da matéria-prima regional, desde sementes e palha de tucumã para a fabricação de biojoias e cestaria, passando por flores e plantas, até a fabricação de doces e licores à base de frutas regionais.

CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário