quinta-feira, 9 de abril de 2015

INSTABILIDADE POLÍTICA EM BELTERRA PREOCUPA MORADORES. "NINGUÉM SABE REALMENTE QUEM É O PREFEITO DE FATO"

Macedo e Dilma

A instabilidade política em Belterra, oeste do Pará, preocupa os moradores. Desde o final de 2014, quando aconteceu a cassação da ex-prefeita Dilma Serrão (PT), a população vive as incertezas e transtornos das mudanças na prefeitura.

Dilma teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em dezembro de 2014, e na época Jociclélio Macedo (DEM) assumiu o cargo, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu uma liminar para que Dilma voltasse a assumir a prefeitura, até que o processo fosse revisto pela Justiça.

Na terça-feira (7), menos de quatro meses depois, Macedo assumiu pela segunda vez a administração de Belterra, depois de um mandado judicial expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, mas ele ressalta que ainda pode haver mudanças no cargo. “Ela está recorrendo e tem todo o direito de recorrer ao TSE. Vamos ficar aguardando a Justiça decidir. Estamos aqui para cumprir, se vier uma ordem de que temos que ceder novamente o cargo para a ex-prefeita Dilma, vamos ceder com toda a tranquilidade. Não estamos aqui para tumultuar, estamos aqui para atender a decisão judicial”, disse o atual prefeito.

A comerciante Raimunda Santos lamenta a situação e se sente insegura quanto ao futuro do município. “Eu me sinto muito triste, porque estamos sendo prejudicados com essas situações. Está sendo muito difícil, porque ninguém sabe como vai ficar e isso atrapalha tudo”, afirma.

O motorista Lúcio Seixas reclama da falta de infraestrutura da cidade. “Essas ruas estão se acabando aos poucos”. E o técnico mecânico Celson Maia acrescenta que há deficiência na educação e na saúde. “Está precário. Hoje em dia, [em caso de] médico, qualquer coisa maior tem que ir para Santarém. É pouca coisa que é feita aqui. Na educação, está faltando professores para rede pública. Tem sala de aula que não tem professor”, denuncia.

Para o comerciante Laércio Pereira, é preciso mais conscientização na hora de votar. “A gente fica sem saída porque quem entra hoje pode sair amanhã e quem é que fica com o maior problema? É o povo. Esperamos que isso sirva para que a população possa analisar melhor na hora de votar, parar de trocar votos por presente, porque só vamos ter uma sociedade mais justa, onde a população possa realmente cobrar aquilo que merece, devido aos impostos que paga, quando ela não vender seu voto, quando votar em alguém que queira fazer alguma coisa pela cidade”, critica.

Macedo garante que, enquanto ficar na administração de Belterra, as prioridades da população serão atendidas imediatamente. “Estamos aqui por uma determinação judicial. Não sabemos por quanto tempo vamos permanecer no cargo, mas vamos procurar fazer o que estiver ao nosso alcance para tomar todas as medidas cabíveis para melhorar a vida da população. As queixas são muitas, as deficiências são em várias áreas. Já estamos tentanto fazer um trabalho no sentido de mudar isso, principalmente nas áreas onde a gente acha que a população é mais atingida. Há carência da falta de água e estamos ouvindo muita reclamação com relação a saúde e a educação”, disse o prefeito.

Entenda o caso

Dilma Serrão teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PA) no dia 9 de dezembro de 2014, em Belém, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e conduta vedada.

No dia 17 de dezembro foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o acórdão sobre a cassação de Dilma. Assim que saiu a publicação, representantes da coligação "Unidos por Belterra", que tem a frente o Jociclélio Macedo, protocolaram uma petição no Cartório Eleitoral da 104ª zona pedindo a diplomação do candidato para assumir a Prefeitura.

A primeira posse de Macedo ocorreu dia 18 de dezembro. Porém, os advogados de Dilma Serrão, entraram com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral, com mandado de segurança com pedido de liminar, para invalidar a posse do prefeito Jociclélio Macedo. A liminar foi concedida no dia 19 de dezembro dando novamente a gestão do município pa Dilma. Essa liminar tinha validade até o julgamento do embargo de declaração pelo TRE-PA que dediciu manter a cassação do mandato de Dilma por compra de votos e conduta vedada. O acórdão do Tribunal Regional Eleitoral foi publicado no dia 26 de março, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Na terça-feira, dia em que Macedo assumiu pela segunda vez a prefeitura de Belterra, o assessor de Dilma Serrão (PT) informou, por telefone, que ela já solicitou na segunda-feira (6), através de medida cautelar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nova liminar para voltar ao cargo de prefeita de Belterra até o julgamento do recurso especial.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário