quinta-feira, 21 de maio de 2015

PREFEITO ALEXANDRE VON ENTREGA AS NOVAS INSTALAÇÕES DA UNIDADE DE SAÚDE DO JACAMIM‏

Nova Unidade de saúde do Jacamim

Os comunitários do Jacamim, na região de Planalto (Rodovia Santarém-Curuá-Una), comemoraram nesta quarta-feira (20/05), a entrega das novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Família, que foi ampliada e reformada pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). A UBS atenderá a uma população de aproximadamente seis mil usuários (5.754), que formam 1.831 famílias. Além do Jacamim, a unidade atenderá a demanda de mais 11 comunidades: Tipizal, Perema, Santo da Boa Fé, Bom Jardim, São Raimundo da Palestina, Jota Pereira, Santa Cruz, Poço das Antas, São Jorge, Santa Rosa e Secretaria.

O prefeito Alexandre Von destacou que a unidade de saúde do Jacamim compõe um pacote de vinte unidades, que estão sendo reformadas ou ampliadas ou que estão sendo construídas. “Entregamos nos últimos dias, no Lago Grande [comunidade de Inanu] e no Arapiuns [Curi, São Pedro e São Miguel]. A comunidade do Jacamim recebe hoje sua unidade reformada e ampliada. Na verdade, nós temos uma unidade nova para atender a necessidade de prevenir doenças dentro da Atenção Básica”, explicou o prefeito, que adiantou que, além do Jacamim, o Município também trabalha na ampliação da Unidade de Saúde de Boa Esperança, que, também, vai beneficiar as comunidades do entorno da Rodovia Santarém-Curuá-Una.

A vice-prefeita e titular da SEMJEL, professora Maria José Maia, destacou os investimentos que estão sendo realizados na área de saúde na zona rural. Segundo a vice-prefeita, os investimentos na Atenção Básica são primordiais para promover a saúde.

O secretário municipal de Saúde, Válter Sinimbú, apontou que a estratégia na Atenção Básica, faz com que a população procure com menos frequência o Hospital e o Pronto Socorro Municipal. “Precisamos adotar uma experiência preventiva e não apenas do tratamento da doença em si”, disse.

A presidente da Associação Comunitária do Jacamim, Marizete Mota, agradeceu o empenho da Prefeitura em promover as melhorias necessárias na unidade de saúde. Segundo Marizete, a unidade promoverá mais as ações em saúde nas comunidades rurais, com mais conforto e uma competente equipe de colaboradores.

A UBS é composta por uma equipe de Estratégia de Saúde da Família composta por 35 colaboradores, entre eles: médicos (dois) enfermeira, técnicos em enfermagem, auxiliares administrativos, odontólogo, auxiliares de serviços gerais, vigias e agentes comunitários de saúde.

Dentre os atendimentos, serão oferecidas consultas médicas, consultas em enfermagem, atendimentos odontológicos, acompanhamento do pré-natal, Programa Saúde na Escola (PSE), grupos do Programa de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA), Programa de Aleitamento Materno (PROAME), Programa de Tuberculose (TB) e o Programa Bolsa Família.

O funcionamento da UBS Jacamim ocorrerá de segunda à sexta-feira, de 08h às 18h.

CCOM/PMS

Um comentário:

  1. Demorou mas parece que ficou pronto, vamos ver se vai funcionar direitinho né.
    Desejo boa sorte aos usuários do posto e aos funcionários de lá.
    Que Deus nos conceda muita saúde.

    ResponderExcluir