quinta-feira, 25 de junho de 2015

CÂMARA DE SANTARÉM APROVA PROJETO PARA CRIAÇÃO DO DISTRITO DE ARAPIXUNA. PROJETO SEGUE AGORA PARA SANÇÃO DO PREFEITO ALEXANDRE VON

Projeto segue para sanção do prefeito Alexandre Von

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto para a criação do distrito do Arapixuna, na zona rural de Santarém.

A luta já é antiga e foi muito comemorada pelos moradores da comunidade que estiveram presentes na sessão. “Uma luta de cinquenta anos. Provavelmente, foram quatro anos de luta para chegarmos a esse ponto final”, lembrou o presidente da associação de moradores, Joaquim Figueira. “Teremos uma lei que vai nos amparar a reivindicar nossos direitos”.

A aprovação foi possível após votação dos vereadores, que ainda tiveram que analisar alguns pontos atender alguns requisitos.

A criação do distrito vai possibilitar mais infraestrutura ao local, a exemplo do que acontece com Alter do Chão. Arapixuna irá englobar 29 comunidades rurais. “O Estado é obrigado a instalar a segurança pública através de delegacia, o Judiciário com cartórios e vai ter um agente distrital que vai estar administrando essas comunidades e levando as necessidades para o prefeito”, garantiu o vereador Emir Aguiar(PR).

Para viabilizar a criação do distrito, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um estudo sobre o perfil do local. “Saber o número de pessoas que está dentro da área, a quantidade de domicílios que têm na área onde vai ficar a zona urbana do distrito. Fizemos o estudo e chegamos à conclusão de que ela tinha. Tem que ter pelo menos uma igreja, uma escola, e estava tudo dentro da possibilidade”, explicou o chefe do IBGE em Santarém, Edilberto Figueira.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito Alexandre Von.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário