segunda-feira, 22 de junho de 2015

PREFEITO ALEXANDRE VON INAUGURA ESPAÇO QUE VAI FUNCIONAR 24 HORAS PARA ATENDER PESSOAS DEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Prefeitura amplia o atendimento para dependentes de álcool e outras drogas

Santarém conta com um importante equipamento, que vai funcionar 24h, para prestar assistência a pessoas com dificuldades provocadas pela dependência química gerada pelo consumo de álcool e outras drogas. É o Centro de Atenção Psicossocial para o Álcool e outras Drogas 24h (CAPS AD III 24h), inaugurado na manhã desta sexta-feira (19/06), dentro da programação de aniversário dos 354 anos de Santarém.





O uso de drogas (álcool, maconha, crack e outras) tem se tornado um problema de saúde pública no mundo, inclusive em Santarém e região. Muitas pessoas tiveram e continuam tendo perdas significativas, na vida social e familiar, além de graves problemas de saúde.

“Esse equipamento já existe no Município há alguns anos, mas hoje ele ganha um diferencial, porque passa a funcionar 24h. Nós ampliamos e melhoramos as instalações para que esse público possa ser melhor atendido. E na sequência, ainda esse ano, nós estaremos implantando uma Unidade de Acolhimento para dependentes químicos. Eu fico muito satisfeito em estar entregando essa unidade em melhores condições, porque nós temos uma população que tem aumento no nosso Município e um ser humano, um irmão nosso que a gente consiga retirar dessa situação de vulnerabilidade por conta da dependência do álcool e de outras drogas, já justifica todo o investimento nesse espaço", disse o prefeito Alexandre Von.

A unidade terá um papel importante para a reintegração de indivíduos à sociedade de forma produtiva e participativa. De acordo com o coordenador do setor de Saúde Mental do Município, Dr. Júlio César Imbiriba, o tratamento será realizado através de vários tipos de atividades: atendimentos individuais de clínica geral, psiquiatria, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e assistência social; atendimentos grupais aos usuários e familiares; oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; orientações de prevenção à saúde com base na redução de danos e acolhimentos noturnos, com rondas pela cidade.

A demanda pode ser espontânea, ou seja, a pessoa pode vir por conta própria, sem a necessidade de encaminhamento. Pode ser também por demandas referenciadas pelos serviços ou pela comunidade. Os pacientes fora do quadro de perigo serão encaminhados à Unidade de Acolhimento que será instalada, brevemente, no mesmo espaço.

O CAPS AD III 24h funciona na Avenida Presidente Vargas, nº 2.809, bairro Aparecida, entre as Travessas Dois de Junho e Assis de Vasconcelos. Os documentos necessários para o cadastro são: Cartão SUS, Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência.

CCOM/PMS – com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário