terça-feira, 29 de setembro de 2015

CONSELHEIROS TUTELARES SÃO AFASTADOS POR NEGLIGÊNCIA E CONSELHO TUTELAR 2 É FECHADO NO BAIRRO DO SANTARENZINHO EM SANTARÉM

Conselho Tutelar 2 fica localizado no bairro
Santarenzinho

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdca), comunicou nesta segunda-feira (28), por meio nota, o afastamento de quatro conselheiros tutelares, que atuavam no Conselho Tutelar II, em Santarém, oeste do Pará. Francisco Ednaldo da Silva Ferreira, Luiz Felipe Sousa Farias, Rogério Pereira Batista e Simone Rodrigues da Silva são suspeitos de negligenciar o atendimento feito a uma adolescente. Sem suplentes para substitui-los, a unidade foi fechada até nova eleição.

Os membros respondem a um processo administrativo disciplinar. A decisão foi feita em reunião extraordinária realizada na sexta-feira (25). O Comdca informou que vai verificar com os órgãos competentes se após as eleições de domingo (4), haverá a possibilidade de os novos conselheiros tutelares eleitos assumirem as funções, a fim de que a unidade não fique muito tempo sem funcionar e que "o interesse superior da criança e do adolescente seja garantido".

A reporagem, o coodenador do Conselho Tutelar II, Francisco Ednaldo Ferreira, negou negligência no atendimento a uma adolescente e revelou que os conselheiros estão sendo vítimas de perseguição. "Uma menor que foi atendida na sede do Conselho e a mesma evadiu-se da sede e procurou outro local para se esconder. Depois, ela alegou que nós tínhamos colocado ela num ambiente inadequado, mas nada foi comprovado, até porque não houve testemunhas que acusasse os conselheiros. Foram chamadas testemunhas, mas nenhuma compareceu e, por represália, eles resolveram afastar a gente do cargo e fechar o conselho", afirmou.

Segundo ele, os conselheiros afastados do cargo vão entrar com uma ação na Justiça para que o mandato seja mantido até o final do ano.

A unidade 2 do Conselho Tutelar atende à Grande Área do Santarenzinho. Em Santarém, ainda há duas unidades do órgão, sendo uma em Alter do Chão.

JK com informações do G1

2 comentários:

  1. Antes existia um só conselho tutelar em Santarém e funcionava, no governo do VONmito ele criou mais dois, e o resultado?? Por isso que tem aquele antigo e eficiente dito popular: Quantidade não significa qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Por que meu comentário não foi postado?????

    ResponderExcluir