terça-feira, 1 de setembro de 2015

EX-MORADOR DA COMUNDDADE DE BOA ESPERANÇA REBATE CRITICAS DO VEREADOR GAÚCHO EM RELAÇÃO AS FESTAS TRADICIONAIS DA COMUNIDADE

Comunidade de Boa Esperança

Meu caro amigo JK, ma chamo Alcinei Alves, tenho 32 anos e por 21 anos morei na comunidade de Boa Esperança. Quero fazer uma critica ao comentário do vereador Gaúcho sobre o festival da farinha de tapioca.
 
Primeiro quero que ele entenda que aquele festival não se trata de uma tradição gaúcho, afinal nem 20% da população de Boa Esperança é de origem gaucha. Ali existe uma miscigenação de estados. Portanto se ele fica cobrando tradição gaúcha em uma festa que é da comunidade, ele ta querendo eliminar a identidade cultural de mais de 80% da população daquele local. Tudo bem que iguarias de farinha de tapioca realmente deveria ter, mas tradição não, caso tivesse seria um desrespeito a população daquela localidade. Agora é importante ressaltar que os gaúchos tomam a frente da organização e a festa acaba ganhando uma cara gaucha.

Outra coisa que o vereador precisa saber é que a população local já não tem terra suficiente para plantar a "maniva", planta que gera a mandioca da farinha de tapioca. A agricultura familiar, que é a principal fonte de alimento da mesa do santareno, ta perdendo o espaço pro agronegócio porque a cúpula do governo (executivo e legislativo) não tem dado a devida atenção para a agricultura familiar, e dentro dessa agricultura esta a farinha de tapioca que ele tanto desejou vê naquele festival.

Gostaria que você fizesse esse comentário no seu blog.

Agradecido

Alcinei alves, hoje policial militar e filho daquele terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário