quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ILHA DO AMOR EM ALTER DO CHÃO, É DESTAQUE NO SITE FOLHA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO, MATÉRIA DE AUTORIA DO JORNALISTA SANTARENO FÁBIO BARBOSA

“Ilha do Amor” no período do verão

Saiu no Portal Folha Zona Sul, da cidade do Rio de Janeiro, uma excelente matéria sobre Alter do Chão, feita pelo renomado jornalista santareno Fábio Barbosa. Veja abaixo a matéria do jornalista.

ALTER DO CHÃO: O PARAÍSO AMAZÔNICO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Uma pequena vila em Santarém, no oeste do Pará, guarda uma riqueza cultural imensurável: o Çairé (com Ç ou S). A festa que mistura religião e cultura é realizada há mais de 300 anos em Alter do Chão. A manifestação é considerada a mais antiga que se tem registro na Amazônia e este ano acontece de 17 a 21 de setembro 

Vale a pena conhecer os rituais religiosos que percorrem as ruas e o Festival dos Botos, que anima as noites, com a competição das agremiações culturais dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa. A disputa é um espetáculo que apresenta a lenda do boto homem, que seduz a cabocla mais bonita da região.

Para quem ainda não conhece a Alter do Chão esta data é a ideal. O verão amazônico revela na frente da vila balneária uma praia paradisíaca, conhecida como “Ilha do Amor”. E não há como não se apaixonar! A travessia para o outro lado feita em pequenas canoas, por lá batizadas de “catraias”. Lembram as gôndolas venezianas, mas com o charme que só uma praia de rio pode oferecer.

A água é morna e não existem ondas. Portanto, uma das pedidas é ficar de molho no Rio Tapajós, apreciando a paisagem ou o pôr do sol, que é impressionante. Para o almoço a dica é um peixe assado na brasa e temperado pelas mãos habilidosas das cozinheiras locais.

E já que a ideia é conhecer a Amazônia, durante o dia existem passeios fluviais que oferecem ao turista uma experiência única de conhecer de perto a mata alagada ou as praias que ainda são desertas na região.

JK com informações do Portal Folha Zona Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário