quinta-feira, 8 de outubro de 2015

114 PRESOS DA PENITENCIÁRIA DE CUCURUNÃ EM SANTARÉM FORAM BENEFICIADOS COM A SAÍDA TEMPORÁRIA PARA PASSAR OS DIAS DAS CRIANÇAS COM A FAMÍLIA

Detentos saem para a saída temporária do dia dos pais

114 apenados do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM) foram beneficiados com a saída temporária relacionada ao Dia das Crianças deixou a população santarena em alerta. Famílias temem que a insegurança tome conta da cidade neste fim de semana, por conta do grande número de pessoas que tem passagem pela Polícia e, que estarão livres, nas ruas de Santarém.

O prazo para que eles se reapresentem no portão da Penitenciária é de sete dias, contados da data em que foram liberados. Os internos que não retornarem no prazo determinado pela Justiça passam a ser considerados foragidos. 

Segundo os órgãos de segurança de Santarém, no decorrer de cada ano, há saídas temporárias em vários períodos, o que contribui para o aumento no número de assaltos na cidade. 

De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), a saída temporária é um benefício que faz parte da legislação e visa a ressocialização dos indivíduos que estão cumprindo pena em regime fechado. 

Têm direito à saída os detentos primários que cumpriram um sexto da pena e os reincidentes que cumpriram um quarto. Além disso, eles precisam ter bom comportamento, estar no regime semiaberto e ter autorização judicial. 

Para funcionários públicos militares, parte das pessoas que saem do Presídio não aproveitam para ficar com seus familiares, não procuram voltar ao convívio social e, alguns deles saem praticando assaltos e outros delitos na cidade. 

Além do benefício concedido na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, para este ano, ainda está prevista outra saída temporária para as festas de final de ano, Natal e Réveillon. 

ESTATÍSTICA: Dados do último levantamento mensal feito pela Superintendência do Sistema Penal (Susipe) mostram que, em agosto, a população carcerária paraense era de 13.559 presos, dos quais 12.579 estão custodiados pela Susipe em 42 unidades prisionais, ocupando 8.387 vagas. Além disso, 514 estavam sob o regime de monitoramento eletrônico, com uso de tornozeleiras. 

Do número total de presos custodiados pela Susipe, 5.652 eram provisórios (não tiveram julgamento final), 7.340 eram sentenciados, 2.383 eram provisórios e sentenciados (respondem por crimes pelos quais já foram condenados e também por crimes que aguardavam julgamento) e 101 cumpriam medida de segurança. O Pará é o 13º Estado do país em população carcerária absoluta e o 22º em população carcerária relativa (número que compara o número de presos para cada 100 mil habitantes). 

JK com informações do RG 15/O Impacto

Um comentário:

  1. Muito vagabundo resolveu fazer a cesta de natal já... Saíram roubando por ai

    ResponderExcluir