sexta-feira, 20 de novembro de 2015

VEREADOR DAYAN SERIQUE QUESTIONA SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E O DIRETOR DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTARÉM EM REUNIÃO NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA: "PORQUE TANTA BUROCRACIA PARA TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES QUE SE ENCONTRAM NO MUNICIPAL PARA O REGIONAL?"

Vereador Dayan Serique

O vereador Dayan Serique (PPS), na sessão desta terça-feira, 17/11, na tribuna da Câmara questionou o secretário Municipal de Saúde Valter Sinimbú e o diretor do Hospital Regional sobre o fluxo na transferência de pacientes entre os dois hospitais.

Sobre o Municipal, o vereador pediu esclarecimento se nas campanhas do Barco/Hospital Abaré às regiões do Tapajós e do Arapiuns se é realizado o exame de próstata. O vereador também quis saber sobre a demora entre a coleta do PCCU até o diagnóstico do exame. Dayan justificou seu questionamento, afirmando que recebeu informações de que as pessoas que fizeram exames no mês de abril até novembro ainda não haviam recebido os resultados. Na opinião do vereador entre sete e doze meses uma doença como o câncer já avançou muito.

Sobre o Regional, o vereador quis saber os motivos para tanta burocracia para a transferência de pacientes que se encontram no Hospital Municipal. O vereador recebeu como explicação do Diretor do Regional que apenas 20% dos pacientes que se encontra no Hospital Municipal são transferidos ao Regional. Enquanto 80% acessam diretamente sem passar pelo Municipal.

Dayan pediu ao diretor do Regional que se crie um fluxo mais ágil, uma vez que atualmente tem informações de que em média um paciente demora até 60 dias para ser transferido. Pediu ainda que se estabeleça uma parceria entre o Regional e o Municipal com relação ao diagnóstico do paciente suspeito de câncer, que o Regional disponibilize seus médicos especializados e seus laboratórios, com isso o diagnóstico será mais preciso e uma vez detectada a doença que o paciente já fique internado no Regional, para iniciar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário