quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

RIO TAPAJÓS SHOPPING TERÁ POSTO DO TRE PARA ATENDIMENTO BIOMÉTRICO A PARTIR DO DIA 10 DE DEZEMBRO

Faça a sua no Rio Tapajós Shopping

No próximo dia 10 de dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral abre mais um posto de atendimento biométrico aos eleitores que votam em Santarém. O novo posto está localizado dentro do Rio Tapajós Shopping, ao lado da lojas Americanas. A sala possui capacidade para atender aproximadamente 170 eleitores ao dia, na modalidade agendamento, de segunda à sexta-feira. Aos sábados o horário será de 13 às 19h, com atendimento por ordem de chegada. 

O espaço disponibilizado pelo Rio Tapajós Shopping contempla eleitores as proximidades dos bairros Elcione Barbalho, Santarenzinho, Alvorada, Maracanã entre outros, mas atenderá todos os eleitores da cidade.

Segundo a gerente de Marketing do Rio Tapajós shopping, Marlen Castro Tapajós, “o novo posto é uma alternativa bastante confortável ao eleitor de Santarém, que pode aproveitar uma ida ocasional ao shopping para realizar também o seu cadastramento biométrico com conforto e segurança”O eleitor será atendido nas modalidades revisão, transferência ou inscrição. Para se recadastrar, basta apresentar um documento oficial de identificação, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, carteira de motorista ou de trabalho, além do comprovante de residência e, preferencialmente, também o título antigo, que será recolhido. Ao final do atendimento o eleitor sairá com um título novo.

Os casos em que o eleitor não souber assinar, tiver parte ou todos os dedos amputados, danificados ou enfaixados não impedem o cadastramento biométrico. "Todos os dedos aptos que o eleitor possuir serão cadastrados. E ele também será identificado por foto", explicou o STI do TRE, Felipe Houat.

O Programa de Identificação Biométrica, iniciado em 2008 pelo Tribunal Superior Eleitoral, tem por objetivo aumentar a segurança na identificação do eleitor no momento do voto. Para isso haverá o reconhecimento, pela urna eletrônica, de suas impressões digitais e foto.Em etapas anteriores do programa no Estado do Pará, já foram contemplados 9 (nove) municípios, totalizando mais de 650.000 eleitores que são identificados biometricamente pela urna eletrônica.

Nesta nova etapa, que compreende o biênio 2015/2016, serão recadastrados aproximadamente 640.000 eleitores de 13 municípios: Afuá, Belterra, Bragança, Canaã dos Carajás, Marituba, Mojuí dos Campos, Parauapebas, Ponta de Pedras, Primavera, Quatipuru, Santarém, São João de Pirabas e Tracuateua – que representam 12,7 % do eleitorado paraense.

Neste ano de 2015, o município de Afuá, na Ilha de Marajó, já passou pelo recadastramento com sucesso e teve um índice considerado ótimo, alcançando cerca de 86% do eleitorado.

É intenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estender o cadastro biométrico para diversos outros municípios em todo o país, pretendendo recadastrar biometricamente. 25 milhões de eleitores até maio de 2016.

Também está nos planos do Governo Federal e do TSE usar o cadastro biométrico para impulsionar o projeto do “Registro Civil Nacional”, que objetiva a implantação de um documento único para todos os brasileiros. Tal projeto seria capitaneado, em princípio, pela Justiça Eleitoral.Obrigatório. Quem não participar do recadastramento terá o título cancelado!

O recadastramento é obrigatório para todos os que já são eleitores desses municípios, sem exceção. A obrigatoriedade se estende também para aqueles que irão tirar a primeira via, para quem quiser transferir o título para os municípios mencionados e ainda para aqueles que estejam em situação irregular – momento em que poderão aproveitar para se regularizar junto à Justiça Eleitoral.

O procedimento é simples e passa por uma atualização cadastral seguida das coletas de assinatura, digitais e foto. A duração do atendimento é de 10 minutos em média.A identidade do eleitor será confirmada pela leitura de suas digitais na urna eletrônica. Além disso, a foto estará impressa no caderno de votação, possibilitando que o mesário confira visualmente a identidade do eleitor.

A Justiça Eleitoral conta com o apoio da imprensa para a divulgação do recadastramento. Esse préstimo é fundamental para um processo eleitoral cada vez mais democrático e seguro.

É muito importante que o recadastramento seja divulgado – e que o eleitor seja conscientizado da importância do processo e não deixe o atendimento para a última hora, evitando assim as filas nos finais de prazo.

Tribunal Regional Eleitoral – Presidente: Raimundo de Holanda Reis, Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral: Célia Regina de Lima Pinheiro. Diretor-Geral: 
Francisco Valentim Maia.
Contato: Dilson Athias Mesquita 
Coordenador de Logística de Eleições
(91) 3213-4644 e 99311-3292.
Endereço: Rua João Diogo, 288. Campina. CEP: 66015-902

Nenhum comentário:

Postar um comentário