quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

VEREADOR CRIA LICENÇA TPM PARA BENEFICIAR SERVIDORAS. PROJETO DE LEI INSTITUI 3 DIAS DE DESCANSO DURANTE A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL. PARLAMENTAR DIZ QUE PENSOU NA MULHER E NAS GARIS PARA PROPOR A LICENÇA

Aderson diz que se inspirou na mulher para criar
Licença TPM

Os sintomas provocados pela Tensão Pré-Menstrual (TPM) motivaram um vereador de São Bento do Tocantins, extremo norte do estado, a propor um Projeto de Lei inusitado. É a Licença TPM, que sugere a instituição de três dias de descanso para as servidoras de todas as secretarias do município, durante o ciclo menstrual. O autor é o vereador Aderson Araújo Rodrigues, conhecido como Adelsim do Povo (PP).

Adelsim contou ao G1, nesta quarta-feira (9), que teve a ideia para o projeto no mês de novembro. E o motivo foi a experiência que ele adquiriu dentro de casa. "Vejo o sofrimento da minha mulher no ciclo menstrual, com cólicas, dores de cabeça e estresse."

Segundo o vereador, que está no terceiro mandato consecutivo, as mulheres que trabalham na atividade de gari também o inspiraram a propor a criação da lei.

"No município, a maioria das pessoas que trabalham como garis são mullheres. Elas trabalham de sol a sol, imagino como deve ser difícil no ciclo menstrual. Tem também as professoras. Acredito que as aulas passam a ter menor rendimento quando elas estão neste período", justificou.

O projeto foi apresentado à Câmara de Vereadores este mês de dezembro e deve ser votado esta semana, segundo Adelsim. Conforme propõe a lei, a licença TPM será garantida à servidora pública que requerer o benefício até um dia antes da fase menstrual.

A expectativa dele é que a lei seja sancionada. "A maioria dos vereadores se demonstraram favoráveis e tenho recebido muito apoio das servidoras do município", finalizou.

Fonte: G1

3 comentários:

  1. Mas não tem o que fazer este infeliz? Qndo ouver necessidade o médico que é o profissional de saúde habilitado para diagnósticar dará atestado. Q absurdo uma lei feita por um desocupado que nada entende de saúde. somente para criar mais uma maneira de quem não quer trabalhar ficar recebendo o salário pago pelos contribuintes.

    ResponderExcluir
  2. Este infeliz deveria primeiro cuidar da saude, visto que esta para explodir de gordo. Ao invés de ficar inventando leis sem pe nem cabeça. Va trabalhar que perderas esta barriga e justificará o que recebe de quem trabalhq.

    ResponderExcluir
  3. cria tambem a licença ressaca kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir