segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

APRESENTADO NOVO MODELO DE BARRACA PARA A ILHA DO AMOR, NA VILA DE ALTER DO CHÃO‏

Apresentado novo modelo de barraca para a Ilha do Amor, na Vila de Alter do Chão

A Ilha do Amor, na Vila de Alter do Chão, ganhou nessa sexta-feira (15/01), um novo modelo de barraca que começará a ser implementado. Ao todo serão mais 17 barracas construídas e que, respeitam, sobretudo, os padrões ambientais. A concepção das novas barracas é uma iniciativa patrocinada pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), com apoio da Prefeitura de Santarém e a Associação de Barraqueiros de Alter do Chão. O projeto leva a assinatura do engenheiro Roberto Branco.

O prefeito Alexandre Von classificou a iniciativa como “espetacular” e falou sobre a parceria construída entre iniciativa privada, poder público municipal e comunidade. “Através dessa parceria, a Aces está responsável pela construção das barracas, a Associação de Barraqueiros vai apoiar com mão de obra e a Prefeitura vai apoiar em três direções: implantação de um microssistema de abastecimento de água, com cata-vento, e rede para atender com uma torneira cada cozinha de barraca; aquisição de 36 banheiros químicos para que cada barraca receba dois e apoio financeiro, por meio do nosso Programa Municipal de Microcrédito, para permitir que os barraqueiros tenham investimento fixo e capital de giro para servirem melhor os turistas e a nossa população aqui da Ilha”, explicou o prefeito.

A ideia de um novo modelo de barracas para a Ilha do Amor surgiu diante de discussões no fórum de entidades do GGI (Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável), no final de 2015. Para o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., a melhoria no padrão representará um salto de qualidade no turismo em Alter do Chão.

“Esse novo projeto se encaixa em nossa estratégia de desenvolvimento turístico, se encaixa em nosso Plano Estratégico, em estruturação e melhoria do destino. Nós vamos ter uma melhoria no atendimento, fazendo com que o turista saia mais satisfeito, gerando mais renda e emprego para nossa comunidade”, explica o secretário.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, informou que as barracas estão com as licenças de instalação em dia. “Elas têm uma outra licença, que é a de Operação. Nessa licença vamos observar algumas situações para serem corrigidas, principalmente em relação ao esgotamento sanitário e a qualidade da água. E em seguida, vamos remeter ao Conselho Gestor da APA Alter do Chão, a partir desse conceito, o processo de licenciamento. A Semma vai acompanhar todo o processo”, afirma Podalyro.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, César Ramalheiro, informou que a partir da concepção do projeto piloto, a Aces vai, agora, em busca de parcerias para capitalizar a construção das outras 17 barracas que estão faltando.

“Com certeza com a primeira sendo entregue, as pessoas podendo ver, fica bem mais fácil capitalizar novos parceiros. Até o final de fevereiro queremos entregá-la pronta”, explica César Ramalheiro.






CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário