quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

BR 163: EM NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CIDADE DE ITAITUBA, PREFEITO ALEXANDRE VON REITERA A DEFESA DE CONCESSÃO RODOVIÁRIA ATÉ O PORTO DE SANTARÉM‏

Von falando na Audiência Pública em 
Itaituba na manhã de hoje

Na segunda audiência pública, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no município de Itaituba, nesta quinta-feira (21/01), o prefeito Alexandre Von voltou a defender a inclusão do trecho Miritituba-porto de Santarém na proposta de concessão rodoviária do Governo Federal da BR 163 à iniciativa privada. Participaram da audiência o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., vereadores da Câmara Municipal de Santarém – Reginaldo Campos, Chiquinho da Umes, Gerlande Castro, Rogélio Cebulisk (Gaúcho), Geovani Aguiar, Dayan Serique e Henderson Pinto - e membros da sociedade civil organizada.

Na primeira audiência, realizada na última segunda-feira (18/01), em Brasília, Von defendeu, verbalmente, e protocolou documento em nome do Município de Santarém, defendendo que seja estendido o trecho para a concessão do distrito de Miritituba até o Porto de Santarém.

O prefeito mostrou que a concessão abrangeria duas alternativas, incluindo dois portos para o recebimento de grãos do Centro-Oeste do Brasil. “O porto de barcaças de Miritituba e o porto para o recebimento de navios graneleiros de Santarém.”, disse Von, durante a audiência.

Alexandre Von também fez ponderações sobre a questão climática. “Do ponto de vista climático, nos anos em que o verão intenso impedia a navegação no rio Tapajós das barcaças carregadas no trecho Miritituba-Santarém, o escoamento da produção não seria comprometido, porque o porto de Santarém poderia ser utilizado, pois tem calado para o acostamento de navios graneleiros durante os 12 meses do ano”, ponderou.

Na audiência, o prefeito, também, demonstrou que o porto de Santarém agrega um serviço novo. “A logística reversa: levar cargas do porto de Santarém para o Centro-Oeste, aproveitando o frete de retorno das carretas e caminhões que trarão grãos do Centro-Oeste para Santarém. Em 2014, foi o primeiro ano em que o porto de Santarém recebeu fertilizantes e pelo porto foram importados pouco mais de 40 mil toneladas de fertilizantes. Em 2015 esse número aumentou para 189 mil toneladas e a previsão para 2016, Santarém deve receber pelo seu porto, mais de 400 mil toneladas de fertilizante, viabilizando o freto de retorno”, disse.

No final de sua manifestação, o prefeito solicitou que a ANTT inclua uma quarta audiência pública, da proposta de concessão rodoviária, em Santarém.

CCOM/PMS

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