segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CARNAVAL DE ÓBIDOS É RECOMENDADO PELO SITE: FOLHA ZONA SUL, DO RIO DE JANEIRO. VEJA A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE ÓBIDOS

Bloco Xupa Osso, um dos mais 
tradicionais do Carnapauxis

Óbidos, na região oeste do Pará, é uma das mais antigas cidades da Amazônia. Em suas ruas a história esta presente nos casarões que marcam a influência da colonização portuguesa. Mas nos primeiros meses do ano, o que chama atenção mesmo são os blocos do carnaval, conhecido como Carnapauxis, numa referência aos índios Pauxis, que habitavam a região.

Boa parte dos brincantes se veste com máscaras confeccionadas artesanalmente, são dos Marcarados Fobós, que só existem lá! É uma tradição que passa de pai para filho, um legado artístico e cultural que faz este carnaval ser ainda mais peculiar.

Com quase 50 mil habitantes e uma calmaria típica do interior, a cidade se transforma no carnaval. Hotéis, pousadas e até as casas das famílias recebem os visitantes. É uma grande confraternização ao som de marchinhas e músicas próprias dos blocos, que são compostas especialmente para a festa mais popular do país.

“O atrativo de Óbidos é o carnaval de rua, uma festa simples sem qualquer pretensão de copiar o carnaval alegórico de outros lugares. É um carnaval de tradição que por mais que não tenha grandes novidades é sempre muito bom de participar”, destaca o estudante Marcelo Alves, que não gostava de carnaval e foi surpreendido ao visitar a cidade. De lá pra cá vai todos os anos e ainda leva mais amigos.

Para quem já visitou o carnaval de Olinda, em Pernambuco, ou de Ouro Preto, em Minas Gerais, será fácil encarar as ladeiras de Óbidos. A folia rola solta entre subidas e descidas, encerrando sempre no Fobódromo, o local com camarotes, arquibancadas e palco, onde os blocos fazem festa até a madrugada.

Turistas de todos os cantos do país vêm conhecer este carnaval. Para chegar até a cidade é preciso viajar de barco, uma aventura à parte, afinal bandas já vem animando os passageiros durante o trajeto. O porto recebe até decoração especial neste período, tudo para receber os visitantes já no clima do Carnapauxis!

“Melhor carnaval! Muito seguro! E a forma como somos recebidos é sem igual e certeza de que faremos novas amizades”, conta Deco Ferreira, Tecnico de Enfermagem, que vai todos os anos para Óbidos.

Receptividade é uma das marcas registradas da cidade. Então, vale a pena conhecer! Partiu Óbidos?!

Programação Carnapauxis 2016

Quarta-feira (03/02) – Bloco Vai ou Raxa
Hora: 18h às 22h

Quinta-feira (04/02) – Bloco Mirim
Hora: 18 às 22h

Sexta-feira (05/02) – Bloco Serra da Escama
Hora: 18 às 23h

Sábado (06/02) – Bloco Águia Negra
Hora: 18 às 2h da madrugada

Domingo (07/02) – Bloco Xupa Osso
Hora: 18h às 2h da madrugada

Segunda-feira (08/02) – Bloco Unidos do Morro
Hora: 18h às 2h da madrugada

Terça-feira (09/02) – Bloco das Virgens
Hora: 18h às 2h da madrugada

Nenhum comentário:

Postar um comentário