quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

APÓS 8 ANOS, OBRAS NO AEROPORTO DE SANTARÉM FORAM CONCLUÍDAS, CAPACIDADE QUE ANTES ERA PRA 1 MILHÃO DE PASSAGEIROS, PASSOU PARA 1,8 MILHÃO

Aeroporto de Santarém após reforma

Após a conclusão das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, no oeste do Pará, a capacidade de passageiros aumentou de 1 milhão para 1,8 milhão de pessoas por ano, segundo dados divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Segundo a Infraero, as obras no aeroporto duraram 15 meses e tiveram um investimento de R$ 6,5 milhões. Elas iniciaram no segundo semestre de 2012 e foram paralisadas em 2013. Segundo a Infraero, a paralisação ocorreu por descumprimento contratual, o que resultou na rescisão do contrato com a empresa responsável prela execução. Em 2014 as obras foram retomadas e concluídas no fim de 2015.

O superintendente da Infraero em Santarém, Altemar Gama afirmou que apesar do atraso nas obras, a ampliação do terminal trouxe benefícios a população. “A conclusão da obra era um anseio muito grande da população santarena. Tínhamos uma reclamação muito grande antes e hoje acabaram. Na sala de embarque o passageiro agora tem atrativo, tem lojas oferecendo produtos da região e antes não tinha, era um sufoco, poucos assentos, tínhamos que parar o embarque e os voos por conta do espaço nas salas, explica.

A ampliação espaço incluiu a criação de novos terminais de embarque e desembarque de passageiros, reforma da fachada, e ampliação do estacionamento. O espaço que antes funcionava para os dois terminais foi transformado, sendo um para embarque, de 100m² para 246m² e outro para desembarque, passando de 129m² para 293m². O saguão também ganhou mais espaço e novos assentos.

Além da construção da sala de embarque e ampliação do desembarque, as obras contemplaram a substituição da cobertura, forro do terminal, pintura, revitalização das fachadas com aplicação de pastilhas porcelanizadas. Foram instaladas marquises metálicas, construídos novos sanitários e implantada uma nova sinalização no terminal de passageiros, no estacionamento para carros e motos e nas vias externas do aeroporto.

As instalações elétricas, hidrossanitárias e eletrônicas, bem como a climatização do terminal também passaram por modernização. O estacionamento, outro alvo de reclamações da população foi ampliado em 4.816,7 m², com a criação de 160 novas vagas. A área total do aeroporto passou de 905m² para 1607m², segundo a Infraero. Desde quando entrou em reforma, as obras no aeroporto causaram transtornos para os passageiros, que se sentiam prejudicados pela estrutura do terminal. Veja abaixo fotos do reformado aeroporto: 





Movimentação em 2015

O movimento no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, aumentou 8,5% em 2015, em relação ao ano anterior. Segundo dados divulgados na quarta-feira (6) pela Infraero, concessionária que administra o terminal, 665.717 mil passageiros passaram pela cidade em 2015, contra 604.234 mil em 2014. 

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário