sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

UTILIZAÇÃO DE ÔNIBUS PARA LEVAR E BUSCAR PASSAGEIROS ATÉ O AVIÃO TEM CRITÉRIOS, DIZ A INFRAERO EM SANTARÉM. OS ÔNIBUS SÓ SERÃO UTILIZADOS EM CASOS DE CHUVA OU QUANDO AS EMPRESAS AÉREAS SOLICITAM PARA O ATENDIMENTO DE PASSAGEIROS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Aeroporto de Santarém recebeu dois ônibus em
janeiro de 2015

No Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, os ônibus para transporte de passageiros até as aeronaves estão sendo utilizados somente em casos de chuva ou quando as empresas aéreas solicitam para o atendimento de passageiros com necessidades especiais, conforme critérios estabelecidos pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Os ônibus chegaram ao aeroporto em janeiro de 2015 para auxiliar nos embarques e desembarques, oferecendo maior conforto aos passageiros que precisavam caminhar cerca de três minutos entre as salas e as aeronaves.

De acordo com a Infraero, desde 10 de junho de 2015, com o início da operação da nova sala de embarque, os ônibus deixaram de ser utilizados com frequências nas operações de embarque em virtude da proximidade da nova sala em relação às aeronaves, que é de aproximadamente 50 metros. A medida foi adotada em comum acordo com as empresas aéreas e com o Ministério Público Federal. “Com a conclusão da obra, esses ônibus deixaram de ser utilizados porque a sala de embarque ficou muito próxima das aeronaves. Então, o fim das obras, trouxe um maior conforto aos passageiros”, explicou o superintendente da Infraero em Santarém, Altemar Gama.

Ainda segundo a Infraero, nas operações de desembarque, os ônibus são utilizados sempre que as aeronaves estão mais distantes do terminal de passageiros e nas ocasiões em que há solicitação das empresas aéreas, inclusive para o atendimento de passageiros com necessidades especiais.

Reclamação de passageiros

Ainda em 2015, o fato de os ônibus não serem utilizados com frequência gerou reclamação por parte de passageiros, principalmente por causa da necessidade para pessoas com deficiência, grávidas e idosos.

Em setembro de 2015, a promotora de Justiça Dully Sane estava grávida e ao chegar a Santarém teve que andar do avião até a sala de desembarque. Em entrevista à TV Tapajós, ela ressaltou a importância do ônibus para auxiliar o embarque e desembarque de passageiros, principalmente em casos de pessoas com deficiência ou idosos. Na ocasião, a aposentada Lurdes Rick, de 72 anos, ressaltou que a situação comprometia o turismo na cidade.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário