quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

COVARDIA. IDOSA DE 80 ANOS É AGREDIDA PELO PRÓPRIO NETO EM SANTARÉM

Cesarina Pereira de Sousa, de 80 anos, ficou com hematoma no rosto após ser agredida por Rogério Pereira, que estava alcoolizado

Em Santarém, oeste do Pará, um crime perverso, daqueles que deixa qualquer cidadão de bem injuriado, chocou amigos e familiares da vítima. O caso de lesão corporal contra uma idosa de 80 anos foi registrado na Unidade Integrada Pro Paz, especificamente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), localizada na Avenida Sérgio Henn, próxima ao estádio Colosso do Tapajós.

A vítima, Cesarina Silva de Sousa, denunciou que foi agredida fisicamente e ofendida por Rogério Pereira de Sousa, de 39 anos, seu neto. De acordo com o relato da idosa, no domingo, dia 31 de janeiro, ela estava no portão da sua residência, localizada na Travessa Sete de Setembro, 776, bairro Aparecida. Ela disse que, por volta das 23h00, Rogério, seu neto, chegou acompanhado por sua mãe, Marilene Pereira de Sousa, ambos aparentemente embriagados passaram pela idosa e entraram na residência, onde ela residia com o neto.

A vítima disse que permaneceu no portão da casa por algum tempo, pois estava com medo de Rogério. Posteriormente, quando resolveu entrar no imóvel, seu neto desferiu um soco em seu rosto, deixando-a completamente tonta, e que só não caiu no chão devido ter segurado na grade da porta. Dona Cesarina afirma que seu neto Rogério tentou dar-lhe um novo soco, mas ela conseguiu se livrar fugindo para o meio da rua, quando tentou pedir ajudar, porém, não havia mais ninguém na rua.

Prosseguindo com seu relato, a idosa disse que ficou na rua e esperou que Rogério se acalmasse para poder retornar para sua casa. E que quando conseguiu entrar, se trancou em seu quarto.

O Boletim de Ocorrência foi registrado na DEAM, e a delegada titular Andreza Alves abriu inquérito para apurar o caso. Rogério deverá responder por lesão corporal e Injúria. A autoridade policial já iniciou os procedimentos para pedir a interdição dele da casa, garantindo assim o direito da vítima de poder retornar para sua residência sem a presença do agressor.

Segundo informações de familiares, a idosa por ter muito carinho pelo neto, nunca relatou discussões anteriores, no entanto, os vizinhos informaram já terem presenciado diversos momentos em que a idosa foi agredida verbalmente por Rogério.

“Ela criou ele como filho, fez sacrifícios, ele nunca poderia fazer um negócio desses. Uma senhora indefesa, de 80 anos. Ele tornou-se um ser humano desequilibrado, quem sabe mais tarde pode acontecer algo pior. Ela está muito abalada psicologicamente, muito nervosa, ela já possui o início de mal de Alzheimer, às vezes a gente conversa com ela e ela não se lembra. A gente fica numa situação muito difícil porque sofremos junto com ela”, disse um familiar da vítima.

A família informou que Cesarina de Sousa deve viajar para outra cidade, e assim ficará algum tempo longe do agressor, e desta forma terá condições de se recuperar do trauma vivido e ocasionado pelo próprio neto.

INDEFESOS: Os crimes contra as pessoas idosas acontecem todos os dias, mas poucos casos são registrados na Polícia. Na grande maioria, os crimes são praticados pelos próprios familiares. Além de agressão física e verbal, muitos são vítimas de roubo e furto, também cresce os casos em que os idosos são vítimas de estelionatários.

Idosos relatam que são vítimas de elementos que se utilizam da vantagem do empréstimo consignado, para roubarem seu dinheiro, e deixar a vítima pagando as prestações, que são descontadas mensalmente na aposentadoria. Em alguns casos, os valores do empréstimo são tão grandes, que a parcela descontada ultrapassa metade dos recursos recebidos pelos aposentados.

ESTATUTO DO IDOSO: Em Santarém, segundo informações do Censo Demográfico de 2010, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 22.603 santarenos estão amparados pelo Estatuto do Idoso, que é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

5 comentários:

  1. Esse canalha deveria estar preso junto com sua mãe, e deveria levar uma surra pra aprender a respeitar os mais velhos.

    ResponderExcluir
  2. Conheço a D.Cesarina a muitos anos,uma pessoa trabalhadeira ,trabalhava na parte de Enfermagem por muitos anos no Hospt.Imaculada Conceição ,Era proprietária ou gerenciava o Restaurante Saci Caseiro,e atualmente tinha ou tem um Restaurante pequeno ,mas aconchegante comandava e recebia sempre com gentileza quem chegasse.Infelizmente essas coisas acontecem com pessoas indefesas,não tendo a quem apelar numa hora dessa.Este rapaz devia ter sido criado tendo do bom e do melhor e vim fazer uma coisa dessa.Estou indignada,devem tomar providências urgentes ,tanto com ele e com a mãe desse cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Kra esse espancador de idosa tem um restaurante ali na sete de setembro entre a presidente e marechal rondon. Esse verme tem que ir pro presídio virar mocinha.

    ResponderExcluir
  4. Quero ver bater num homem seu canalha e covarde. Conheço dona Cesariana criou essa cobra. Tenho é pena de um animal desse.

    ResponderExcluir
  5. Dona césa como era chamada carinhosamente por mim,trabalhei com ele e ela no restaurante sabor alimentos em 2005, ele era querido por ela .foi criado desde de pequeno. covardia oqe ele fez, puta q pariu

    ResponderExcluir