terça-feira, 22 de março de 2016

IHGTap COMEMORA 4 ANOS E RELEMBRA 180 ANOS DA CHEGADA DOS CABANOS A SANTARÉM

Sede do IHGTap em frente ao Mascotinho

Uma “caminhada cabana” vai marcar a abertura dos festejos de quatro anos de atividades do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap, no próximo dia 23 de março. O instituto, em parceria com o “Movimento Caravana Cabana” – que reúne pesquisadores do movimento da Cabanagem que teve sua base na localidade de Ecuipiranga (rio Amazonas) no século XIX – vai relembrar a chegada dos cabanos a Santarém em 23 de março de 1836, há 180 anos.

A Caminhada Cabana terá sua concentração na praça do Centenário (no bairro da Aldeia, em frente à igreja de São Raimundo) e percorrerá a avenida Tapajós até à sede do instituto, onde acontecerá uma sessão solene. Estudantes e professores estão sendo mobilizados nas escolas para participarem do evento. Antes da sessão, serão apresentadas performances culturais na praça Manoel Moraes (Mascotinho), em frente ao prédio do IHGTap.

A presidente do IHGTap, historiadora Terezinha Amorim, comandará a sessão que vai lançar as placas de dois espaços do prédio, homenageando personalidades locais. A biblioteca do instituto receberá o nome em homenagem a um dos fundadores do IHGTap, o escritor Éfrem Galvão, falecido em 2015.

Outra sala, que recebeu climatização para pequenos eventos como oficinas, palestras, estudos e exposições, será denominada de Espaço Cultural Climatizado Ruy Barata, em homenagem ao poeta santareno falecido em abril de 1990. Também deverá ser lançada a quarta revista anual do IHGTap, com textos de pesquisadores do instituto e convidados, alusivos à Cabanagem.

Histórico - O IHGTap foi idealizado pelo padre diocesano Sidney Canto, pesquisador de história sacra, manteve contatos com pessoas ligadas à história e geografia, além de professores e jornalistas, formando um núcleo inicial com outras três pessoas: o historiador carioca, radicado em Santarém, Paulo Henrique Lima, especialista em mídias sociais; o professor-doutor Anselmo Alencar Colares, pesquisador da história da educação e o jornalista João Georgios Ninos (Jota Ninos), pesquisador da história da comunicação regional. Outras 40 pessoas foram associadas de lá para cá, mas o instituto prepara a abertura de edital para novos sócios para 2017.

A solenidade de instalação do IHGTap aconteceu em 23 de março de 2012, quando a então prefeita Maria do Carmo Martins Lima foi empossada como presidente de honra, junto com a 1ª diretoria, encabeçada pelo padre Sidney. Em 2013, o atual prefeito Alexandre Von assumiu a presidência de honra, como prevê o estatuto da entidade. No ano passado, padre Sidney deu lugar a historiadora Terezinha Amorim, à frente da entidade.

O IHGTap tem como meta fomentar o interesse pelo estudo da história e geografia da região, bem como produzir estudos e pesquisas regionais. Hoje tem um núcleo descentralizado em Itaituba e em breve instalará outro em Alenquer. Sua sede fica num prédio histórico mantido pela Prefeitura, através de parceria com o IHGTap.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário