domingo, 20 de março de 2016

MORADORES DA REGIÃO DO ITUQUI COMEMORAM A ENTREGA DE AMBULÂNCIA E UNIDADE DE SAÚDE PELA PREFEITURA DE SANTARÉM‏

Unidade de saúde e ambulância entregue pelo 
prefeito Alexandre Von na região do Ituqui

Muita festa na região do Ituqui, no Planalto Santareno, nessa sexta-feira (18/03). Os moradores receberam da Prefeitura de Santarém uma ambulância, zero quilômetro, e a Unidade de Saúde de Santana do Ituqui, que foi reformada e ampliada para atender mais de duas mil pessoas e mais de 10 comunidades. Estiveram presentes lideranças comunitárias locais, o prefeito Alexandre Von, a vice-prefeita Maria José Maia, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, o coordenador de Incentivo à Produção Familiar, Otávio Macêdo, e os vereadores: Valdir Matias Jr. (atual secretário de Desenvolvimento e Turismo), Ney Santana, Dayan Serique e Maurício Corrêa.

A ambulância, adquirida com recursos próprios do Município de Santarém, era uma antiga demanda da região. Ela ficará baseada na comunidade de Nova Esperança e atenderá todas as outras comunidades adjacentes, oferecendo mais celeridade aos atendimentos de urgência e emergência, principalmente, em relação aos deslocamentos para a área urbana de Santarém.

O equipamento foi bastante comemorado pelos moradores. “A ambulância era um sonho antigo. Foi reivindicada junto com nosso Centro de Saúde e agora nós estamos recebendo esse equipamento que vai ajudar muito os atendimentos de saúde”, explica Iracilda Magalhães, presidente da comunidade de Nova Esperança do Ituqui.

Além da ambulância, a Prefeitura, também, entregou a nova Unidade Básica de Saúde da comunidade Santana do Ituqui, que foi reformada e ampliada, passando a ocupar um espaço mais amplo e moderno, oferecendo conforto aos pacientes e funcionários. A unidade foi ampliada de 62,52 m² para 133,86 m².

A UBS conta com sala específica para vacinação, sala para atendimentos odontológicos, consultório médico, consultório de enfermagem, sala para pequenos procedimentos, dentre outros setores. O corpo técnico é formado por: um médico, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem, oito agentes comunitários de saúde, dois auxiliares administrativos, dois auxiliares de serviços gerais e dois vigias.

A Unidade atenderá a 2.088 pessoas, o que representa um universo de 489 famílias. Além de Santana do Ituqui, serão atendidas as comunidades: Paraná, Fé em Deus, São Raimundo do Ituqui, Pau D’Arco, Serra Moisés, Nossa Senhora de Lourdes, São Benedito do Ituqui, Aracampina, Patos do Ituqui e Cabeceira do Marajá.

Esta é a segunda unidade de saúde entregue pela Prefeitura de Santarém na região do Ituqui, em menos de um ano. Em junho do ano passado, a comunidade Nova Esperança já havia recebido sua novíssima unidade de saúde.










CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário