sábado, 12 de março de 2016

OAB DO AMAZONAS INVESTIGA DOCUMENTOS FALSOS E SUSPENDE REGISTRO DE FALSO ADVOGADO QUE OBTEVE REGISTRO NO PARÁ E SOLICITOU UMA INSCRIÇÃO COMPLEMENTAR PARA ATUAR NO ESTADO DO AMAZONAS

Thiago Bezerra do Monte

A Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) investiga o uso de documentos falsos para obtenção de registro de advogado, em Manaus. Thiago Bezerra do Monte atuou em casos de repercurssão no estado, como na defesa de Cleudes de Moraes, mãe do bebê jogado no Rio Negro em agosto de 2015. Segundo a Ordem, o diploma de graduação dele teria sido falsificado. Ele foi suspenso para exercer a profissão.

Thiago Monte foi suspenso pela OAB sob suspeita de apresentar documentos e informações falsas para obter o registro. A denúncia foi feita pelo advogado Euler Carneiro, que representa uma antiga sócia de Monte.

"Tem processos que ele não atuava mais, ele peticionava e sacava valores. Nós fomos até a OAB, pedimos informações a cerca do histórico de vida dele, informações sobre a documentação, do registro dele aqui", disse.

Carneiro afirma ter encontrado registros de dois processos contra Thiago Monte. O primeiro, na quarta vara da Justiça Federal no Amapá, em que ele é acusado de peculato - desvio de dinheiro público para proveito próprio. O segundo consta na Justiça do Amazonas. Conforme o processo,Monte é acusado de receptação de automóveis roubados.

Thiago Monte obteve registro da OAB no Pará e solicitou uma inscrição complementar para atuar no estado do Amazonas. Entretanto, os documentos apresentados por ele teriam sido forjados. Segundo o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, o diploma usado na inscrição de Monte é de 2012. Entretanto, a universidade - onde ele teria supostamente se formado - informou que o suspeito ingressou na faculdade no primeiro semestre de 2014.

Em entrevista à Rede Amazônica, Choy informou que a universidade não confirmou a veracidade do diploma e do histórico escolar apresentados para a obtenção no registro na Ordem. "A universidade respondeu, entre outras coisas, que o aluno teria trancado o curso, não teria concluído naquela instituição, que a matriz curicular que estava no histórico não corresponde à matriz verdadeira, a carga horária não é a mesma e as assinaturas tanto do histórico quanto do diploma também não são verdadeiras", informou.

Thiago Monte também atuou na defesa do vigilante Edney Gomes, acusado de intermediar as negociações entre Marcelaine Schumann e ou autores do atentado contra Denise Almeida, baleada em novembro de 2014. De acordo com o presidente, a defesa dos casos podem ser prejudicadas. "A grande questão é que uma vez anulada a inscrição é como se essa ela nunca tivesse existido. Aí, obviamente que os atos praticados por ele na condição de advogado são atos inexistentes", comunicou.

A OAB-AM suspendeu o registro de Monte. Ele terá 15 dias para esclarecer o caso. Depois do prazo, um processo de anulação da inscrição será iniciado. A Ordem informou ter emitido cópias dos documentos de Thiago Monte para a Polícia Federal, a fim de apurar crimes com relação a conduta de Monte.

UNIP confirma com documentos

Diploma falso

JK com informações do G1 do Amazonas e do Portal do Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário