terça-feira, 26 de abril de 2016

INFORME DA PREFEITURA DE JURUTI: RUAS DO BAIRRO SÃO MARCOS COMEÇAM A SER ASFALTADAS. PISTA PÚBLICA DE SKATE SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA-FEIRA. AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ATUAÇÃO DA UFOPA EM JURUTI. URUCURANA FORMA A PRIMEIRA TURMA DO ENSINO MÉDIO

RUAS DO BAIRRO SÃO MARCOS 
COMEÇAM A SER ASFALTADAS

Mais uma ação da Prefeitura de Juruti começou a ser executada, desta vez beneficiando o bairro São Marcos onde as ruas estão sendo asfaltadas através do projeto de Mobilidade Urbana. O projeto financiado pela Caixa Econômica Federal vai possibilitar o asfaltamento de todas as ruas do bairro. A execução obra está sob a responsabilidade da empresa Plastiflex e é fiscalizada por técnicos da Caixa Econômica para garantir a qualidade do serviço.

Para se chegar ao asfaltamento foram cumpridas outras etapas, como terraplenagem, drenagem e compactação, o que dá à obra qualidade e durabilidade. Os serviços começaram pela rua São Francisco e se estendem por outras vias daquele bairro. Nesta primeira etapa, serão asfaltados 4 mil metros de ruas de um total de 19 quilômetros.

O asfaltamento de ruas é uma das principais reivindicações da população de Juruti que há décadas sofre com a poeira no verão e a lama na época do inverno. A atual administração vem dando uma nova cara a Juruti, asfaltando e realizando outros serviços, nas ruas, praças e outros logradouros públicos.

PISTA PÚBLICA DE SKATE SERÁ INAUGURADA 
NESTA SEXTA-FEIRA

Mais um compromisso do prefeito de Juruti Marco Aurélio Dolzane assumido com a juventude que pratica esportes radicais estará se tornando realidade nesta sexta-feira, dia 29 de abril, quando será inaugurada a pista de skate, um feito inédito na cidade de Juruti. Poucas cidades da região possuem esse tipo de investimento para a juventude.

A pista foi construída obedecendo aos padrões técnicos modernos para esse tipo de obra e será um espaço público de uso comum para a prática de esportes radicais, como modalidades de skate, BMX free style e agressive inline, etc.

Juntamente com a pista pública de skate, a prefeitura também construiu uma área para a prática de patinação. Com isso, a administração municipal proporciona um espaço de lazer onde a juventude poderá desenvolver suas potencialidades no esporte e ao mesmo tempo desenvolver seu lazer juntamente com a família.

O espaço a ser inaugurado conta ainda com um letreiro com o nome da cidade (Juruti), acompanhado de paisagismo, dando um novo visual para quem chega à cidade pela avenida Barão do Rio Branco.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ATUAÇÃO 
DA UFOPA EM JURUTI 

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou em Juruti uma audiência pública para ouvir a sociedade sobre o funcionamento dessa instituição no município. O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto e a secretária municipal de Educação, Régia Pinheiro, integraram a mesa oficial ao lado do vice-reitor da Ufopa, professor Anselmo Colares, vice-presidente da Câmara Municipal, Elber Sancler e outras representações.

Na plateia, alunos, professores e representantes de categorias, como a classe empresarial. Na ocasião o vice-reitor garantiu que os cursos no Campus local começam em setembro. Na ocasião o prefeito jurutiense defendeu a implantação de cursos que venham ao encontro das vocações do nosso município, como Engenharia de Minas e Agronomia, visando a empregabilidade dos universitários.

Pediu ainda que a universidade estude uma forma de garantir boa parte das vagas desses cursos para os alunos jurutienses. O professor Anselmo Colares explicou que a implantação desses cursos depende da Ufopa ter uma boa estrutura, mas afirmou que o processo já está bem adiantado.

Várias sugestões foram dadas durante o evento, que serão analisadas pela direção da instituição pública de ensino superior. Ficou definido que a Ufopa começa seus cursos em Juruti no mês de setembro, em prédio próprio ou alugado. Quanto ao ingresso dos alunos, Anselmo Colares disse que será através do Enem, mas a instituição vai analisar outras possibilidades. 

URUCURANA FORMA A PRIMEIRA 
TURMA DO ENSINO MÉDIO

Numa solenidade no Clíper Comunitário da Urucurana, foi realizada a solenidade de formatura da primeira turma do Ensino Médio pela Resolução 48, fruto de parceira entre a Prefeitura de Juruti – SEMED e o Governo do Estado do Pará – SEDUC. Ao todo, 20 alunos receberam o tão esperado certificado de conclusão, após 18 meses de estudos, como determina a resolução 48.

Por meio da parceria, o Governo do Pará disponibilizou toda a documentação necessária para a conclusão do Ensino Médio; a Prefeitura disponibilizou os professores, transporte escolar, merenda para os estudantes, servidores de apoio e o local para a realização das aulas.

Emanuel Ribeiro, diretor da Escola Mário Francisco Ribeiro – onde foram realizadas as aulas da Resolução 48 e morador da comunidade Urucurana, ressaltou que esse é o resultado do esforço da Prefeitura de Juruti, Secretaria Municipal de Educação, Escola Sede – Emanuel Salgado e Escola Mário Francisco Ribeiro. “A comunidade só tem a ganhar com essas prioridades que chegam”, ressaltou o diretor.

Em sua entrevista, Régia Pinheiro, secretária de Educação, destacou que a ausência do ensino médio no meio rural do município de Juruti sempre foi motivo de preocupação. A fim de atender a demanda de estudantes que sonhavam em concluir o ensino médio em suas comunidades, a Prefeitura de Juruti aderiu à Resolução 48 junto ao Governo do Pará.

Rui Neri, Coordenadoria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário