segunda-feira, 4 de abril de 2016

SEMAB DA CIDADE DE ÓBIDOS REALIZA DIA DE CAMPO E TROCA DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PLANTIO DE MUDAS DE BANANA

Um total de 1500 mudas de banana foram doadas aos produtores rurais das regiões de terra firme e várzea que manifestaram interesse pelo cultivo

Desenvolver uma nova cultura no município, este foi o objetivo da parceria entre a Prefeitura Municipal de Óbidos - PMO, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento – SEMAB, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), que realizaram a aquisição de 1500 mudas de banana para serem doadas a pequenos produtores da região. As mudas, das espécies BRS Queen e BRS Conquista, foram adquiridas no interior da Bahia e são fruto de pesquisa da EMBRAPA, espécies resistentes a pragas e com um alto poder de produção.


As mudas doadas hoje aos produtores foram entregues ao município em meados de outubro e segundo a secretária de Desenvolvimento Rural e Abastecimento Robenizia Moda, poderão no futuro gerar uma nova fonte de receita aos pequenos produtores rurais de Óbidos. “Essas bananas elas são bastante resistentes a pragas, que uma vez dissimaram as plantações aqui do município, todos sabem que a banana que se consome em Óbidos geralmente vem de Alenquer ou Curuá e essa é uma forma da gente desenvolver e aprimorar o cultivo da banana e sair da monocultura da mandioca e a gente espera que em um futuro bem proximo Óbidos tenha uma boa produção de banana”, falou a secretária.

Entre os 15 produtores cadastrados para receber a doação das mudas está a senhora Raimunda Araújo Ferreira, da Comunidade de Fuzil, na região de Terra Firme. Produtora experiente ela acompanhou todo o processo de plantio, trocou experiência e falou que a expectativa agora é que em seis meses as plantas possam dar frutos. “De seis meses em diante essa banana começa a dar e s e nós conseguir o plantio da banana em Óbidos não haverá necessidade de vir banana de fora. E, de qualquer maneira facilita pra gente, e também pro consumidor que passa a comprar mais barato”, falou a produtora que todas as quartas e quintas-feiras vende seus produtos na feira do produtor em Óbidos.

Além da doação de mudas de banana o Governo do estado também realizou a doação de mudas de açaí, que serão doadas aos produtores rurais de Óbidos.

Prefeitura Municipal de Óbidos- PMO
Martha Costa, Assessoria de Comunicação – ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário