segunda-feira, 4 de abril de 2016

UFOPA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE INCIDENTE COM ALUNA DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DURANTE AULA PRÁTICA NA FLONA DO TAPAJÓS

Estudante da UFOPA, Brenda Letícia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), esclarece o fato ocorrido com a estudante do 8º semestre do curso de Engenharia Florestal, Brenda Letícia Rodrigues, durante uma aula prática na Floresta Nacional do Tapajós, na tarde da última sexta-feira (1º de abril de 2016). A aluna, que na ocasião atuava como monitora de duas equipes, foi localizada no dia seguinte (sábado, 2 de abril), por volta das 9h30, quando conseguiu chegar à guarita da Flona, no km 72 da rodovia BR-163, a Santarém-Cuiabá. 

A turma, formada por 34 estudantes, chegou ao local na quinta-feira, 31 de março, pela manhã, onde foram formados sete grupos distribuídos nas linhas (L) de inventário florestal, L1 a L7, previamente identificadas. As linhas são abertas na floresta a uma distância de 50 metros umas das outras. Em todas as equipes havia um manejador experiente da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona). Brenda, como monitora da disciplina de Inventário Florestal, ficou acompanhando duas equipes, devido à experiência que adquiriu participando das aulas de campo e das pesquisas que realiza no Laboratório de Manejo de Ecossistemas Florestais. A estudante, inclusive, exerceu a mesma função na terça-feira (29/3), na semana do ocorrido. 

As aulas práticas do curso de Engenharia Florestal são precedidas de orientações sobre segurança na floresta e os alunos só entram naquele local se estiverem portando seus equipamentos de proteção individual (EPI). A ida até a Flona por alunos da Engenharia Florestal do Ibef é ação constante, uma vez que 9 disciplinas do curso realizam atividades práticas naquele local.

A graduação em Engenharia Florestal foi implantada em Santarém em 2003 pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e incorporada à Ufopa em 2009. Em dez anos de aula prática na Flona, este foi o primeiro caso registrado de desaparecimento de um discente durante uma atividade de campo.

Ciente de ter envidado todos os esforços para minimizar os traumas do incidente, o Instituto de Biodiversidade e Florestas lamenta o ocorrido e agradece a todos os que se envolveram direta ou indiretamente na busca de soluções. Ao mesmo tempo, se solidariza com a aluna Brenda Letícia Rodrigues e a parabeniza pela forma como usou as orientações de segurança na floresta. É importante salientar que não deve ser imputada culpa à aluna, que demonstrou maturidade para superar uma situação de risco iminente.

O Ibef assegura ainda que as circunstâncias que podem ter levado ao fato registrado estão sendo analisadas de forma criteriosa pela coordenação do curso junto à Reitoria, para que sejam criados mecanismos que evitem situações semelhantes futuras e que possam gerar o comprometimento da segurança de estudantes e professores da Ufopa. 

Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF)

Um comentário:

  1. Porra agora vão querer transformar ela em uma celebridade?a porra da reitora vem convocar uma entrevista coletiva pra falar de uma pateta que se perdeu no mato!!porque a reitora não convocou uma entrevista quando mataram um pai de familia dentro da universidade,um vigilante carlos veigas que estava 3 meses sem receber salarios porque a reitora não mandou substitui o inspetor augusto que foi no posto e não observou a situação que so pensam em dormim e queimar vigilante , nos que estamos sendo escravos da raimunda monteiro por sinal e a mãe da corrupção na ufopa junto com o marido dela o deputado ailton faleiro que tem esquema com o dono da security amazon uma empresa de bandidos,estamos com 3 salarios atrasados,7 ticktes ,ferias,decimo terceiro, e ela não faz porra nenhuma ,cade o ministerio publico federal , as armas todas enferrujadas,coletes vencidos ,e ninguem faz nada e agora ela vem falar que a ufopa da apoio, e nos que esse ano não rebemos nada samos o que? Bichos!!!ei reitora crie vergonha na tua cara sinica e pague os vigilantes....

    ResponderExcluir