quarta-feira, 4 de maio de 2016

ALÔ PREFEITO ALEXANDRE VON? LEIA O DESABAFO DA JOVEM LUANA SANTANA DE 17 ANOS QUE FOI PELA PRIMEIRA VEZ AO HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM

Jovem Luana Santana

Olá JK, meu nome é Luana Santana, tenho 17 anos e estou aqui para pedir ajuda de vocês. Ontem, 01 de maio passei mal e tive que ir ao pronto socorro municipal pela primeira vez. Fui bem atendida (até porque não era nada grave e não havia tanta gente), mas andando por lá vi que ainda faltam muitos recursos, remédios, médicos e muita, muita atenção aos estados mais graves. O pronto socorro está em um estado tão precário que se você entrar lá irá ver pacientes jogados um em cima do outro (como se fossem objetos qualquer), familiares dormindo/jogados nas calçadas por falta de espaços (como se fossem lixos), pacientes chorando desesperadamente implorando por ajuda, sangue para todos os lados por falta de curativos e atenções.. Não sei se você já teve que passar por isso, mas garanto que é a pior sensação que alguém pode ter, ver seus familiares, amigos ou até mesmo pessoas que você nunca viu na vida passar por aquilo. Você toma a dor da pessoa de um certo modo que o que sente é raiva, angústia, tristeza... por não poder fazer nada, apenas esperar e esperar, sem saber se a pessoa irá ter forças o suficiente para conseguir sobreviver naquelas devidas condições. Muitas coisas são improvisadas pelos próprios acompanhantes dos pacientes no qual eu admiro muito por estarem ali do lado firmes e fortes tentando passar apenas energias positivas para os que estão perdendo aos poucos suas esperanças. Não tive coragem de bater foto daquelas condições para mostrar a vocês, nem olhar direito eu conseguia. Passei a maior parte do tempo com olhos fechados e fones no ouvido para não ver e nem escutar nada que se passava por ali. Não foi egoísmo meu, mas é que dói sabe você escutar todos aqueles pedidos de socorro e não poder fazer nada para ajudar. Tudo o que você quer é sair dali, porque parece que lá dentro tudo piora. Foi horrível ver os pacientes naquele estado deplorável. De forma alguma estou reclamando dos médicos e enfermeiros ali presentes, até porque tudo que podem fazer eles fazem. O problema é a falta deles, são poucos médicos para o tanto de pacientes que existem naquele local. E a todo minuto vão chegando mais e acabam se jogando no chão ou nas cadeiras por falta de leitos e aparelhos. E a gente se pergunta ONDE ESTÁ O PREFEITO DESTA CIDADE MEU PAI? O que eles está fazendo com o dinheiro? Por que que ele não olha para esse povo? Deve ser porque ele nunca teve que passar por isso e não tem um pingo de compaixão pelo próximo. Em primeiro lugar temos que olhar para a saúde. Porque sem saúde não podemos fazer nada. Resolvi escrever esse desabafo porque é a única coisa que eu posso fazer no momento, suplicar por ajuda de vocês que já passaram ou não por aquele pronto socorro. E que publiquem nas suas redes sociais (sem baixarias e xingamentos, por favor) um pedido de ajuda para que o prefeito possa olhar por aquele povo. Obrigada a todos que leram e que irão ajudar.

Luana Santana - Via Facebook para o BLOG DO JK

7 comentários:

  1. Parabéns Luana, você descreveu um momento que a pouco tempo (Janeiro) passei com meu pai lá. E tudo o que restou de fato é verdade... Eu também me angustiei de ver pessoas morrendo e inclusive o meu pai, morreu mendigando um encaminhamento para o regional, o que não conseguiu! O administrador do hospital nunca aparece. Uns 3 dias antes do meu pai falecer, um tal de vereador chamado; Ney Santana, apareceu somente para cumprimentar e pegar nas mãos de seus eleitores para se fazer em evidência nas memórias dos sofredores. Infelizmente é lamentavelmente ele tem seu o sobrenome parecido com o seu, a única diferença é que você, anônima e ainda adolescente... Fez algo por aquele hospital.
    Deixo também minha indignação com esse governo pateta e covarde, que só ligam pelos seus interesses.
    Luana Santana... mais uma vez, parabéns pela sua atitude inteligente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Luana, você descreveu um momento que a pouco tempo (Janeiro) passei com meu pai lá. E tudo o que restou de fato é verdade... Eu também me angustiei de ver pessoas morrendo e inclusive o meu pai, morreu mendigando um encaminhamento para o regional, o que não conseguiu! O administrador do hospital nunca aparece. Uns 3 dias antes do meu pai falecer, um tal de vereador chamado; Ney Santana, apareceu somente para cumprimentar e pegar nas mãos de seus eleitores para se fazer em evidência nas memórias dos sofredores. Infelizmente é lamentavelmente ele tem seu o sobrenome parecido com o seu, a única diferença é que você, anônima e ainda adolescente... Fez algo por aquele hospital.
    Deixo também minha indignação com esse governo pateta e covarde, que só ligam pelos seus interesses.
    Luana Santana... mais uma vez, parabéns pela sua atitude inteligente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luana, você descreveu um momento que a pouco tempo (Janeiro) passei com meu pai lá. E tudo o que relatou, de fato é verdade... Eu também me angustiei de ver pessoas morrendo e inclusive o meu pai, morreu mendigando um encaminhamento para o regional, o que não conseguiu! O administrador do hospital nunca aparece. Uns 3 dias antes do meu pai falecer, um tal de vereador chamado; Ney Santana, apareceu somente para cumprimentar e pegar nas mãos de seus eleitores para se fazer em evidência nas memórias dos sofredores. Infelizmente é lamentavelmente ele ter o sobrenome parecido com o seu, a única diferença é que você, anônima e ainda adolescente, fez algo por aquele hospital... De ter vindo aqui nesta "tribuna" e contar uma das doenças do nosso município ao povo.
    Deixo também minha indignação com esse governo pateta e covarde, que só ligam pelos seus interesses.
    Luana Santana... mais uma vez, parabéns pela sua atitude inteligente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Fui uma dia acompanhar minha tia lá. ... e tive que levar a mesma no braço ao banheiro porq nai tinha uma cadeira de rodas desculpada!

    ResponderExcluir
  5. Oi . meu nome é Antonia Ivanilda. Moro em Itaituba Pará
    Sei exatamente o q vc passou e sentil Luana.
    Em Julho de 2015 precisei ir pra la pelo SUS fiquei por 10 dias encima de uma maca com problema nos rins.
    Vi tantas coisa q me doi até hoje quando eu lembro, principalmente do senhor q faleceu bem do meu lado, foi muito doloroso.
    O governo deveria trabalhar mais olhar mais pela saúde. E lamentável tudo o q acontece ali na quele pronto socorro, os médicos e enfermeiros trabalhão sobrecarregados .

    ResponderExcluir
  6. Sabias palavras Luana,tambem vivenciei com meu filho horas de sofrimentos e vi a falta de respeito de algumas profissionais com pacientes que estao ali em busca de servicos nos quais eles estudaram pra exercer..eu como mae fiquei indignada com o tratamento de enfermeiras que nao dao atencao as duvidas em relacao aos procedimentos ...Fiquei 5 horas na pediatria com meu filho na cadeira tomando soro e vi muitos descasos com os pacientes.Sao profissionais ignorantes e que acham que ja sabemos como cuidar dos pacientes sem ao menos explicarem os procedimentos a serem realizados.

    ResponderExcluir