segunda-feira, 23 de maio de 2016

INFORME DA PREFEITURA DE JURUTI: TRIBOS RECEBEM RECURSOS PARA PREPARAÇÃO DO FESTRIBAL 2016. COMUNIDADE SANTA CRUZ DO PARANÁ DE DONA ROSA GANHA NOVA PONTE. INAUGURADA COBERTURA DA QUADRA DE ESCOLA EM JURUTI VELHO. GOVERNADOR ENTREGA TÍTULO AOS AGRICULTORES DO CURUMUCURI. SELEÇÃO DE JURUTI PERMANECE NA LIDERANÇA DA CHAVE B

TRIBOS RECEBEM RECURSOS PARA 
PREPARAÇÃO DO FESTRIBAL 2016

As tribos folclóricas de Juruti, Munduruku e Muirapinima, já começaram a movimentação visando o XXII Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal) que acontece no último final de semana de julho e que este ano terá como atração da Festa dos Visitantes a dupla sertaneja Victor e Léo.

Na semana passada, o prefeito Marco Aurélio, acompanhado do secretário de Cultura, Carlos Pinheiro, reuniu com a direção das duas agremiações e o gerente de relação institucionais da Alcoa, Rogério Ribas, para definir o repasse de verbas oriundas da empresa mineradora para as tribos, através da Prefeitura de Juruti. Foi assinado convênio no valor de R$ 100 mil que devem ser repassados até o final deste mês.

Com esse dinheiro, as tribos começam a se movimentar nos preparativos para o maior evento cultural da região, considerado Patrimônio Cultural do Pará, Festival das Tribos. Segundo os presidentes das duas tribos, Edom Cativo (Munduruku) e Moisés Mota (Muirapinima), os recursos são bem vindos, pois as despesas são muitas para preparar as tribos. Essa verba deve ser usada na gravação dos CDs e DVDs das tribos que devem ser lançados por todo mês de junho. A tribo Munduruku já definiu a data de 2 de julho para lançamento do CD com os cantos tribais deste ano.

O repasse da Alcoa é apenas uma parte dos recursos que o Festribal consome. Ao longo dos tempos o evento tem sido custeado pela Prefeitura. A atual administração vem tentando mudar essa realidade para evitar que todos os recursos saiam dos cofres públicos. Este ano a expectativa é que entrem recursos oriundos da Lei Rouanet, já que a empresa Maná, de São Paulo, ficou encarregada dessa captação.

COMUNIDADE SANTA CRUZ DO PARANÁ DE DONA ROSA GANHA NOVA PONTE

A administração municipal de Juruti não tem poupado esforços para levar às comunidades do interior os benefícios essenciais para a comunidade da população. No último domingo, quem ganhou obra nova foi a comunidade Santa Cruz (Saraque), região do Paraná de Dona Rosa, onde foi inaugurada uma ponte com 300 metros de comprimento, ligando a margem do rio amazonas ao centro da comunidade.

Durante o evento, o prefeito falou que vem enfrentando muitas dificuldades financeiras para realizar tudo o que gostaria em prol da população, mas que isso não tem impedido que as obras essenciais continuem sendo realizadas em todos os cantos do município.

Na semana passada, por exemplo, foi inaugurada uma ponte na comunidade Paraíso que era um verdadeiro desafio, mas que foi enfrentado e concluído pela administração municipal. Segundo Marco Aurélio, prefeito de Juruti, todos os compromissos assumidos com as comunidades estão sendo cumpridos dentro das limitações da Prefeitura.

O presidente da comunidade Santa Cruz (Saraque), Izael Ferreira, fez um agradecimento emocionado ao prefeito reconhecendo o esforço do gestor para levar os benefícios às comunidades. Ele disse que entende o momento difícil pelo qual o Brasil passa, mas disse que quando há disposição de compromisso as coisas acontecem.

Vários secretários municipais e assessores da Prefeitura também participaram da inauguração, além de lideranças de outras comunidades vizinhas.

INAUGURADA COBERTURA DA QUADRA 
DE ESCOLA EM JURUTI VELHO

A Prefeitura de Juruti está presente em todas as regiões do município levando obras e serviços para a população em todas as áreas. No final da semana passada, a comitiva do prefeito esteve na região de Juruti Velho onde, na Vila Muirapinima, o prefeito Marco Aurélio, acompanhado da secretária municipal de Educação, Régia Pinheiro, inaugurou a cobertura da quadra coberta da escola municipal Meriam Benitah.

A obra foi mais um compromisso assumido pela atual administração junto à comunidade escolar de Juruti Velho, região que tem recebido um grande volume de obras da atual administração, tanto na área de educação como em outros setores. Na educação, o atual governo mantém em funcionamento o Ensino Médio Regular numa parceria inédita com a Seduc-Pará.

Outro grande projeto para a região de Juruti Velho, programado há muito tempo, mas que está se tornando realidade, é o programa Luz Para Todos que está em fase bem adiantada e deve chegar à vila ainda este ano, acabando com o sofrimento dos moradores na questão da energia elétrica.

Com a nova cobertura da quadra, não só os alunos, mas também a comunidade terá um espaço mais seguro e confortável para as práticas esportivas e outras atividades.

GOVERNADOR ENTREGA TÍTULO AOS AGRICULTORES DO CURUMUCURI

A comitiva do governador do Estado, Simão Jatene, visita nesta quarta-feira, 25, o município de Juruti, onde cumpre uma agenda em companhia do prefeito Marco Aurélio Dolzane. Uma das atividades de Jatene no município será a entrega de dois títulos coletivos de terra, através do Iterpa, para 1.700 famílias do Assentamento Gleba Curumucuri.

A visita do governador Simão Jatene, foi acertada em recente visita do prefeito de Juruti, Marco Aurélio, ao seu gabinete em Belém, quando esteve acompanhado do presidente da Acoglec, Isaias Victor da Silva.

A entrega dos títulos definitivos de terra da Gleba Curumucuri é mais um projeto que há muito tempo vinha sendo reivindicado pelos produtores rurais dessa região que agora, no atual governo, se torna realidade. Foi uma batalha incansável de Marco Aurélio junto ao Governo do Estado para que se tornasse realidade.

Além dos títulos da Gleba Curumucuri, Simão Jatene e Marco Aurélio vão também assinar contrato com o Sindicato dos Produtores Rurais do Assentamento Monte Sinai, beneficiando 51 famílias e assinar portaria criando o Projeto Estadual de Assentamento Extrativista Mamuru. Todas essas ações são conquistas que tiveram a participação direta da Prefeitura de Juruti. 

SELEÇÃO DE JURUTI PERMANECE 
NA LIDERANÇA DA CHAVE B

Mesmo com o empate dentro de casa contra Curuá no último sábado, a Seleção de Juruti, atual campeã da Copa Oeste, continua na liderança de sua chave juntamente com Óbidos com quatro gols, perdendo apenas no saldo de gols.

Neste sábado, 28, o selecionado jurutiense volta a jogar nos seus domínios quando recebe a Seleção de Óbidos, no Estádio Audenor Pereira da Silva (Pimpão), às 16h30. A Liga esportiva de Juruti agradece o apoio da torcida no último jogo e conta com a presença do torcedor para mais essa partida.

Classificação da Chave B

1 lugar - Óbidos - 4 pontos (3 gols)
2 lugar - Juruti - 4 pontos (2 gols)
3 lugar - Curuá - 2 pontos
4 lugar - Oriximiná - 0 ponto

Próximos jogos

Juruti x Óbidos - sábado, 16h30, Estádio Pimpão
Curuá x Oriximiná, sábado, 16h30, Estádio de Curuá

Rui Neri, Coordenadoria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário